Discursiva - Gestão de Projetos
1 pág.

Discursiva - Gestão de Projetos


Disciplina<strong>gases</strong>1 materiais2 seguidores
Pré-visualização1 página
Durante o processo de escolha e priorização de projetos (o processo de portfólio), um dos projetos priorizados foi o de manutenção de parques ecológicos em Minas Gerais. O gerente de projetos tem a missão de gerenciá-lo de acordo com as leis e normas de sustentabilidade.
	Porém, o que ele deve fazer para que o projeto se adeque aos conceitos de sustentabilidade e o que ele pode fazer para que o plano de riscos seja bem executado?

	Sobre o processo de escolha e priorização de projetos, é preciso que haja uma preocupação com a sustentabilidade. Os aspectos ambientais, por exemplo, precisam ser considerados no início da concepção do projeto, escolha do local, a análise dos impactos sobre a natureza, a identificação e a mensuração das compensações ambientais necessárias são subsídios que auxiliam a análise de viabilidade do projeto. Da mesma forma, os aspectos sociais e econômicos também serão fonte de informação importante para analisar a viabilidade de execução daquele empreendimento.
	Dessa forma, a preocupação com a sustentabilidade ambiental, social e econômica de um projeto precisa ocorrer desde a sua concepção e deve, necessariamente, ser considerada como um fator decisivo de análise de viabilidade.
	Porém, o que ele deve fazer para que o projeto se adeque aos conceitos de sustentabilidade e o que ele pode fazer para que o plano de riscos seja bem executado?
Para que um projeto seja sustentável, e necessário que nenhuma das medidas tomadas nele agrida o meio ambiente, mantendo o projeto economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito.

Quando um projeto e submetido a avaliação de viabilidade ou priorização para a sua execução, ele deve passar pela análise de sustentabilidade
(Se o projeto será ou não sustentável).

Em relação aos conceitos de sustentabilidade, o primeiro passo seria definir todos os requisitos que precisam ser atendidos para que o parque seja considerado adequado, tanto do ponto de vista da legislação vigente, quanto da própria instituição. Em seguida, ele deve avaliar os aspectos que já atendem a esses requisitos e aqueles que precisam ser incluídos ou modificados.

De posse dessa listagem, a ação seguinte seria definir o plano de ação e o cronograma das atividades de regularização. O ideal seria manter tudo isso documentado como forma de evidenciar o cumprimento dos requisitos em processos de auditoria interna e externa.

Em relação à gestão de riscos, após as definições relacionadas ao levantamento, classificação e tratamento dos riscos, é preciso que ele defina formas de controle periódicas que evidenciem o cumprimento das determinações. Uma estratégia eficiente, seria a simulação das situações críticas levantadas e análise do poder de resposta dos envolvidos.

Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/9036999#readmore

O primeiro passo a seguir em relação aos conceitos de sustentabilidade seria estudar sobre o assunto e projetos que já foram posto em pratica e se adequar a eles. Ter uma equipe que fique encarregada do levantamento da legislação federal e estadual. Definir todos os requisitos para que o parque não saia fora do que está sendo planejado e atenda tanto a legislação quanto a instituição.

Para a gestão de riscos é importante definir: os materiais e métodos, preços e variações, Prazo da entrega, tarefas de cada pessoa na equipe, definir os riscos e os pontos positivos e negativos. Fazer simulações de possíveis situações que possam vim a dar errado para ter uma solução rápida e eficaz.

Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/9036999#readmore

A questão traz a ideia de que o projeto em questão está bem definido. Vamos às respostas:

Com relação à adequação do projeto aos conceitos de Sustentabilidade, uma solução seria montar uma equipe para estudar alguns exemplos de projetos que se pareçam ao que será executado.

Fazer um levantamento do que a legislação federal e estadual exigem para a execução deste projeto também é importante.

Para que o Plano de Gerenciamento dos Riscos seja bem executado, é fundamental que alguns ponto estejam bem definidos, são eles: a metodologia (materiais e métodos); as funções e responsabilidades (tarefas de cada pessoa na equipe); Orçamento (preços e variações); Prazo; Categorizar os riscos (positivos e negativos) e Criação de relatórios das atividades realizadas. Essas ações o ajudarão durante à execução deste projeto.

Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/12371136#readmore