Buscar

APOL 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

APOL 5
Questão 1/5 - Partidos Políticos no Brasil
Os princípios gerais acerca de partidos, colocados no texto da Constituição Federal de 1988, foram regulamentados a partir da Lei n. 9.096 de 19/09/1995, a Lei dos Partidos Políticos. Tiveram confirmados o estatuto de pessoa jurídica de direito privado, e não mais público, além de determinar a responsabilidade de cada partido pela elaboração do próprio estatuto. Além disso, a lei dos partidos estabeleceu que a ação parlamentar dos deputados deve seguir os princípios doutrinários e programáticos dos partidos. Fonte: Rota de Aprendizagem 6, Tema “A Lei n. 9.096/1995, A Lei dos Partidos Políticos”.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo sobre a lei n. 9.096/1995, a chamada “Lei dos Partidos Políticos”. Depois, assinale a alternativa que faz a análise correta:
 
I – Segundo a Lei dos Partidos Políticos, o TSE somente tem autorização de conceder registro a novas agremiações que sejam apoiadas por assinatura de, no mínimo, 0,5% do eleitorado votante na última eleição para a CD. Esses eleitores precisam estar distribuídos por ao menos 1/3 dos estados e em nenhum deles podem ser em número inferior a 0,1%.
II – Foi implantado o mandato de 5 anos para todos e coincidência de eleições para todos os cargos, de vereador à Presidente de República.
III – Outro ponto abordado pela Lei dos Partidos Políticos e que seria colocada em vigor apenas em 2006 foi a cláusula de desempenho, de 5% dos votos apurados em 1/3 dos estados, com um mínimo de 2% do total de cada um deles, para assim obter representação parlamentar.
IV – A Lei dos Partidos Partidos Político de 1995 implantou o modelo eleitoral conhecido como “distritão”, onde os mais votados são eleitos. Desde então, as cadeiras das eleições para vereador, deputado estadual e deputado federal não são mais distribuídas proporcionalmente entre partidos e coligações.
Apenas as assertivas III e IV estão corretas
Apenas as assertivas I e II estão corretas
Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas
Apenas as assertivas I e III estão corretas
Apenas as assertivas II e III estão corretas
Questão 2/5 - Partidos Políticos no Brasil
Os estudos de partidos mostram a importância da institucionalização dessas organizações. A institucionalização é um processo que ocorre ao longo do tempo, daí o problema de uma grande fragmentação de partidos, de vida curta e fracos organizacionalmente. Fonte: Rota de Aprendizagem 6, Tema “Lei 8.713”.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo sobre a Lei n. 8.713/1993 e as eleições gerais de 1994. Depois, assinale a alternativa que faz a análise correta:
I – Lei 8.713/1993 permitiu a contribuição de pessoas jurídicas às campanhas e obrigou que os partidos identificassem a origem e quantia de cada contribuição.
II – Com a Lei 8.713/1993 o mandato presidencial foi reduzido de cinco para quatro anos, e as eleições para o Congresso, governadores e legislativos estaduais, passaram a acontecer junto com as eleições do Presidente da República.
III – O mandato dos senadores era de 6 anos e passou a ser de 8 anos com a Lei  8.713/1993.
IV – Com a Lei 8.713/1993 foi instituído o modelo misto para as eleições de vereadores, deputados estaduais e deputados federais. A partir de então, metade dos representantes seriam eleitos pelo modelo majoritário e a outra metade pelo voto proporcional.
Apenas as assertivas III e IV estão corretas
Apenas as assertivas I e II estão corretas
Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas
Apenas as assertivas I, II e III estão corretas
Apenas as assertivas II e III estão corretas
Questão 3/5 - Análise da Política Brasileira
Para Abrucio (1994), as atribuições concedidas pela nova formatação do sistema político e econômico brasileiro devolveram aos governadores a condição de atores centrais dentro da política. Além disso, na esfera estadual, eles atuam praticamente sem que sejam exercidos controles externos semelhantes aos existentes com o Presidente da República. 
Fonte: Rota de Aprendizagem 6, Tema “O predomínio dos governadores na esfera estadual”.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo sobre os fatores que tornam os governadores uma figura forte e influente dentro da sua circunscrição. Marque V para as afirmações verdadeiras e F para as afirmações falsas. Depois, escolha somente a sequência correta. 
 
(   )  A população dos estados demonstra ter pouco interesse pela política regional.
(   ) Os governadores são importantes para os municípios, pois conseguem capitalizar  melhor os recursos direcionados às cidades do que o governo federal.
(   ) A legislação menos rígida contribui para a contratação de funcionários para o quadro estatal.
(   ) Poder de reduzir a fiscalização sobre o governo, e por ter papel importante sobre os órgãos fiscalizadores do estado.
V, V, V, V
V, F, V, V
V, V, V, F
V, V, F, V
V, F, F, V
Questão 4/5 - Análise da Política Brasileira
Com a passagem do unionismo para o estadualismo, os governadores recuperaram também a capacidade de influenciar os rumos da política nacional, tal qual tinham na democracia de 1945-1964. Tal fenômeno só ocorre porque os presidentes também saíram enfraquecidos após o término do regime militar (ABRUCIO, 1994). 
Fonte: Rota de Aprendizagem 6, Tema “Os barões da federação”.
 
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo sobre os fatores que tornaram as relações assimétricas em relação aos governadores, inclusive diante do presidente.  Marque V para as afirmações verdadeiras e F para as afirmações falsas. Depois, escolha somente a sequência correta. 
(   ) O enfraquecimento político, econômico e administrativo da figura do Presidente da República. Em seu aspecto político, tal enfraquecimento ocorre em virtude de a Constituição de 1988 aumentar os poderes do Judiciário e, sobretudo, do Legislativo.
(   ) Do ponto de vista econômico, a figura do presidente ficou enfraquecida devido às dívidas públicas contraídas pelos governantes no período militar.
(  ) O novo federalismo, implantado em 1988, ampliou a autonomia dos Estados e enfraqueceu o poder central. O Brasil adotou uma versão muito próxima do modelo de confederação da República Velha.
(   ) A figura do governador como um dos articuladores das bancadas da Câmara, haja vista que os deputados e senadores mantêm com eles uma relação de fidelidade, foi um fator de fortalecimento dos chefes dos executivos estaduais.
V, V, V, V
V, F, V, V
V, V, V, F
V, V, F, V
V, F, F, V
Questão 5/5 - Partidos Políticos no Brasil
Apesar de 30 partidos terem lançado candidatos nas eleições à Câmara baixa em 1998, dezoito elegeram deputados federais (SCHMITT, 2005), um número considerado alto para o Executivo coordenar com êxito a coalizão em nosso presidencialismo brasileiro (Abranches, 1988).  
Fonte: Rota de Aprendizagem 6, Tema “A Lei n. 9.504/1997 (Lei das Eleições) e as eleições gerais de 1998”.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo sobre as consequências da alta fragmentação partidária.  Marque V para as afirmações verdadeiras e F para as afirmações falsas. Depois, escolha somente a sequência correta. 
 
(   ) A alta fragmentação partidária melhora a capacidade de identificação dos partidos políticos por parte do eleitor, justamente porque existem mais opções.
(   ) A alta fragmentação dificulta a formação de maiorias no parlamento, que garantem a governabilidade aos presidentes.
(   ) A alta fragmentação partidária colabora com a dificuldade do eleitor em identificar e responsabilizar os partidos políticos, uma vez que a fragmentação é alta e o conteúdo programático de todos os partidos representados, desconhecido.
(  ) Com mais partidos a disposição para formar a maioria, o presidente pode escolher aqueles que são maispróximos em termos programáticos, e assim formar um governo mais coeso ideologicamente. Por isso a alta fragmentação partidária melhora a governabilidade.
V, V, V, V
V, F, V, V
V, V, V, F
V, V, F, V
F, V, V, F

Continue navegando