Buscar

Quais as influências das impurezas (impurezas orgânicas, materiais pulverulentos, torrões de argila e materiais friáveis e materiais carbonosos) do...

Quais as influências das impurezas (impurezas orgânicas, materiais pulverulentos, torrões de argila e materiais friáveis e materiais carbonosos) dos agregados para concretos e argamassas. Quais os limites aceitáveis por norma?

Impurezas orgânicas exercem ação prejudicial sobre a pega e o endurecimento das argamassas e concretos.
Materiais pulverulentos diminuem aderência do agregado à pasta ou argamassa, prejudicando de forma direta a resistência do concreto.
Torrões de Argila e Materiais Friáveis são partículas presentes nos agregados, suscetíveis de serem desfeitas pela pressão entre os dedos polegar e indicador.
Materiais Carbonosos são considerados prejudiciais pois são materiais de baixa resistência, diminuindo a resistência do concreto.
ABNT NBR 49/2001: Agregado miúdo –Determinação de impurezas orgânica, descreve método colorimétrico, como qualitativo para análise do agregado com relação à matéria orgânica. Ensaio colorimétrico indica a existência ou não de impurezas orgânicas onde a solução obtida no ensaio deve ser mais clara do que a solução padrão.
ABNT NBR 46/2003: Determinação do material pulverulento que passa através da peneira de 75μm. Os limites aceitáveis por norma: 3% para concreto submetido a desgaste superficial, 5% concreto protegido do desgaste superficial.
ABNT NBR 7218/2010: Determinação do teor de argila em torrões e materiais friáveis. Agregado miúdo: 3, agregado graúdo: Concreto aparente= 1,0, concreto sujeito a desgaste superficial= 2,0 e outros concretos= 3,0.
Máximo de 0,5 % para concretos onde a aparência é importante e 1% para os demais concretos. Diminuem também a resistência à abrasão.

Essa pergunta também está no material:

lista 4 de materiais de construção (1)
3 pág.

Materiais de Construção I Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da ParaíbaInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As impurezas presentes nos agregados para concretos e argamassas podem prejudicar a qualidade e resistência do material. As impurezas orgânicas afetam a pega e o endurecimento das argamassas e concretos. Os materiais pulverulentos diminuem a aderência do agregado à pasta ou argamassa, prejudicando diretamente a resistência do concreto. Os torrões de argila e materiais friáveis são partículas presentes nos agregados, suscetíveis de serem desfeitas pela pressão entre os dedos polegar e indicador. Já os materiais carbonosos são considerados prejudiciais, pois são materiais de baixa resistência, diminuindo a resistência do concreto. A ABNT NBR 49/2001 descreve um método colorimétrico para análise do agregado com relação à matéria orgânica. O ensaio colorimétrico indica a existência ou não de impurezas orgânicas, onde a solução obtida no ensaio deve ser mais clara do que a solução padrão. A ABNT NBR 46/2003 determina o limite aceitável de 3% para concreto submetido a desgaste superficial e 5% para concreto protegido do desgaste superficial, em relação ao material pulverulento que passa através da peneira de 75μm. A ABNT NBR 7218/2010 determina o teor de argila em torrões e materiais friáveis. Para agregado miúdo, o limite é de 3, para agregado graúdo, o limite é de 1,0 para concreto aparente, 2,0 para concreto sujeito a desgaste superficial e 3,0 para outros concretos. O máximo de impurezas aceitável é de 0,5% para concretos onde a aparência é importante e 1% para os demais concretos. As impurezas também diminuem a resistência à abrasão.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais