Buscar

Roteiro Membrana Plasmática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 13 – Anexo 01
Membrana Plasmática - Contextualização
Menino de 3 anos de idade é levado ao serviço médico em razão de uma tosse purulenta crônica que não responde aos antibióticos receitados recentemente. Ele não tem febre ou contato com outras pessoas doentes. Sua história médica inclui distensão abdominal, dificuldade para defecar e vômito quando criança. Ele continua a ter fezes volumosas e de odor fétido, mas não apresenta diarreia. Tem vários parentes com doença pulmonar crônica e problemas de “estômago”, alguns até morreram em idade precoce. O exame físico demonstra um menino magro e com aparência abatida e debilitada. Ao examinar os pulmões revela-se respiração bilateral fraca na base e ronco grosso. Foi realizado teste de eletrólitos no suor com resultado positivo. 
Resumo: menino caucasiano de 3 anos de idade tem história de doença pulmonar crônica, problemas gastrointestinais e apresenta resultado positivo no teste de eletrólitos no suor. Ele também tem história familiar de sintomas semelhantes. 
Diagnóstico provável: Fibrose cística. 
Mecanismo da doença: Doença autossômica recessiva resultante de canais iônicos de cloreto defeituosos nas glândulas exócrinas e no epitélio do pâncreas, de glândulas sudoríparas e glândulas mucosas nos tratos respiratório, digestivo e reprodutivo. 
A fibrose cística é uma doença hereditária que afeta aproximadamente 1 a cada 2.500 indivíduos de origem caucasiana. Os pacientes afetados em geral apresentam secreção anormal na mucosa e nas glândulas sudoríparas, levando a infecções respiratórias, obstrução gastrointestinal e disfunção das enzimas pancreáticas, que, por sua vez, conduzem à má absorção de nutrientes e secreção excessiva de eletrólitos no suor. A proteína reguladora de condutância transmembrana da fibrose cística (CFTR, do inglês, cystic fibrosis transmembrane conductance regulator) está defeituosa, levando ao transporte anormal de cloreto. 
 
Descreva qual tipo de proteína de membrana é CFTR, e qual tipo de transporte ela realiza?
Membrana Plasmática - Estudo dirigido
1. O modelo utilizado para explicar a organização espacial dos constituintes da membrana plasmática se denomina “mosaico fluido”. Demonstre, por meio de um esquema (desenho), as moléculas que fazem parte da sua estrutura, as suas respectivas funções e explique a razão pela qual o modelo possui essa denominação. 
2. Substâncias lipofílicas tendem a atravessar a membrana com maior facilidade, enquanto substâncias hidrofílicas apresentam maior dificuldade. Por que isso ocorre? 
3. Quais as modalidades de transporte que ocorrem através da membrana plasmática? 
4. Explique os tipos de proteínas que atuam nos processos de transporte na membrana plasmática. 
5. Microvilos, desmossomos e junções aderentes são exemplos de especializações da membrana plasmática. Cite exemplos de tecidos em que sejam funcionalmente importantes.
Membrana Plasmática – Mapa conceitual
Em grupo, levante o maior número de palavras relevantes em relação ao assunto.
Filtre as palavras em 3 – 5 níveis de relevâncias
Iniciando pelo tema central MEMBRANA PLASMÁTICA, inicie a distribuição dos termos sempre fazendo o link entre dois termos através de um verbo ou uma ação. 
OBS. Cada termo levantado na etapa 1, obrigatoriamente deve aparecer no mapa conceitual e deverá efetuar pelo menos uma ligação com outro termo do mapa.
Ex.

Outros materiais