Buscar

Hemodi�lise.pptx

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Hemodiálise
Hemodiálise
A insuficiência renal > rins não conseguem remover os resíduos metabólicos do corpo nem realizar as funções
 reguladoras.
Hemodiálise
A insuficiência renal aguda (IRA) é caracterizada por uma redução abrupta da função renal que se mantém por períodos variáveis
 É reversível e resulta da diminuição do volume circulante. 
Hemodiálise
A insuficiência renal crônica (IRC), ou Doença Renal em Estágio Terminal (DRET), é uma deterioração progressiva e irreversível da função renal (retenção de uréia e outros resíduos nitrogenados no sangue). 
Hemodiálise
A insuficiência renal crônica é considerada uma doença de elevada morbidade e mortalidade. 
Sua incidência e prevalência em estágio avançado têm aumentado no Brasil e, em todo mundo, a doença vem se tornando uma epidemia. 
 O Sistema Único de Saúde (SUS) é responsável por 87,2% do custo total da terapia de substituição renal (TSR). 
 De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), no Brasil, existem 684 centros de tratamento dialítico e, destes, 150 (21,9%) estão localizados na região Sul.
 A taxa de mortalidade anual desses pacientes é de 15,2%. As doenças que comumente levam à insuficiência renal crônica são a hipertensão arterial e o diabetes
Hemodiálise
Atualmente, as modalidades para o tratamento da DRC são a hemodiálise, diálise peritoneal e transplante renal.
 A escolha do método de tratamento deve ser de forma individualizada, contemplando os aspectos clínicos, psíquicos e socio econômicos do paciente.
Hemodiálise
Hemodiálise
Antigamente, a HD tinha como objetivo apenas evitar a morte por hipervolemia ou hiperpotassemia. 
Nos dias atuais, além da reversão dos sintomas urêmicos, esse tratamento busca, em longo prazo, a redução das complicações, a diminuição do risco de mortalidade, a melhoria da qualidade de vida (QV) e a reintegração social do paciente.
 
Hemodiálise
O paciente é ligado à uma máquina que puxa seu sangue através de uma bomba circuladora.
 Esse sangue passa por um filtro que possui uma membrana semipermeável, que retira as toxinas e as substâncias em excesso, e devolve o sangue limpo para o paciente.
 Existe infusão de heparina para evitar que o sangue coagule dentro do sistema
Hemodiálise
Hemodiálise
Consiste na remoção do líquido e substâncias tóxicas do sangue como se fosse um rim artificial
É um processo de filtragem e depuração de substâncias como uréia, creatinina, potássio, sódio
Hemodiálise
É uma terapia de substituição renal realizada em pacientes portadores de Insuficiência Renal Aguda ou Crônica já que nesses casos o organismo não consegue eliminar tais substâncias devido à falência dos mecanismos excretores renais
Hemodiálise
 O dialisador é formado por um conjunto de pequenos tubos. Durante a diálise, parte do sangue é retirado, passa através da linha arterial do dialisador onde o sangue é filtrado e retorna ao paciente pela linha venosa. 
Hemodiálise
Após as trocas, o sangue limpo retorna ao paciente e o sangue cheio de toxinas é desprezado
Hemodiálise
Em geral é feita três vezes por semana, com duração de quatro horas. 
Pode existir variações neste tempo de acordo com o tamanho e a idade do paciente. 
Crianças e adultos de grande porte podem necessitar de um tempo maior. 
Hemodiálise
Na insuficiência renal aguda> rins previamente normais que são atacados por algum evento, como uma sepse ou intoxicação, as sessões de diálise são mais intensas, podendo durar horas e serem diárias. Normalmente são doentes muito graves e internados em CTI (Centro de Tratamento Intensivo).
Hemodiálise
Pacientes são submetidos a uma pequena cirurgia vascular onde se liga uma artéria a uma veia, criando um vaso periférico, com alto fluxo e mais resistente a punções repetidas
Hemodiálise
 O problema da fístula é que esta precisa de pelo menos um mês para se tornar apta à punção pelas grossas agulhas da hemodiálise.
 Nem todos os pacientes podem esperar por este intervalo para começar a dialisar.
 Neste caso, lança-se mão do cateter de hemodiálise. 
Hemodiálise
Este cateter é introduzido geralmente na veia jugular interna, localizada no pescoço, que prolonga-se até a veia cava, próximo à entrada do coração.
 Procedimento de 30 minutos e o paciente pode seguir imediatamente para hemodiálise.
Hemodiálise
Apesar de já existirem cateteres de longa duração, que podem permanecer por alguns meses, eventualmente todos eles serão infectados por bactérias residentes na nossa pele.
 Através do cateter essas bactérias conseguem acesso a nossa circulação sanguínea podendo levar a um quadro grave de sepse. 
Hemodiálise
Os pacientes em hemodiálise, muitas vezes, necessitam de medicamentos que requerem cuidados especiais em sua administração
Os medicamentos para o controle da pressão arterial, são frequentemente utilizados e devem ser tomados diariamente, por pacientes hipertensos.
Porém, alguns pacientes apresentam frequentemente(hipotensão) durante a hemodiálise, e podem ser dispensados do uso do anti-hipertensivo no dia da sessão de hemodiálise. 
Hemodiálise
Os medicamentos necessários para evitar ou tratar a anemia e que podem ser usados durante ou logo após a sessão de hemodiálise são a eritropoetina e o ferro endovenoso. 
Hemodiálise
Antes da sessão:
 Verificar os Sinais Vitais e o peso do paciente
 Esvaziar a bexiga e medir a diurese
 Verificar quais os medicamentos o paciente está fazendo uso
 Administrar a medicação prescrita
Hemodiálise
Durante a sessão:
 Administrar medicação prescrita
 Ficar atento para sangramento nasal ou cutâneo Observar e relatar a presença de tremores, sonolência, náuseas, vômitos, tonturas e câimbras musculares Providenciar dieta e hidratação durante a diálise
 Fazer controle do balanço hídrico 
Obrigada!!!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais