Buscar

Exercícios Resolvidos de ECONOMIA, MERCADO E GESTÃO (Aulas 6,7 e 8)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AULA 06
Considere as afirmações a seguir sobre os títulos da dívida pública: I.	SÃO ATIVOS OFERTADOS COM UMA REMUNERAÇÃO QUE PODE INCLUIR, ALÉM DOS JUROS, CORREÇÃO MONETÁRIA E CAMBIAL. 
A Politicia Fiscal é composta de: MARQUE SOMENTE UMA ALTERNATIVA CORRETA: ARRECADAÇÃO DE IMPOSTOS E GASTOS DO GOVERNO.
Títulos públicos são títulos financeiros emitidos pelo governo. Qual é a finalidade destes Títulos ? FINANCIAR O DÉFICIT ORÇAMENTÁRIO ; REALIZAR OPERAÇÕES PARA FINS ESPECÍFICOS, DEFINIDOS EM LEI ; REFINANCIAR A DÍVIDA PÚBLICA.
Na execução da política fiscal, é importante distinguir o impacto líquido desta sobre a sociedade. Um superávit fiscal ocorre se: A ARRECADAÇÃO DO GOVERNO É MAIOR DO QUE SEUS GASTOS.
Quando a Taxa Selic está mais elevada, ela pode ajudar a política fiscal a refinanciar a Dívida Pública do Estado e neste caso também poderá gerar tendência de movimento para a : Marque a única opção correta: QUEDA DA INFLAÇÃO NO PERÍODO.
Deficit Nominal ou Total reflete as Necessidades de Financiamento Líquido do Setor Público não Financeiro - NFSP, assim sendo, mostra tal Necessidade , para :
UNIÃO, GOVERNO FEDERAL
II. GOVERNOS ESTADUAIS E MUNICIPAIS 
III. PREVIDÊNCIA SOCIAL E EMPRESAS ESTATAIS
A Política Fiscal divide-se em duas outras Marque a única opção correta: TRIBUTÁRIA E DE GASTOS 
 
A taxa de juros Selic: 	DIRECIONA A REMUNERAÇÃO DOS TÍTULOS PÚBLICOS E É A TAXA BÁSICA DA ECONOMIA.
O Resultado Operacional ( Deficit ou Superavit Operacional ) é o resultado : (Marque somente uma alternativa CORRETA): 	PRIMÁRIO SOMADO AOS JUROS REAIS DA DIVIDA ANTERIOR MENOS CORREÇÕES MONETÁRIA E CAMBIAL
Ao final do mês de janeiro, o governo arrecadou mais do que gastou, mas esse saldo positivo ocorreu porque não consideramos as despesas com juros da dívida. Nesse caso, o governo obteve: SUPERÁVIT PRIMÁRIO
Entender e administrar o déficit público é um ponto central nas discussões sobre as finanças públicas. Para tal é determinante a utilização de uma politica fiscal em caso de deficit e desta forma, duas ações imediatas devem ser executadas : marque somente uma opção correta. AUMENTO DE IMPOSTOS OU CORTE NOS GASTOS PÚBLICOS
Assinale a afirmativa que NÃO é correta sobre o imposto inflacionário: 	É UMA TAXA QUE O GOVERNO COBRA QUANDO SUA RECEITA É CORROÍDA PELA INFLAÇÃO.
Um dos Resultados das Contas Públicas mostra o Resultado ( Déficit ou Superavit ) correspondente ao Resultado Primário, somado aos juros reais da dívida passada, sem considerar as correções monetária e cambial. Este é o Resultado : Marque a única opção correta OPERACIONAL
A obtenção de recursos do setor privado pelo governo pode ser feita através da emissão de títulos da dívida pública, causando: ELEVAÇÃO DO MONTANTE DA DÍVIDA PÚBLICA.
Ao apresentar seus resultados periódicos o governo brasileiro, para mostrar seu esforço mostre seu esforço de arrecadação e seus gastos correntes, e é por isso que são divulgados os números relativos ao Resultado ( Deficit ou Superavit ) : Marque a única opção correta: PRIMÁRIO OU FISCAL
A elevação da Taxa Selic, pode trazer consequências diretas nas taxas de Câmbio, porque : I. PODE OCORRER ELEVAÇÃO DE INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS GERANDO QUEDA NA COTAÇÃO DE MOEDA ESTRANGEIRA.
AULA 07
O conhecimento do Produto Interno Bruto do país permite: MEDIR O TOTAL DA PRODUÇÃO NO PAÍS, INDEPENDENTEMENTE DA ORIGEM DOS FATORES.
 
Considerando dois diferentes índices, o PIB per capita e o Índice de Gini :
 I. o primeiro informa o nível de atividade econômica do país, considerando o tamanho da população
 II. o segundo, nos informa sobre a distribuição da riqueza de um país, mostrando a concentração de renda ali existente.
III. O PRIMEIRO INFORMA SOBRE A CONCENTRAÇÃO DE RENDA EXISTENTE EXISTENTE NO PAÍS
Observe as três opções acima e marque abaixo a(s) opção(ões) incorreta(s) :
O PIB per capita é um indicador do produto médio mas não nos informa sobre a distribuição da renda entre a população. A medida da distribuição (ou da concentração) da renda pode ser obtida por________________. Varia de _______ igualdade perfeita a ________ desigualdade perfeita. ÍNDICE DE GINI ; ZERO ; UM
 
Para gerar desenvolvimento econômico no Brasil, temos a arrecadação e destinação de recursos como um de seus principais pilares, assim sendo o nosso sistema tributário é organizado de tal forma que :
Marque a única opção correta: HAJA DISTRIBUIÇÃO DE RECURSOS FEDERAIS PARA OS ESTADOS E MUNICIPIOS, QUE SÃO RESPONSÁVEIS PELAS POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO LOCAIS.
O Produto Interno Bruto, mede : Marque a única opção correta: O TOTAL DE PRODUÇÃO REALIZADA PELO PAÍS.
 
O P I B ( Produto Interno Bruto ) de um país, mede o nível de atividade econômica de um país, mas não considera : MARQUE SOMENTE UMA ALTERNATIVA CORRETA: A QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO
Considerando o Produto Interno Bruto (PIB) e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), podemos afirmar que: 	O PIB MEDE O VALOR DA PRODUÇÃO E O IDH EXPRESSA A QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO.
A União tem a obrigação de fazer transferências de tributos aos Estados e municípios. Sobre esse tema, é possível afirmar que: UMA DAS FORMAS DE TRANSFERÊNCIAS SÃO OS FUNDOS DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
O INDICE DE GINI É ESTABELECIDO PARA MEDIR : MARQUE SOMENTE UMA OPÇÃO CORRETA. A DISTRIBUÍÇÃO ( OU CONCENTRAÇÃO ) DE RENDA DE UM PAÍS.
O Produto Interno Bruto (PIB) per capita de um país é um indicador que possibilita: MELHOR INFORMAÇÃO QUE O PIB, SOBRE O GRAU DE DESENVOLVIMENTO DE UM PAÍS.
Há muito se fala da necessidade de uma reforma tributária no Brasil. Segundo Giambiagi e Além, autores do livro "Finanças Públicas" citado em nossas aulas, tal reforma deve contemplar: REDUÇÃO DA AUTONOMIA DOS ESTADOS E MUNICÍPIOS BUSCANDO INTEGRÁ-LOS.
Em 2010, o índice de Gini do Brasil foi de 0,5304, o melhor resultado desde que começou a ser calculado aqui, em 1960. Esse resultado demonstra que: ESTÁVAMOS A MEIO CAMINHO ENTRE A IGUALDADE PERFEITA E A DESIGUALDADE PERFEITA NA DISTRIBUIÇÃO DE RENDA.
O PIB per capita, informa principalmente sobre : O NIVEL DE ATIVIDADE ECONÔMICA DO PAÍS, CONSIDERANDO O TAMANHO DA POPULAÇÃO.
O PIB per capita, informa principalmente sobre : O NIVEL DE ATIVIDADE ECONÔMICA DO PAÍS, CONSIDERANDO O TAMANHO DA POPULAÇÃO.
AULA 08
No período de alta inflação - 1980 a 1994 ocorre o resultado da virtual desorganização das nossas contas públicas , com a crise da dívida externa, em 1982. Por conta do desaparecimento do crédito externo, o brasil precisou recorrer a um organismo internacional para fechar as contas externas do país. Tal organismo foi : marque somente uma opção correta. 	COMBATE A INDEXAÇÃO E CONTENÇÃO DAS EXPECTATIVAS INFLACIONÁRIAS.
Abaixo constam características das contas do governo no período de alta inflação no Brasil (80-94), com EXCEÇÃO DE: SUPERÁVITS CAUSADOS PELA INDEXAÇÃO DAS RECEITAS DO GOVERNO.
Na década de 1960 o financiamento publico era incentivado principalmente: PELA EXPANSÃO MONETÁRIA DE PREÇOS E SALÁRIOS, QUE FORMAVA UMA ESPIRAL INFLACIONARIA.
Sobre a participação do Estado na economia brasileira ATÉ 1930, é certo que: A PARTICIPAÇÃO DO ESTADO NA ECONOMIA FOI POUCO SISTEMATIZADA.
DOIS FATORES ECONÔMICOS ( INFLAÇÃO E DÉFICIT PUBLICO ELEVADOS ) IMPACTARAM A VIDA ECONÔMICA DO POVO BRASILEIRO AO LONGO DO PERÍODO DECORRIDO ENTRE 1980 E 1994, TENDO COMO UMA DAS CAUSAS PARA TAL SITUAÇÃO, PRINCIPALMENTE : MARQUE SOMENTE UMA ALTERNATIVA CORRETA. DESCONTROLE DA DIVIDA PUBLICA
Até o ano de 1930, o Estado brasileiro teve uma participação no processo de industrialização e crescimento do pais, sendo : (Marque somente uma alternativa CORRETA): DIRECIONADA PRINCIPALMENTE AO SETOR EXPORTADOR, FUNDAMENTALMENTE PARA AS ATIVIDADES CAFEEIRAS IMPLEMENTADAS NO SUDESTE DO PAÍS.
Como resultado da Primeira Grande Depressão em 1929, a partir de 1930 e das imensas dificuldades tanto regulatórias, como por insuficiência de recursos financeiros e de industrialização, o Estado brasileirotem adotado algumas ações que o fazem cumprir papéis que poderiam estar sob o comando da iniciativa privada : REGULADOR, FINANCIADOR E PRODUTOR.
O Brasil, busca incessantemente atingir índices de crescimento e desenvolvimento, cada vez maiores e para tal uma das principais âncoras neste processo, deverá ser : FORTALECER INSTRUMENTOS DE POLÍTICAS FISCAIS MAIS SOFISTICADOS E QUE TRANSFORMEM A POLÍTICA TRIBUTÁRIA ATUAL NUMA POLÍTICA REALMENTE EQUITATIVA.
Faz parte da atuação do Estado enquanto REGULADOR: ASSEGURAR O RESPEITO AOS PRINCÍPIOS DA COMPETIÇÃO E DA DEFESA DO MERCADO CONSUMIDOR.
A partir de 1930, promovendo o Processo de Substituição da Importações, o Estado brasileiro tem realizado intervenções na economia, dentre outras formas : CONCESSÃO DE SUBSÍDIOS AO SETOR PRIVADO E INVESTIMENTO DIRETO EM INFRAESTRUTURA E UTILIDADE PÚBLICA.
Das alternativas abaixo, a única que NÃO constitui uma das formas de intervenção do Estado brasileiro para fomentar os investimentos na economia é: VENDA DE TÍTULOS DA DÍVIDA PÚBLICA.
Avalie as medidas abaixo, relativas à ação do Estado após a criação do Estado Novo:
I. CONSTRUÇÃO DE UM APARATO JURÍDICO LEGAL VOLTADO À INDÚSTRIA.
 II. ESTABELECIMENTO DE TETOS PARA AS TAXAS DE JUROS.
Avalie as afirmações abaixo sobre as contas do governo brasileiro na época de alta inflação:
I. OS ORTODOXOS PRECONIZAVAM A MANUTENÇÃO DE UMA RELAÇÃO ESTÁVEL ENTRE O ENDIVIDAMENTO E O PIB
II. OS HETERODOXOS ENFATIZAVAM A NECESSIDADE DE RETOMADA DO CRESCIMENTO, QUE LEVARIA AO AUMENTO DA RECEITA.

Continue navegando