Buscar

psicologia trabalho

Prévia do material em texto

Faculdade Santíssimo Sacramento
Curso: Administração Semestre: 3°
Docente: Moacir Lira Disciplina: Psicologia
Discente: Maria Emília de Jesus Santos
1ª) Defina psicologia humanista
A psicologia humanista tem como principal característica considerar o ser humano como um todo. Ela se baseia no fato de que há múltiplos fatores envolvidos na saúde mental. Todos eles convergem e estão interligados: as emoções, o corpo, os sentimentos, o comportamento, os pensamentos, etc.
2ª) Quais os pressuposto básicos da teoria Humanista 
O primeiro teórico a desenvolver uma teoria humanista na psicologia foi Abraham Maslow, com sua pirâmide das necessidades. Suas ideias foram recebidas, mais tarde, por Carl Rogers na sua terapia centrada no cliente, assumindo assim um significado prático. A tese central de Carl Rogers é: O indivíduo possui possibilidades inimagináveis de compreender-se de modificar os conceitos que tem de si mesmo, suas posturas e seu comportamento; esse potencial pode ser liberado se a pessoa puder ser trazida a uma situação caracterizada por um clima favorável para o desenvolvimento psíquico. Os transtornos mentais originam-se, assim, através do bloqueamento do desenvolvimento natural do ser humano por fatores externos. Uma série de autores, que originalmente não pertenciam à psicologia humanista, desenvolveram abordagens que lhe são muito próximas. Entre eles o fundador da logoterapia Viktor E. Frankl, o psicanalista humanista Erich Fromm, e Fritz Perls, fundador da gestaltoterapia.
Pressupostos básicos de todas essas linhas são:
-O ser humano é mais do que a soma de suas partes tomadas individualmente;
-Ele vive em relações interpessoais;
-Ele é um ser consciente e pode desenvolver sua percepção;
-Ele pode decidir-se;
-Ele comporta-se de maneira intencional.
3ª) O que auto -realização ou auto atualização?
É autônoma e capaz de realizar seu próprio projeto de vida, e à cada realização alcançada ela é capaz de continuar prosseguindo e aprimorando suas realizações. 
É através da auto-atualização ou auto-realização que o ser humano alcança a realização pessoal.  Isso quer dizer que ele não aceitou a enculturação- o projeto de outrem. 
ex: não deixar de ser músico, que é o seu verdadeiro dom porque além de dizerem que more de fome, seu pai quer que seja médico.
4ª) Defina e exemplifique os conceitos : self ideal,empatia,incoguncia e responsabilidade
SELF IDEAL
Self ideal pode ser conceituado como o conjunto de características que o indivíduo gostaria de ter, isto é, uma visão ideal de si mesmo. A extensão da diferença entre o Self e o Self ideal é um indicador de desconforto, insatisfação e dificuldades neuróticas, por isso o self ideal pode se tornar um obstáculo ao desenvolvimento pessoal. 	
Empatia significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.
A empatia leva as pessoas a ajudarem umas às outras. Está intimamente ligada ao altruísmo - amor e interesse pelo próximo - e à capacidade de ajudar. Quando um indivíduo consegue sentir a dor ou o sofrimento do outro ao se colocar no se
A aceitação de si mesmo como se é na realidade, e não como se quer ser, é um sinal de saúde mental.  Esta aceitação de si mesmo não implica em resignação, mas sim como meio de estar mais próximo da realidade, pois é somente a partir do reconhecimento de suas características reais é possível buscar meios eficazes para o desenvolvimento.
Congruência é definida como o grau de exatidão entre a experiência da comunicação e a tomada de consciência. Ela se relaciona às discrepâncias entre experienciar e tomar consciência. Um alto grau da congruência significa que a comunicação (o que se está expressando), a experiência (o que está ocorrendo em nosso campo) e a tomada de consciência (o que se está percebendo) são todas semelhantes. 
A congruência é bem descrita por um Zen-budista ao dizer: “Quando tenho fome, como; quando estou cansado, sento-me; quando estou com sono, durmo”.
A incongruência ocorre quando há diferenças entre a tomada de consciência, a experiência e a comunicação desta.É definida não só como inabilidade de perceber com precisão mas também como inabilidade ou incapacidade de comunicação precisa.
Quando a incongruência está entre a tomada de consciência e a experiência, é chamada repressão. A pessoa simplesmente não tem consciência do que está fazendo. A maioria das psicoterapias trabalha sobre este sintoma de incongruência ajudando as pessoas a se tomarem mais conscientes de suas ações, pensamentos e atitudes na medida em que estes as afetam e aos outros.
Quando a incongruência é uma discrepância entre a tomada de consciência e a comunicação a pessoa não expressa o que está realmente sentindo, pensando ou experienciando. Este tipo de incongruência é muitas vezes percebido como mentiroso, inautêntico ou desonesto, mas a experiência mostra que nem sempre esta conclusão é verdadeira, aludindo mesmo uma inabilidade em expressão ou até em tomar consciência.
A incongruência pode ser sentida como tensão, ansiedade ou, em circunstâncias mais extremas, como confusão interna. Um paciente internado em hospital psiquiátrico que declara não saber onde está, em que hospital, qual a hora do dia, ou mesmo quem ele é, está exibindo alto grau de incongruência. A discrepância entre a realidade externa e aquilo que ele está subjetivamente experienciando tomou-se tão grande que ele não é capaz de atuar. A maioria dos sintomas descritos na Literatura psiquiátrica podem ser vistos como formas de incongruência. Para Rogers, a forma particular de distúrbio é menos crítica do que o reconhecimento de que há uma incongruência que exige uma solução.
As psicoterapias trabalham sobre este sintoma de incongruência, na medida em que ajudam as pessoas a se tornarem mais conscientes de suas ações, pensamentos e atitudes. Responsabilidade social é quando as empresas decidem, voluntariamente,contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo.
O conceito de responsabilidade social pode ser compreendido em dois níveis: onível interno relaciona-se com os trabalhadores e, a todas as partes afetadas pela empresa e que, podem influenciar no alcance de seus resultados. O nível externo são as consequências das ações de uma organização sobre o meio ambiente, os seus parceiros de negócio e o meio em que estão inseridos.
5ª) Como a teoria humanista explica a origem dos transtornos mentais?
A Psicologia Humanista norte-americana surgiu há cerca de cinqüenta anos, apresentando-se como uma terceira força capaz de fazer frente ao que julgava ser uma desumanização determinista da imagem de ser humano promovida pelo Behaviorismo e pela Psicanálise. Apresentando sua versão do objeto da Psicologia como dotado de um nível de liberdade, criatividade e pró-atividade, os principais representantes da Psicologia Humanista se recusaram a abandonar o método experimental, proclamando a sua abordagem como aderida à ciência moderna. Assim inauguraram um novo dilema, que tem acompanhado a história da Psicologia Humanista: deveria esta manter sua adesão ao método científico que não se adequa a seu objeto de pesquisa ou transformar a imagem de ciência que pratica para adequá-la à sua imagem de ser humano? Defende-se aqui tese de que a Psicologia Humanista, mesmo com as adesões proclamadas de Maslow e Rychlak, acabou por abandonar o método experimental para aderir a investigações.
6º)Qual a concepção de sujeito que podemos extrair da teoria humanista?
Fornece uma ampla perspectiva holística, ou seja, caracteriza-se por ver a pessoa como um todo, numa base global. Cada um dos aspectos possui a mesma relevância. Os pensamentos, o corpo, as emoções e o lado espiritual. Estes aspectos estão inter-relacionados e se confluem mutuamente.Eles são a principal via pela qual o indivíduo encontra a si mesmo.
A existência humana ocorre em um contexto interpessoal, portanto, é muito importante e necessário o relacionamento com os outros, levando em conta o contexto em que é produzido, para o desenvolvimento individual do ser humano.
As pessoas possuem a capacidade de fazer suas próprias escolhas de responsabilizar-se e de proceder para um desenvolvimento e implantação de seu próprio potencial.
Promove e facilita o desenvolvimento pessoal. O psicólogo serve como uma ferramenta para que a pessoa, através de recursos próprios, possa vir a compreender-se e desenvolver-se.
As pessoas têm uma tendência inata de auto realização. O ser humano pode confiar na sabedoria dessa parte do seu interior, já toda a cura está em suas próprias respostas. Isto precisa ser entendido, pois não é necessário controlar o ambiente ou controlar as próprias emoções suprimindo-as.
A psicologia humanista focaliza o indivíduo sob uma perspectiva global. Ela compreende que todos os aspectos que compõem o ser humano são importantes. 
O indivíduo é considerado um ser único, responsável por sua própria experiência. Capaz de se tornar ciente de seus próprios recursos; se desenvolver, alcançar a autorealização e descobrir todo o seu potencial.

Continue navegando