Buscar

pcc 5

Prévia do material em texto

Prática como Componente Curricular (PCC) referente ao 5° semestre letivo do curso de Licenciatura em Matemática.
5° Semestre
Turma 2016-1
ALGEBRA:
Critérios de divisibilidade são formas de ajudar a identificar se um número é divisível por outro.
Um número é divisível por outro, se a sobra da divisão é igual a zero. 
Regras:
Divisibilidade por 1:
É trivial; Todo número é divisível por 1.
Divisibilidade por 2:
Um número é divisível por 2, quando ele é par, isto é, quando ele termina em 0,2,4,6,8.
Divisibilidade por 3:
Todos os números que a soma dos seus algarismos seja um número múltiplo de 3.
Para o número 3429, fazemos assim  , como 18 é múltiplo de 3, então 3429 é divisivel por 3.
CRITÉRIO DA DIVISIBILIDADE POR 4
Todos os números que os dois últimos algarismos sejam múltiplos de 4.
Exemplo:
Para o número 436, o número 36 é multiplo de 4 por isso 436 é divisivel por 4. 
CRITÉRIO DA DIVISIBILIDADE POR 5:
Todos os números que acabam em "0" ou em "5".
Exemplo:
Os números 5, 10,15,20, 25, ..., 35475865, ..., 100000000, etc
CRITÉRIO DA DIVISIBILIDADE POR 9:
Todos os números que a soma dos seus algarismos seja um número múltiplo de 9.
MATEMATICA INTEGRADA:
A proposta do “Vamos Contar” é extremamente interessante, pois abrange diversas situações e atividades criativas para se trabalhar em ala de aula com os alunos. Dentre as mais interessantes na matemática, destaco “O gráfico das alturas dos alunos”, juntamente com “A mediana”, seriam propostas interessantíssimas no ensino da matemática, pois despertariam ainda mais a curiosidade dos alunos na disciplina. Contudo, ressalto que são ótimos conteúdos e de ótimo aproveitamento para utilização. 
FÍSICA GERAL:
Tensão Superficial
Esse experimento é bem simples e você só vai precisar de um copo, água e moedas. Comece enchendo o copo com água até a boca. Coloque as moedas dentro do copo com cuidado, uma a uma. Ao adicioná-las, observe como se forma uma proeminência de água que chega a se elevar em relação à boca do copo, porém, sem transbordar. Esse fenômeno chama-se tensão superficial. Ela atua como uma membrana que impede que a água transborde, mesmo com o copo cheio. Isso acontece devido à força de coesão entre moléculas semelhantes, sendo atraídas pelas outras abaixo e ao lado delas, criando uma espécie de película.
A introdução à Física por meio de experimentos de fácil compreensão pelo alunos é essencial para despertar o interesse pela disciplina, tornando  a aprendizagem dessa disciplina mais dinâmica e menos maçante. A comprovação e aplicação prática dos conceitos estudados em sala pode dar aos alunos a motivação necessária para os estudos, esperanto o pensamento crítico e aguçando capacidades investigativas.
Tudo isso pode ser conseguido através de experiência simples de realizar e acessíveis aos estudantes. Ao observarmos o que está ao nosso redor, podemos tentar explicar os fenômenos do nosso cotidiano com os conceitos da Física. Essa abordagem mais próxima à realidade dos estudantes facilita a contextualização do conhecimento, tornando-a mais fácil de assimilar e fazendo com que cada vez mais estudantes se interessem pela ciência.
Pressão Atmosférica:
Essa experiência é para demonstrar os efeitos da pressão atmosférica. Para realizá-la, você vai precisar apenas de uma vela, de um copo de vidro, de uma bexiga cheia de ar e um recipiente raso com água. Primeiro, esquente o ar dentro do copo colocando-o com a boca virada sobre a vela. Em seguida, encoste a bexiga na boca do copo, vire-o para cima e coloque-o dentro do recipiente. Espere que a água resfrie o ar dentro do copo. Aguarde um instante e puxe a bexiga para cima. Você vai ver que o copo está “grudado” ao balão e não cairá quando você levantá-los.
Por que isso acontece? Quando o ar de dentro do copo foi resfriou, a pressão interna diminuiu. Com isso, a pressão atmosférica empurra a bexiga para dentro do copo, fazendo com que fique preso. Ao realizar o experimento, é possível perceber que a pressão é tanta que é necessária certa força para conseguir “desgrudar” o balão do copo.
Tal experiência aparenta ser bastante atraente para o uso em sala-de-aula, por ser fácil de preparar e os materiais serem simples de encontrar. Sendo assim, despertará a curiosidade e chamará atenção dos alunos. Vale ressaltar, que é uma experiência com baixo risco de acidentes. 
METOLOGIA DO TRABALHO ACADEMICO:
No mundo atual, na sociedade em que estamos vivendo, as pessoas estão adaptadas a viver de aparências. A charge é uma visão clara do que estamos vivenciando dia a dia. As pessoas estão invertendo os valores de maneira demasiada, tanto que na imagem, vemos uma família morando em baixo da ponte, porém, com uma televisão de plasma de última geração. Contudo, observamos que existem outras prioridades, uma casa por exemplo, seria amplamente mais necessário do que a televisão. Portanto, devemos rever nossos valores e observar em que estamos dando mais prioridade em nossas vidas. A charge expressa evidentemente a inversão de valores do mundo atual. 
ANALISE MATEMATICA:
O principal objetivo da mesma é discutir as mais variadas questões relacionadas a problemática. A mesma vem se estruturando anualmente, desde o princípio até nos dias atuais. De início temos a definição de função, logo após variáveis e limites, quantidade infinitamente pequenas, convergências, derivada, integral, teorema fundamental do cálculo, funções patológicas, dentre diversas outras situações, a analise matemática vem se expandindo, ganhando seu espaço cada vez mais e se relacionando com a teoria e a prática. Vale ressaltar, que a disciplina favorece de maneira satisfatória na formação do professor, pois agregam um envolvimento consistente dos conjuntos numéricos e dentre outros âmbitos. 
PRÁTICA DE ENSINO: TRAJETÓRIA DA PRÁXIS:
A comunicação é o fator primordial para a sobrevivência, sucesso, felicidade, realização profissional e pessoal de qualquer ser. 
Os educadores devem interesse no desempenho dos educandos e incentivá-los. 
Deve haver comunicação diariamente entre educandos, professores, pais, coordenação. Para um melhor desenvolvimento e rendimento escolar. 
O bom desenvolvimento do aluno, não se faz apenas no colégio e em suas atividades escolares, assim como a construção do cidadão não é feita somente pela convivência familiar. 
A educação é um misto de práticas vistas no lar e na escola. 
O mundo atual está passando por inúmeras e cada vez mais variadas transformações, e isso vem trazendo novos conhecimentos, novas coisas, que devem estar na realidade de cada um, para um melhor aproveitamento das tecnologias a nosso favor.
https://matematicabasica.net/criterios-de-divisibilidade/
http://algebraematematica.blogspot.com.br/2015/01/criterios-de-divisibilidade.html
https://www.google.com.br/search?ei=BsLnWpHUBcq6wASXrZiQBQ&q=criterio+de+divisibilidade+na+algebra&oq=criterio+de+divisibilidade+na+algebra&gs_l=psy-ab.3...90
http://blog.homelab.com.br/5-experiencias-de-fisica-simples-para-fazer-em-sala-de-aula/
http://www2.seduc.mt.gov.br/-/o-professor-frente-as-novas-tecnologias-de-informacao-e-comunicac-1
http://www.revistas.udesc.br/index.php/matematica/article/view/4511
https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/126211/ISBN9788579836015.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Continue navegando