Buscar

pcc historia interdisciplinar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prática como Componente Curricular PCC
História Interdisciplinar
Aluno:
O objetivo deste trabalho é entender a construção do conhecimento histórico como instrumento de atuação política no ambiente educativo, com a escolha de um parágrafo sobre o tema para discutir com os alunos. A escolha deve considerar aspectos dessa disciplina.
	O movimento interdisciplinar surgiu na Europa, mais especificamente na França e na Itália em meados da década de 1960, época em que surgiam movimentos estudantis que colocavam em discussão a necessidade de um novo estatuto para a universidade e para a escola.Ao chegar ao Brasil, no final da década de 1960, a proposta da interdisciplinaridade já anunciava a necessidade de construção de um novo paradigma da ciência e de seu conhecimento, já que interferia na própria organização da escola e de seu currículo. As décadas de 1960 e 1970 foram um período de revisão conceitual básica.
	De modo geral, os estudos sobre interdisciplinaridade no Brasil dividem-se em três períodos: a década de 1970, período em que se inicia o processo de estruturação conceitual básica; a década de 1980, marcada por um movimento que caminhou na busca de epistemologias que explicitassem o teórico e o abstrato, apartir do prático, do real; e a partir da década de 1990, momento de definição de uma teoria da interdisciplinaridade.Discussões sobre interdisciplinaridade no cenário brasileiro intensificaram-se a partir da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.9394), de 1996 e com a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN),em 1998. Isso incentivou discussões e práticas de professores nos diversos níveis e ensino. Apesar disso, a interdisciplinaridade em termos de teoria e prática consciente é pouco conhecida, justamente pela prática ocorrer de forma mecânica, por vezes apenas para atender aos interesses de modismo.
	A partir de vários estudos nessa área e baseada, exatamente, nas dicotomias da interdisciplinaridade,foi ao longo do tempo construindo um perfil de um professor portador de uma atitude interdisciplinar, que se caracterizaria por: ter gosto pelo conhecer e pesquisar, ter um comprometimento diferenciado para com os alunos, usar novas técnicas e procedimentos de ensino. Em outros termos, ser interdisciplinar implicaria em um ir além do simples trabalho em conjunto, seria necessário mudar hábitos,métodos e recursos, talvez por isso, penso que haja resistência de professores quanto ao trabalho interdisciplinar.
	Nos PCN a interdisciplinaridade aparece como um princípio de articulação entre conteúdos e atividades. O ensino de História, de acordo com os PCN, deve ter seus conteúdos organizados a partir de eixos temáticos, procedimento que requer o desenvolvimento de práticas interdisciplinares. Além disso, os subtemas propostos estão relacionados a muitas situações do presente. Cabe ao professor identificá-las e selecionar uma ou mais que possam orientar a escolha dos conteúdos a serem estudados. Tais escolhas podem e devem ser feitas em conjunto com outras disciplinas, enriquecendo o conhecimento que é por essência interdisciplinar.No que se refere à formação dos professores, encontramos na Lei 9.394/96 a preocupação voltada para a necessidade de diminuição das distâncias entre teoria e prática. Apesar de não haver nenhuma referência quanto à interdisciplinaridade em si, pois não é o objetivo desta lei tratar de questões tão específicas, ela dispõe de princípios que sugerem a interdisciplinaridade, tendo em vista que a aproximação da teoria e da prática é um dos princípios norteadores da interdisciplinaridade. Além disso, a promoção de um currículo que atenda às exigências da comunidade local dos alunos e aproxime o teórico com o mundo real, como propõe a Lei, é fundamental para uma prática interdisciplinar.
Parágrafo escolhido para debater com os alunos
Escolho o 4º parágrafo para debater com os alunos.Mais específicamente no que se refere a ter gosto pelo conhecer e pesquisar, ter um comprometimento diferenciado para com os alunos, usar novas técnicas e procedimentos de ensino. Em outros termos, ser interdisciplinar implicaria em um ir além do simples trabalho em conjunto, seria necessário mudar hábitos,métodos e recursos, talvez por isso, penso que haja resistência de professores quanto ao trabalho interdisciplinar.
	Pós estudo da disciplina entendi que a interdisciplinaridade propõe novas relações entre as disciplinas, ampliando os espaços de intercâmbio dinâmico e experiências pedagógicas inovadoras. Trata-se de um movimento, um conceito e uma prática que está em processo de construção e desenvolvimento.Desde o século XV, a ciência passou por uma grande mudança em toda a sua estrutura, o que resultou numa explosão de novos conhecimentos, novas práticas e técnicas de pesquisa, isso tem início com o renascimento e com a perda, por parte da igreja, do poder que exercia sobre o homem e a sociedade. Pesquisas até então condenadas e censuradas começavam a ser feitas, por exemplo pesquisa da anatomia humana através da dissecação de cadáveres. Galileu, Da Vinci, Copérnico, entre outros, surgem com grandes inovações e ideias que alterariam o pensamento humano. Com tudo isso, surge definitivamente a ciência e a pesquisa científica, tomando lugar entre a teologia e a filosofia, com a missão de apresentar a razão em oposição a fé e a pesquisa em oposição ao discurso e a retórica.
	A educação vem sofrendo uma grande transformação nos processos de ensino-aprendizagem, com reflexos na prática pedagógica. Esse novo contexto imposto pela hegemonia capitalista promoveu inúmeras mudanças na sociedade e nas formas de relacionamento humano, isto requer novas competências e habilidades, surgindo novas necessidades, uma nova relação entre professores e alunos. A modificação no processo ensino-aprendizagem, nesses novos tempos, exige novos papéis do professor e do aluno no âmbito da sala de aula e fora dela.

Outros materiais