Buscar

O ensinar e aprender artes visuais

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ
CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DA ARTE:
O ensinar e aprender Artes visuais
BEATRIZ GONZAGA 
GABRIELE LIMAS
JORDANNA MACIEL
MARINA LEAL
THAIS DARIAS 
Rio de Janeiro
2017
BEATRIZ GONZAGA 
GABRIELE LIMAS
JORDANNA MACIEL
MARINA LEAL
THAIS DARIAS 
CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DA ARTE:
Tarsila do Amaral: Fase Pau-brasil
Trabalho exigido como parte dos requisitos para conclusão da disciplina Conteúdo, Metodologia e prática de ensino da arte sob orientação da Prof.ª Cecília
 
 Curso: Pedagogia
Rio de Janeiro 
2017
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.................................................................................................3
2. DESENVOLVIMENTO.....................................................................................4
2.1 Artes visuais...................................................................................................4
2.2 O ensinar e aprender Artes visuais................................................................5
2.3 Atividade de Artes Visuais..............................................................................6
3. CONSIDERAÇÃO FINAL................................................................................7
REFERÊNCIAS...................................................................................................8
3
1. INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos falar sobre o ensinar e aprender artes visuais. Há alguns anos atrás o ensino da arte não era valorizado, as escolas não davam total importância para a matéria, tanto que antes não era obrigatório nas escolas ter tal matéria e quando tinha, trabalhar artes era só mandar os alunos pintarem desenhos.
Isso tudo vem mudando, e as pessoas hoje estão mudando seus conceitos, dando mais importância para a matéria de arte e os professores tem mudado sua forma de ensinar artes. 
4
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 Artes visuais
São as formas de arte que normalmente lidam com a visão como meio principal de apreciação. Formas de artes visuais, mas também dramáticas, costumam ser incluídas em outras categorias, como teatro, música, ópera, cinema e vídeo-arte, e também arte corporal e arte interativa, apesar de não existir uma divisão rígida entre essas formas de artes visuais. Devido ao seu meio preponderante, a visão, que pode ser estimulada através de infinitas formas, a área da arte visual é extremamente segmentada, abrangendo qualquer forma de representação visual que envolva cor e forma. 
Dentre as várias possibilidades de expressão visual, consideram-se artes visuais as seguintes formas de arte: desenho, pintura, gravura, fotografia e cinema. Além dessas, são consideradas ainda como artes visuais: a escultura, a arquitetura, a novela, a moda, a decoração, o paisagismo e até mesmo alguns segmentos do contemporâneo web design. 
A comunicação entre as pessoas e as leituras de mundo não se dão apenas por meio da palavra. Muito do que se sabemos sobre o pensamento e os sentimentos das mais diversas pessoas, povos, países, épocas são conhecimentos que obtivemos única e exclusivamente por meio de suas músicas, teatro, pintura, dança, cinema, etc. (MARTINS; PICOSQUE; GUERRA, 1998, p.14) 
 
Sabemos que todo conhecimento que adquirimos diariamente não é obtido somente pelo convívio e leitura de textos, mas também coletamos conhecimento de leituras de quadros.
Nas últimas décadas, as artes visuais passaram a ser importantes ferramentas de aprendizagem desde a infância, posto que ela desperta a sensibilidade estética e estimula a criatividade e a reflexão dos estudantes, a partir de outro tipo de linguagem “a linguagem visual”, a qual agrega valor à linguagem escrita, mais recorrente no âmbito escolar.
Décadas atrás, a disciplina sobre arte era chamada de educação artística a qual envolvia conceitos sobre a história da arte e basicamente, a criação de desenhos e pinturas. No entanto, o conceito de arte nas escolas se expandiu sendo possível encontrar atualmente, colégios em que disciplinas de arte visuais são mais abrangentes, tal qual dança, teatro, fotografia e cinema, dentre outros.
 Há quatro coisas principais que as pessoas fazem. Elas as veem. Elas entendem o lugar da arte na cultura, através dos tempos. Elas fazem julgamentos sobre suas qualidades. Além disso, [...] " as artes envolvem aspectos estéticos que estão relacionados à educação da visão, ao saboreio das imagens, à leitura do mundo em termos de cores, formas e espaço; e propiciam ao sujeito construir a sua interpretação do mundo, pensar sobre as artes e por meio das artes. (EINSNER,2008,p.85)
5
O principal objetivo da arte na educação é formar o ser criativo e reflexivo que possa relacionar-se como​ pessoa. A arte permeia nossas vidas, nos encoraja a dialogar com o mundo, nos permite refletir sobre nós mesmos, ensina a criança a valorizar o trabalho do outro respeitando assim a diversidade cultural.
A criança na Educação Infantil precisa ser estimulada para que ela conquiste novos saberes e aproprie de seu conhecimento. É importante que a criança crie a sua própria obra de arte transforma e possibilita novos caminhos na vida da criança, pois valorizar as produções infantis é valorizar o ser humano em seu desenvolvimento.
A imagem visual tem uma presença marcante no cotidiano das pessoas e por isso é necessário observar a produção plástica da criança dês dá educação infantil.
2.2 O ensinar e aprender Artes visuais
Muitas vezes, por falta de conhecimento dos professores, esta linguagem se prende apenas a cópias de obras já prontas de artistas como Picasso, Da Vinci ou até mesmo, a artistas contemporâneos, como Romero Britto, que são trabalhados de maneira tão superficial e banal que os trabalhos feitos pelos alunos não passam de atividades para enfeitar as paredes das escolas e dizer que se ensinou arte para os alunos. Tal fato nos mostra, o quanto está se perdendo não apresentando aos discentes outras formas de artes visuais, tanto as tradicionais, como pintura, escultura, desenho, como outras modalidades que resultam dos avanços tecnológicos e transformações estéticas a partir da modernidade fotográfica, artes gráficas, cinemas, televisão, vídeo, computação e performance. 
A Arte, não pertence as creches, pré-escolas e escolas e não deve ser subserviente ou ficar a serviço de outros interesses. Ela vem abrir as portas e janelas das instituições educacionais para mostrar a vida de oura forma - estética e poética – e favorecer o transbordamento das múltiplas linguagens da criança, favorecendo o acesso e estimulando as diferentes formas de expressões artísticas. (BRASIL, 2006, p.28) 
Temos em vista que o ensino da arte favorece a vida das crianças em vários sentidos desde a distinção dos sentimentos à qualidades de aprendizagem, trazendo também sensações e novas ideias, favorecendo compreensões mais amplas, fazendo o aluno ser um ser mais crítico, desenvolvendo sua habilidade, afetividade e seus conceitos.
Torna-se claro com essa citação que subestimar a disciplina de artes como momento somente para colorir desenhos, pode gerar uma interferência na aprendizagem dos alunos. E o professor tem o papel de “educar o olhar”, dos alunos para que se torne habito em seu cotidiano a apreciação e a interação das artes visuais.
O papel do professor é muito importante, pois ele é o mediador entre o conhecimento e os alunos. Sua metodologia e a didática aplicada a esta ferramenta é um aspecto fundamental para que a aprendizagem seja concretizada, ou seja, o professor precisará ter conhecimento sobre técnicas, para saber utiliza-las e apresenta-las, estimulando os alunos a buscar com autonomia informações para poder produzir seus próprios trabalhos. Contudo, as artes visuais estão praticamente em nosso cotidiano, eas que não estão, o professor deve procurar através dos meios que estiverem disponíveis apresenta-las aos seus alunos, de modo que eles tenham contato com as mais variadas linguagens visuais. Ensinando o aluno a ter um olhar mais 
6
sensível o impulsionará a ser um pesquisador, um explorador de novas possibilidades artísticas. Estimular o olhar reflexivo para as artes visuais no cotidiano, uma sala de aula poderá contribuir para uma aprendizagem mais profunda, fundamentando que a arte visual pode e deve fazer parte da vida dos alunos, de maneira que eles percebam sua importância.
Guerra (2014) nos orienta que sempre que possível, busquemos outros espaços de aprendizagem: sair da sala de aula, da escola, organizar e preparar visitas a museus, galeria de artes, mostrar fotografia, cinemas, buscar relações com as outras linguagens artísticas e as outras áreas do conhecimento. Então, desenvolver a apreciação estética dos alunos nos anos iniciais, ou seja, estimulá-los a fazerem leitura de trabalhos de arte, promove o desenvolvimento de um olhar crítico, sensível, e conhecedor das imagens de arte.
A arte não era considerada como disciplina, mas como “área generosa”; contraditoriamente, os professores tinham de explicar objetivos, conteúdos, métodos e avaliações. Inseguros, apoiavam-se em livros didáticos de má qualidade. (IAVELBERG, 2003, p.115) 
Sendo assim, os professores passaram a buscar o conhecimento para que a disciplina de Arte fosse mais valorizada. Com isso a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN) nº 9394/96 fez com que a disciplina de Arte fosse obrigatória nas escolas.
A abordagem triangular de Ana Mãe Barbosa fez com que tivesse uma melhoria na aprendizagem, tendo um ensino de qualidade. Muitos professores começaram a trabalhar através da abordagem triangular. Eles trabalhavam a produção artística do aluno, a apreciação do aluno as obras artísticas (leitura de imagem) e a reflexão da artes com um objeto sociocultural (contextualização).
Também é importante transformar a escola, expondo os trabalhos dos alunos nos corredores, refeitório e corredores, assim trabalhando com os alunos a leitura de obras de arte, estimulando o conhecimento e o respeito de semelhanças e diferenças do seu trabalho e dos outros. E que esta prática se torne rotina e significativa, assim, contribuindo para elevação da autoestima dos alunos.
2.3 Atividade de Artes visuais
A atividade proposta será realizada em em sala de aula, fazendo uma releitura de imagens de obras de arte. Contudo a releitura deve conter entrelaçamentos do período cultural artístico com os dias de hoje. 
Vamos apresentar a figura da obra do artista Francisco Goya, “Os Fuzilamentos de três de Maio”.
7
Vamos pedir para que os alunos olhem com cuidado os elementos visuais que componham a imagem, como as formas, cores, contraste de claro e escuro. Depois vamos perguntar o que eles acham que significa está imagem, deixando cada um expressar o que pensa.
	Depois de colhermos as observações, os alunos irão visualiza o texto que explica o contexto social que a obra foi criada e tudo que o artista presenciou e vivenciou.
	Para finalizar vamos perguntar para a turma que relação poderíamos fazer da imagem artística com os dias atuais.
3. CONSIDERAÇÃO FINAL
Após realizarmos este trabalho, concluímos que nós, professores, devemos formar alunos críticos, alunos que estão sempre em busca do conhecimento. E através do ensino da arte, podemos fazer isso.
Ensinar artes não é simples como pensam, não serve para simplesmente enfeitar as paredes das salas. Temos que valorizar mais o ensino da arte nas escolas, fazendo que nossos alunos cresçam e se desenvolvam através dela, que aprendam a pensar, a expor suas opiniões.
As artes visuais servem para que os alunos aprendam a apreciar uma imagem, a observar seus detalhes, suas cores, para que façam relações com o mundo em que vivem, organizem seus pensamentos. As atividades de artes, possibilita que o aluno se desafie, se decepcione e interaja com o próximo, sabendo respeitar as opiniões diversas.
8
REFERENCIAS
https://editora.unoesc.edu.br/index.php/achs/article/viewFile/731/pdf_214
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/a-leitura-obra-guernica-picasso-para-estudo-historia.htm
https://pt.slideshare.net/driadomaitis/a-contribuio-do-ensino-de-arte-nas-sries-iniciais-do-ensino-fundamental

Mais conteúdos dessa disciplina