Buscar

4º Relatório Ensaio Determinação de Materiais Pulverulentos

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
4º ENSAIO EXPERIMENTAL:
DETERMINAÇÃO DE MATERIAIS PULVERULENTOS
Aluna: Tamilis de Souza Melo
Matrícula: 201504304781
Professora: Thais Helena de Lima Nunes
Turma: 1004
NITERÓI / RJ
INTRODUÇÃO
Conforme a NBR 7211 Materiais pulverulentos são partículas minerais com dimensão inferior a 0,075 m, inclusive os materiais solúveis em água, presentes nos agregados. 
No geral a presença desses materiais é indesejável na constituição do concreto; um agregado com alto teor de materiais pulverulentos diminui aderência do agregado a pasta ou argamassa, prejudicando de forma direta a resistência e instabilidade dimensional do concreto produzido com alto índice de material pulverulento. 
Neste trabalho iremos realizar este ensaio e analisar seus resultados para então sabermos se o mesmo está apto para ser utilizado sem prejudicar as qualidades do concreto
OBJETIVO
Esse ensaio tem como objetivo analisar a importância da determinação do material pulverulento.
MATERIAS UTILIZADOS
Bacia de plástico; 
Estufa; 
Espátula; 
Peneira com abertura de malha de 0,75µm e 1.18µm; 
Proveta 500 ml; 
Balança com sensibilidade de 0,1% da massa da amostra; 
Água; 
500g de Areia; 
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Realizou-se a pesagem de 500g de areia e despejou-se na bacia. Despejou-se água a areia até que a porção de areia ficasse submersa. Utilizou-se a espátula para agitar a mistura até que a água apresentasse turbidez. 
Após todo esse procedimento, a água aparentemente suja foi despejada na peneira, para que se retirassem as partículas pulverulentas e se preservasse o resto do agregado. 
Repetiu-se o processo até que a água despejada apresentasse um aspecto limpo, como mostra a figura 1.
Após a areia ter sido lavada várias vezes, a mesma foi colocada na estufa por um período de 12 horas e pesada novamente, como mostra a figura 2.
A massa da areia seca obtida após estufa foi de 453,53g. 
Figura 1: Aspecto límpido da água após as lavagens do material
Figura 2: Amostra pronta para ir à estufa.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
O teor de materiais pulverulento é calculado através da expressão:
Tendo os valores:
 = 500g
 = 453,53
Ou seja:
CONCLUSÃO
O material pulverulento da areia interfere na propriedade do material aglomerante que será inserido, já que interfere na resistência e limita o seu uso, através da determinação do teor do material pulverulento conseguimos definir se aquele material é adequado ou não para a preparação e utilização do concreto e também da argamassa. 
 A porcentagem de material pulverulento encontrado na areia é de 10,25%, com base na norma 7211, para que o material seja recomendado para uso é necessário que a quantidade presente esteja entre 3 à 5%.
Com isso a amostra ensaiada não é recomendada para uso por conta da alta porcentagem de material pulverulento contido nela.
 
REFERÊNCIA
“Determinação de Materiais Pulverulentos. Disponível em: <https://www.passeidireto.com/arquivo/6319803/relatorio-de-materias> 
 Acesso em 25 de abril de 2018.

Continue navegando