Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
17 pág.
Fundamentos filosóficos e Ética.

Pré-visualização | Página 1 de 5

Fundamentos filosoficos
Questão 1/2 - Fundamentos filosóficos da Educação
Leia o fragmento de texto: 
“Sócrates, Platão e Aristóteles se tornaram inimigos mortais da sofística devido exatamente aos seus ensinamentos em torno da verdade. Tendo virado a pergunta filosófica para a questão do ser do homem, a filosofia socrática trata de problemas comunitários da cidade”. 
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível no livro: BATISTA, William José. O devir da verdade: fundações da filosofia. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2002. p. 40. 
De acordo com o conteúdo abordado nas aulas e no livro-base Fundamentos filosóficos da educação a respeito do pensamento de Sócrates, leia as afirmativas a seguir e assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
I. (F) A noção de bem e de mal, no pensamento socrático, esvaziou-se de sentido, pois não há verdade posta sobre tais conceitos.
II. (V) A verdade nem sempre pode ser facilmente vista, pois o discurso humano, segundo Sócrates, é carregado de ambiguidades e contradições.
III. (V) O pensamento de Sócrates somente pode ser conhecido de forma indireta, visto que esse filósofo não nos deixou registros escritos.
Agora, assinale a sequência correta:
	
	A
	F, V, V
	
	B
	V, V, F.
	
	C
	F, F, V.
	
	D
	V, F, V.
	
	E
	V, F, F.
Questão 2/2 - Fundamentos filosóficos da Educação
Leia o extrato de texto a seguir:
“Descrever a filosofia medieval é descrever um fenômeno complexo. Primeiramente porque não podemos pensar que a única filosofia produzida durante a Idade Média seja a cristã. [...] Mas a filosofia medieval é um fenômeno complexo ainda por uma segunda razão: estudiosos discutem para saber se de fato houve filosofia nesse período, ou se tudo o que se fez foi teologia”.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível no livro: STORCK, Alfredo Carlos. Filosofia medieval. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. p. 8,9.
De acordo com o fragmento de texto acima e com o conteúdo do livro-base da disciplina Fundamentos filosóficos da educação, leia as afirmativas a seguir e assinale V, para as afirmativas verdadeiras, e F para as falsas:
I. (F) Filosofia e religião tornaram-se, na Idade Média, aspectos completamente diferentes entre si, sendo impossível relacioná-las.
II. (V) A religião cristã tornou-se, em muitos aspectos, um empecilho para o desenvolver do pensamento filosófico.
III. (V) Alguns pensadores gregos foram rejeitados, e seus pensamentos eram tidos como contrários à fé cristã.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	F – V – F.
	
	B
	V – V – F.
	
	C
	V – F – F.
	
	D
	F – F – V.
	
	E
	F – V – V.
Questão 1/2 - Fundamentos filosóficos da Educação
Considere a seguinte citação: 
“É conhecido como a época das luzes (Aufklärung), movimento cultural europeu que marca todo o século XVIII, sem uma filosofia própria, mas influenciado pelas filosofias de Descartes, Bacon, Locke, Leibiniz, empiristas e racionalistas anteriores”.
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível no livro: THUMS, Jorge. Ética na educação: filosofia e valores na escola. Canoas: ULBRA, 2003. p. 248.
De acordo com a citação acima, com as aulas e o livro-base da disciplina Fundamentos filosóficos da educação, o movimento que melhor representa a ruptura com as tradições herdadas do período medieval, valorizando o ser humano e sua capacidade racional, chama-se:
	
	A
	ultramontanismo.
	
	B
	iluminismo.
	
	C
	darwinismo.
	
	D
	parlamentarismo.
	
	E
	neologismo.
Questão 2/2 - Fundamentos filosóficos da Educação
Considere a seguinte afirmação: 
“A educação é ela própria uma tarefa impossível. Ela é, segundo Rousseau, uma arte – não uma ciência! – cujo êxito é improvável porque jamais seremos capazes de controlar o concurso de todos os mestres. Mas isso não a torna menos relevante. O ser humano nasce fraco, carente de tudo, e só a educação faz com que ele desenvolva meios para a sobrevivência. ‘Tudo o que não temos ao nascer e de que precisamos quando grandes nos é dado pela educação’”. 
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível no livro: STRECK, Danilo R. Rousseau & a educação. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p.30. 
Tendo por base o conteúdo das aulas e o livro-base da disciplina Fundamentos filosóficos da educação sobre Rousseau e a educação, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas: 
I - (V ) A criança, por viver um mundo de espontaneidade, desconhece o significado do conceito de disciplina, então o castigo e a punição física são um problema para ela.
II - (F ) A sua obra intitulada O Cândido retoma os ideais burgueses, propondo uma discussão sobre o currículo da educação das crianças.
III - ( V) A sua proposta de educação prevê que a criança passe a maior parte do tempo possível afastada da civilização em contato com a natureza. 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	F – V – V.
	
	B
	V –F– F.
	
	C
	V – F – V.
	
	D
	F – F – V.
	
	E
	V – V – F.
Questão 1/2 - Fundamentos filosóficos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Certeza se opõe a indecisão. A certeza indica, afirma Comte, a eliminação das dúvidas, dos problemas insolúveis da antiga metafísica: não existem problemas que não possam ser resolvidos com os resultados da ciência - nem o homem deve pôr-se outros problemas, estes seriam, na linguagem moderna, pseudoproblemas”.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível no livro: ROVINGHI, Sofia Vanni. Filosofia contemporânea: do século XIX à neoescolástica. 3ª ed. São Paulo: Loyola, 2004. p. 120. 
De acordo com a afirmação acima e com o conteúdo do livro-base da disciplina Fundamentos filosóficos da educação, qual motivo faz com que a metafísica seja, segundo Comte, substituída pelo método positivo da ciência?
	
	A
	Segundo Comte, a metafísica, enquanto método, não chega a explicar,
 de fato, coisa alguma.
	
	B
	Segundo Comte, a metafísica explica apenas mistérios da natureza, 
baseados em elementos sobrenaturais.
	
	C
	Segundo Comte, a metafísica busca apenas uma 
reinterpretação das ideias de Marx e Engels.
	
	D
	Segundo Comte, a metafísica inspirava o fortalecimento
 do clero e a valorização dos ideais burgueses.
	
	E
	Segundo Comte, a metafísica, enquanto método, 
postula um retorno à verdadeira essência humana.
Questão 2/2 - Fundamentos filosóficos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
“As representações coletivas são uma das expressões do fato social. Elas compreendem os modos ‘como a sociedade vê a si mesma e ao mundo que a rodeia’ como, por exemplo, a massa de indivíduos que a compõem, as coisas de que se utilizam e o solo que ocupam, representando-os através de suas lendas, mitos, concepções religiosas, ideais de bondade ou de beleza, crenças morais etc.".
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: QUINTANEIRO, Tânia; BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira; OLIVEIRA, Márcia Gardênia de. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber. 2ª ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002. p. 71.
Considerando a afirmação acima e os conteúdos do livro-base da disciplina Fundamentos filosóficos da educação, leia as afirmativas a seguir, que tratam do pensamento de Durkheim relativo à sociedade, e assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as afirmativas falsas.
I. ( V) A partir da compreensão científica da sociedade é possível, segundo Durkheim, produzir transformações que a melhorem.
II. (F ) Do mesmo modo que Karl Marx, Durkheim ressalta o papel positivo que existe nos conflitos para a transformação da sociedade.
III. ( V) As ideias de Durkheim sobre a sociedade influenciaram outros sociólogos, por diversas gerações.
Agora, assinale a sequência correta:
Página12345