Buscar

Atividade Discursiva Materiais Elétricos e Semicondutores

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os circuitos integrados são classificados de acordo com a complexidade de integração, vimos que nesta classificação existem cinco tipos, porém podem ser classificados quanto ao componente principal que é utilizado neste circuito para sua integração.
Quais os tipos existentes na classificação do componente principal utilizado na integração?
R: 
Na classificação do componente principal utilizado na integração, temos dois tipos:
- Circuitos integrados bipolares são circuitos que utilizam o transistor bipolar, ou seja, NPN ou PNP, como o principal elemento do circuito.
- Circuitos unipolares utilizam transistores a efeito de campo, CMOSFET de canal P ou canal N, como sendo o principal elemento do circuito integrado.
 Tipos de Integração:
 SSI (Small Scale Integration) – Integração em pequena escala: São os CI com menos componentes. Podem dispor de até 30 dispositivos por pastilha (chip).
 MSI (Medium Scale Integration) – Integração em média escala: Corresponde aos CI com várias centenas de componentes, podendo possuir de 30 a 1000 dispositivos por pastilha (estes circuitos incluem descodificadores, contadores, etc.).
 LSI (Large Scale Integration) – Integração em grande escala: Contém milhares de componentes podendo possuir de 1000 até 100 000 dispositivos por pastilha (estes circuitos normalmente efectuam funções lógicas complexas, tais como toda a parte aritmética duma calculadora, um relógio digital, etc.).
 VLSI (Very Large Scale Integration) – Integração em muito larga escala: É o grupo de CI com um número de componentes compreendido entre 100 000 e 10 milhões de dispositivos por pastilha (são utilizados na implementação de microprocessadores).
 ULSI (Ultra Large Scale Integration) – Integração em escala ultra larga: É o grupo de CI com mais de 10 milhões de dispositivos por pastilha.

Outros materiais