Buscar

Estudo_de_caso_Restaurante_Comabem_e_Lanchas_Torpedos-08_04_2014

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo de caso Restaurante Comabem e Lanchas Torpedos
 By serginho3896 | Studymode.com
 
Estudo de caso “Buffet ComaBem LTDA”.
1)A grande insatisfação de seu corpo de funcionários, pela maneira como os três diretores administravam a empresa.
2) As principais mudanças percebidas no mercado foram a entrada da mulher no mercado de trabalho, a legislação trabalhista forçando a existência de locais apropriados para alimentação os trabalhadores nas empresas, ampliação de áreas de lazer, surgimento de novos empreendimentos produzindo comidas congeladas. Em relação aos concorrentes as mudanças foram os fatores sociais, políticos e econômicos do país que despertaram o interesse de uma série de empresas que começaram a perceber uma nova oportunidade de negocio e de mercado.
3)Depois da expansão das empresa de Ricardo, o mesmo não poderia gerir tão rigidamente como antes, pois seu negocio cresceu. Em seu lugar ficaram os três sócios/diretores e essa mudança afetou todo o corpo de funcionários do restaurante, pois antes da expansão o contato com o dono era maior, pois ele sempre estava aberto a opiniões e sugestões sobre a empresa tanto operacionalmente como estrategicamente, e o mesmo realizava treinamento e desenvolvimento das funções dos funcionários na organização. Tais atividades que não eram realizadas pelos os trêsdiretores, pois os mesmo não autorizavam nem o contato com Ricardo, dono do negócio. E essas restrições afetavam diretamente o clima organizacional da empresa.
4) Ricardo optou por uma forma muito simples de gerir seu negocio, onde ele ficava responsável pelas vendas e os outros três sócios pelo resto das atividades operacionais. Só que com a expansão de seus negócios a sua atual forma simples de gerir se torna inviável, pois a empresa cresce em todos os sentidos e setores e é necessário que sua administração cresça junto com a organização.
5) Segundo as informações obtidas a empresa apresenta problemas financeiros e trabalhistas. Mas o principal problema é o clima organizacional que se caracteriza com a má adaptação dos funcionários com a nova gestão dos 3 diretores.
É necessário à implementação de uma área direcionada a pessoas, com profissionais da área de pessoas com uma experiência em gerir, motivar e desenvolver funcionários, tais características não contidas pelos atuais diretores. Por conta desse fator, os colaboradores criaram certa resistência a essa nova gestão, podendo implicar na produção e consequentemente nos resultados da empresa. 
Seria essencial o desenvolvimento de um sistema de informações claro e completo,tanto para os funcionários quanto para os diretores e gerentes da organização, onde primeiro, seria criado um banco de dados com informações sobre os produtos, materiais, dados financeiros, produção etc...
Ao mesmo tempo esse sistema teria espaço para que os funcionários tenham acesso a deixar suas opinões, sugestões e ter acesso direto ao principal dono da empresa, ressuscitando a cultura organizacional da empresa, apresentada nos primórdios do negocio, com a intenção e deixar todos os funcionários e diretores da empresa integrados de todas as atividades da organização, fazendo com que todos se sintam parte do negócio e melhorando cada vez mais o clima organização do Restaurante Buffet ComaBem LTDA.
Estudo de caso “Lanchas Torpedos S/A”
1)O principal problema da empresa Lanchas Torpedos é o declínio radical de resultados de dois dos três setores da empresa, devido à má execução e estruturação dos departamentos da empresa, afetando diretamente o DRE(Demonstração de Resultados da Empresa).
2) A descentralização, muitas das vezes, é uma ótima saída para reestruturar os processos e atividades de uma organização, uma vez que essa ferramenta ajuda a melhorar o fluxo de funções nos setores da empresa, diminui a cargade trabalho sobre determinados gestores e cede autonomia de decisão para cada setor correspondente, facilitando o processo com um todo. Mas uma vez que essa descentralização seja executada de forma equivocada, pode-se gerar conflitos de clima organizacional e falha na sintonia e na comunicação entre os setores, como de fato, apresenta a empresa Lanchas Torpedos S/A. 
3) O modelo de cultura organizacional implementada pela empresa carece de uma estrutura organizacional bem definida e adequada, uma vez que os setores descentralizados não trabalham em sintonia, existe uma grande falha na comunicação entre os setores e consequentemente causa o desequilíbrio e o resultado negativo em seu fluxo de caixa. 
4) A falta de sintonia entre os setores implica diretamente nas atividades e nos projetos de cada departamento, pois a decisão de um setor causa efeito em todos, como um efeito cascata, portanto, se não há uma sintonia, se não a dissipação de informação clara dentro da empresa e se o principal gestor da organização não consegue delimitar as funções corretas para cada setor o resultado com certeza não será positivo. Pode ser dado como exemplo o setor de oficina, pois tem seu maior lucro em serviços externos porém perde muito tempo em serviçosinternos de compras de lanchas usadas que necessitam de muito reparos. Com essa combinação de erros, consequentemente o resultado da empresa será prejudicado.
5) É de suma importância uma avaliação periódica de desempenho de todos os setores, pois essa avaliação aponta os pontos fortes e fracos de cada setor, para que os pontos fortes possam ser cada vez mais desenvolvidos e os pontos francos possam ser corrigidos. Mas para que tal ferramenta seja executada com sucesso é necessário os setores estarem sintonizados e integrados totalmente, seja por um sistema de informações bem estruturado, seja pelo simples e natural processo das atividades dentro da organização. Uma estrutura só consegue alcançar seus objetivos quando todos os setores estão falando a mesma língua, ou seja, estão unidos e focados em um único objetivo. É muito importante a ajuda mutua de todos os setores da organização.
6) Em vista do problema de estruturação seria necessário a implementação de um sistema de informações integrado entre os setores, onde ficaria claro todas as diretrizes, os produtos, dados financeiros em geral, como compras e vendas, e a definição de uma gestão adequada para cada setor procurando não afetar negativamente um outro setor na organização.Poderíamos usar como exemplo outra vez o setor da oficina, onde a compra das lanchas usadas seria acompanhada por todos os setores, mas o poder de decisão seria sobre o gestor da oficina, com isso todos os setores iriam se ajudar sem interferir na autonomia alheia.
Seria necessário também os três gestores dos departamentos da empresa junto ao Sr. Jacinto reunirem-se e expor seus problemas específicos de seus setores e a partir da coleta dessas informações elaborar soluções para otimizar e reduzir cada vez mais o prejuízo apresentado nesse exercício. É de grande importância que todos os funcionários participem de alguma forma de maneira a motiva-los a participar e compreender melhor as decisões da organização.
O Sr. Jacinto deve acompanhar os departamentos e fomentar as necessidades da empresa nessa reestruturação, onde trabalhando em conjunto e com espírito de coletividade, pois assim o lucro virá de forma natural.
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY
ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS
Curso de Administração
Jogos de Negócios:
Estudos de caso: Restaurante ComaBem LTDA e Lanchas Torpedo S/A
Sergio Ronaldo de Almeida Santos Junior - 2021925
Rio de Janeiro
 2014

Continue navegando