Buscar

REAÇÕES QUÍMICAS

Prévia do material em texto

REAÇÕES QUÍMICAS
Brunna Rodrigues, Gabriela Ribeiro, Letícia Gonçalves e Natália Correia 
Química Experimental I, 5T23, Turma B
Neste relatório reporta-se um processo de observação experimental, a fim de desenvolver analisar a transformação da matéria sob ação de agentes físicos e/ou químicos que envolvem ruptura e formação de ligações de modo que, podem conduzir a variações drásticas na composição química das espécies. As reações químicas, geralmente, descrevem essas transformações e a análise de sua estequiometria permite conhecer informações como as quantidades relativas de reagentes e produtos envolvidos na reação. 
MATERIAIS
Para a realização do experimento, foram utilizados: água destilada, tubos de ensaio, pipeta de Pasteur, bastão de vidro, pisseta, espátula, vidro de relógio, estante de tubos, papel indicador, solução de cloreto de sódio , solução de nitrato de prata, solução de hidróxido de amônio 30%, ácido nítrico , acetato de sódio, acetato de sódio, carbonato de sódio 5, sulfato de cobre , nitrato de ferro (III) , tiocianato de potássio 1 M, solução de ácido oxálico e permanganato de potássio .
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL E RESULTADOS
 O processo de execução experimental, consistiu em várias etapas, que serão abordadas a seguir, juntamente com as análises levantadas: 
REAÇÕES ONDE SE FORMAM PRODUTOS POUCO SOLÚVEIS
Ao colocar no tubo 4-5 gotas de cloreto de sódio 0,1 mol/L e adicionar uma gota de solução de nitrato, que inicialmente ambas são incolores, observou-se que primeiramente formou-se uma mistura de caráter leitoso/turvo, e posteriormente após os 30min em observação, tivemos um líquido transparente com precipitação.
Com os mesmos reagentes do item a, em um tubo de ensaio, foi acrescentado, gota a gota, solução de hidróxido de amônio 30% em que, o tubo fora agitado após cada adição o procedimento foi realizado até o momento que o sistema apresentou mudança, onde o líquido ficou transparente. 
Em um tubo, foi colocado algumas gotas de solução de cloreto de bário e adicionado gotas de solução de sulfato de sódio. Estas duas soluções são incolores e após a mistura, observa-se que a solução turva-se, pois houve a formação de BaSO4 (sulfato de bário), composto insolúvel em água que precipitou logo após a reação.
REAÇÕES ONDE SE FORMAM PRODUTOS POUCO DISSOCIADOS
Foi colocado em um tubo de ensaio, 5 gotas de ácido nítrico 1mol/L e foi dobrado o seu volume usando água destilada. Posteriormente, a solução foi agitada com o auxílio de um bastão de vidro, e através do papel indicador, foi determinado um ph= 1, sendo assim, a solução muito ácida.
Ainda na solução anterior, foi adicionado uma ponta de espátula de acetado de sódio e agitado até que o sal fosse dissolvido. Novamente, aferiu-se o caráter ácido-base, sendo este igual a 6.
Figura 1: Papéis indicador correspondentes: lilás corresponde ao procedimento a e o amarela corresponde ao b. 
Fonte: Autoras(2018). 
Em um tubo, adicionou-se algumas gotas de solução de carbonato de sódio 5mol/L e adicionado algumas gotas de ácido nítrico, foi sendo observado a formação de bolhas.
REAÇÕES ONDE SE FORMAM COMPLEXOS
Foi colocado em um tubo de ensaio, 10 gotas de sulfato de cobre 0,1 mol/L e aos poucos, foi se adicionando e agitando, o hidróxido de amônio 30%. Antes da adição da base, o aspecto era azul claro e depois da adição, o tom de azul foi ficando mais forte, aumentando de acordo com a quantidade adicionada.
Em um tubo de ensaio, colocou-se 4 gotas de solução de nitrato de ferro (III) 1mol/L e foi dobrado a quantidade utilizando água destilada. Ao adicionar 2 gotas de tiocianato de potássio 1M e agitar, formou-se uma cor vermelho-sangue com um aspecto denso.
REAÇÕES ONDE OCORREM TRANSFERÊNCIAS DE ELÉTRONS
Colocou-se em um tubo de ensaio, 5 gotas de solução de ácido oxálico 1mol/L e dobrado seu volume com água. Após adicionar gotas de solução de pergamanato de potássio 1mol/L e agitado, foi ocorrendo alterações na coloração, sendo em ordem, rosa, roxo, vermelho, alaranjado, amarelo e por fim, transparente.
CONCLUSÃO
Com a análise dos resultados obtidos conclui-se que, reação química é todo fenômeno no qual a matéria passa por uma transformação, ou seja, seus átomos mudam a forma como estão arranjados para formar novas substâncias. 
Observou-se a formação de precipitados, mudança de cor, formação de novos compostos, de produtos pouco dissociados, pouco solúveis e mudanças no pH. 
Logo, obteve-se êxito no experimento, uma vez que adquiriu-se um treino sucinto para análise qualitativa de uma reação e fixou-se com a observação prática, os diversos conceitos sobre reações.	
REFERÊNCIAS
INSTITUTO DE QUÍMICA. Apostila de Química Experimental. Universidade Federal de Goiás, 2018.

Continue navegando