A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
29 pág.
QUESTÕES OBJETIVAS DE GESTÃO DA QUALIDADE DE PRODUTOS E PROCESSOS

Pré-visualização | Página 1 de 9

1-O PMI (Project Management Institute) oferece um programa completo de certificações para profissionais de projetos de todos os níveis de escolaridade e de qualificação. Atualmente, constituído por seis certificações, o programa demonstra tanto seu empenho em sua profissão quanto sua perícia por meio de educação, experiência e competência certificadas. A credencial mais reconhecida é a PMP (Project Management Professional) que é acreditado pelo Instituto de Padrões Nacional Americano (ANSI) junto à Organização Internacional para Padronização (ISO) 17024. O padrão 17024 inclui requisitos vigorosos para o desenvolvimento e a manutenção do exame e para que os sistemas de gerenciamento de qualidade continuem garantindo a mesma. Diante do exposto, classifique
V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) O PMI oferece seis certificações que atestam conhecimento e competência, dentre as quais a de Profissional em Gerenciamento de Projetos (PMP)®. Os salários e as oportunidades de carreiras dos profissionais certificados demonstram que os empregadores reconhecem o valor agregado por aqueles que possuem essas certificações.
( F ) A gestão da qualidade feita por profissionais com certificação PMI é sempre diferente do usual ou de metodologias aprendidas na faculdade e cursos já que são baseados na própria experiência profissional do indivíduo.
( F ) Para o caso do profissional com bacharelado completo, as 4500 horas de certificação PMP devem ser atestadas por meio de gravação em Fita VHS dessas horas, resultando em um total de 2289 fitas.
( V ) PMP é um título de certificação na área de gerenciamento de projetos, concedido pelo PMI (Project Management Institute), que garante, no mínimo, que a pessoa detentora desse título possui qualidade profissional e acadêmica na área.
FONTE: PMI. Disponível em: <http://brasil.pmi.org>. Acesso em: 20 ago. 2014.
2-É importante para as organizações a implantação de uma cultura de prevenção dos problemas, ao invés de apenas resolvê-los. Essa forma de abordagem dos problemas é contemplada em diversas ferramentas da qualidade. No que consiste o método Poka Yoke desenvolvido pelo engenheiro japonês Shigeo Shingo?
( X ) Aplicação de mecanismos para controlar a ocorrência, repetição ou reincidência do defeito, tendo como foco evitar a ocorrência de erros humanos.
( ) É uma ferramenta para identificar causas potenciais dos motivos de parada de um determinado processo. Utiliza um formulário específico ou papel milimetrado.
( ) É um dispositivo criado para assegurar que a primeira peça que entra seja a primeira que saia, valendo-se, para isso, de mecanismos automáticos de controle de qualidade do produto acabado.
( ) É uma ferramenta do Just-in-Time utilizada para ´puxar` a produção. Após a aplicação do método, é esperado um aumento na produtividade.
3-O método PDCA pode ser utilizado com elemento base para a melhoria dos processos, tendo como elementos apoiadores das ferramentas da qualidade o gráfico de Pareto, diagrama de causa e efeito, 5W2H, entre outros. Todas essas ferramentas em conjunto com o PDCA possibilitam que as soluções dos problemas sejam organizadas e ordenadas de forma lógica. A aplicação do PDCA é baseada em quatro etapas que proporcionam sua própria denominação, isto é, "P-D-C-A". Sobre as etapas e suas características, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- (Plan) Planejar.
II- (Do) Executar.
III- (Check) Checar.
IV- (Action) Padronizar.
( IV ) Com a eliminação das principais causas das não conformidades, são desenvolvidos padrões para sustentar as melhorias.
( II ) Constitui em aplicar o plano de ações e obter os dados para serem avaliados.
( III ) São analisadas as soluções e as modificações de processo provenientes das ações realizadas por meio de relatórios.
( I ) São definidas as metas e avaliados os dados e aspectos associados com as não conformidades.
4-A implantação do gerenciamento pelas diretrizes deve ser iniciada com a intensa participação e o comprometimento da alta direção da empresa, ter acompanhamento e treinamento dos envolvidos no processo, a partir da avaliação e entendimento do negócio, para que se possa ter um entendimento das necessidades, dos problemas e quais pessoas serão envolvidas. Sobre as etapas da implantação do gerenciamento de diretrizes, analise as sentenças a seguir:
I- A implantação de um sistema de coleta e análise de dados eficiente, personalizado conforme as necessidades do processo do negócio.
II- Ter um robusto gerenciamento funcional para seja possível ter uma gestão eficaz da rotina dos processos.
III- É importante ter um apoio e comprometimento da alta direção da empresa.
IV- Desenvolver um método de resolução de problemas adequado às estratégias da empresa.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a sequência dessas etapas:
( ) IV - III - II - I. 
( ) II - IV - I - III. 
( ) I - II - III - IV. 
( X ) III - I - IV - II.
5-Na produção artesanal, o foco da qualidade é o produto, visando a atender às necessidades dos clientes. Contudo, para viabilizar a produção em massa, o foco da qualidade passou a ser o processo, embora o objetivo seja ainda atender às necessidades dos clientes. Com relação a esse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) No início do desenvolvimento da indústria automobilística, as peças eram produzidas de forma artesanal. Assim, os automóveis tinham maior qualidade, além de não haver diferenças significativas entre veículos.
( V ) A qualidade com foco no processo passa pela identificação de causas de paradas de produção e implantação de ações para que essas paradas sejam minimizadas ou eliminadas.
( V ) O controle dimensional de peças em um processo produtivo permite maior garantia de sucesso na montagem do produto final.
( F ) Nas linhas de montagem para produção em massa de Henry Ford, cada colaborador era treinado em todas as etapas de fabricação do produto. Com esse procedimento, buscava-se garantir a qualidade do produto.
6-Uma empresa, quando considerada honesta, somente pode sobreviver dentro de uma sociedade se for para contribuir para a satisfação das necessidades das pessoas, sendo este o seu objetivo principal. Sob este aspecto, a primeira prioridade da empresa são os consumidores. É necessário que eles estejam satisfeitos por um longo tempo após a compra do seu produto ou utilização do seu serviço. Sobre as ações de controle da qualidade, há quatro passos/formas de se alcançar o seu objetivo. Observe esses passos:
I- O custo é um critério importante a ser avaliado. Assim como os custos intermediários, custo de compras, onde o preço deve refletir a qualidade, pois cobra-se pelo valor agregado.
II- Mede o nível de satisfação de um conjunto de pessoas, pode ser avaliado de tais maneiras, como o índice de absenteísmo, reclamações, comportamentos etc.
III- É um sistema gerencial, que parte do reconhecimento das necessidades das pessoas e estabelece padrões para o atendimento destas necessidades, está diretamente ligada à satisfação do seu cliente interno ou externo.
IV- Sobre uma análise dos critérios de qualidade total, são medidas as condições de entrega dos produtos ou serviços indicadores de atraso, de entregas e quantidades incorretas.
Agora, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a sequência das quatro etapas de
Qualidade, Custo, Entrega e Moral:
( ) IV - III - II - I. 
( ) II - IV - I - III. 
( X ) III - I - IV - II. 
( ) I - II - III - IV.
7-O controle de processo é exercido por meio do Ciclo PDCA, que é um método utilizado para promover a melhoria contínua através de quatro etapas sequenciais: Planejar, Executar, Verificar e Atuar Corretivamente. Sua finalidade principal é facilitar a análise dos processos de gestão da empresa, buscando torná-los mais claros e objetivos, alcançando melhoria nos resultados no sistema de gestão do negócio. Analise as quatro etapas de um processo de melhoria:
I- Confrontar

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.