Buscar

ATIVIDADE DISCURSIVA SEGURANÇA NO TRABALHO

Prévia do material em texto

Atividade discursiva:
Legislação e segurança no trabalho
Área Classificada é a classificação de uma planta, quando esta está identificada como zonas. Essas zonas indicam a quantidade de mistura explosiva presente no local. Já, Atmosfera Explosiva, é a mistura com o ar de substâncias inflamáveis sob a forma de gases, vapores, névoas ou poeiras, na qual, após ignição, a combustão se propague a toda a mistura não queimada. A relação existente entre Áreas Classificadas e Atmosferas Explosivas é a seguinte: em Áreas Classificadas, sempre temos Atmosferas Explosivas (por exemplo, um tanque de armazenamento de álcool), porém, nem todos os lugares onde existem Atmosferas Explosivas são considerados Áreas Classificadas (por exemplo, a cozinha de casa com vazamento de gás). Quando se desenvolve um projeto para Áreas Classificadas, tem-se a certeza de que se irá trabalhar em Atmosferas Explosivas
Como é feito o gerenciamento dos riscos existentes em áreas classificadas?
O Programa de Gerenciamento de Riscos pode ser definido como um conjunto de ações e procedimentos operacionais e administrativos, que têm por objetivo prevenir, reduzir e controlar os riscos associados a uma determinada atividade industrial e ainda manter as operações dentro dos padrões de segurança considerados em conformidade com as normas nacionais e internacionais. 
1 - Metodologia: Define as abordagens, ferramentas e fontes de dados que podem ser usadas para executar o gerenciamento de riscos no projeto.
2 - Funções e responsabilidades: escolha da abordagem será a hora de definir funções e responsabilidades exemplos:(escolher quem vai liderar, suporte e participação da equipe de gerenciamento de riscos em cada tipo de atividade do plano de gerenciamento de riscos, designa pessoas para essas funções e esclarece suas responsabilidades).
3 - Depois fazer um levantamento de recursos e estimas de custos necessários, após calcular os orçamentos define quando e com que frequência o processo de gerenciamento de riscos será executado durante todo o ciclo de vida do projeto estabelece as atividades de gerenciamento de riscos que serão incluídas no cronograma do projeto.
4 - Categorias de risco: Fornece uma estrutura que garante um processo abrangente para identificar sistematicamente os riscos até um nível consistente de detalhes e contribui para a eficácia e qualidade da identificação de riscos.
5 - Definições de probabilidade e impacto de riscos:  A qualidade e credibilidade do processo Análise qualitativa de riscos exigem a definição de níveis diferentes de probabilidades e impactos de riscos. As definições gerais dos níveis de probabilidade e impacto são adequadas ao projeto individual durante o processo Planejamento do Gerenciamento de Riscos para serem usadas no processo Análise qualitativa de riscos.
Área Classificada é a classificação da planta, quando uma planta esta identificada como zonas. Essas zonas indicam a quantidade de mistura explosiva existente no local e são classificadas em Zona 0, Zona 1 e Zona 2.
Zona 0: Local onde a formação de uma mistura explosiva é contínua ou existe por longos períodos.
Zona 1: Local onde a formação de uma mistura explosiva é provável de acontecer em condições normais de operação do equipamento de processo.
Zona 2: Local onde a formação de uma mistura explosiva é pouco provável de acontecer e, se acontecer, é por curtos períodos estando ainda associada à operação anormal do equipamento de processo.
Para atmosferas potencialmente explosivas formadas por poeira são definidas as zonas 20,21 e 22.
Zona 20: Áreas onde a presença da atmosfera explosiva é permanente, por tempo prolongado ou frequente.
Zona 21: Áreas onde a presença da atmosfera explosiva pode ocorrer ocasionalmente.
Zona 22: Áreas onde a formação da atmosfera explosiva devido ao levantamento de poeira acumulada e é improvável, se ocorrer é por pouco tempo.
Quais são os profissionais que podem executar atividades neste tipo de local?
A NBR IEC 60079-17 estabelece em Qualificação de pessoal:
 A inspeção e a manutenção de instalações devem ser executadas somente por pessoal experiente, em cujo treinamento estejam incluídas instruções dos vários tipos de proteção e práticas de instalação, normas e regulamentos relevantes, além dos princípios gerais de classificação de áreas. Deve ser dado treinamento contínuo a esse pessoal para atualização.

Continue navegando