Buscar

Av1 e av2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Av1 - Gestão da Qualidade e Acreditação Hospitalar Período: 06/04/2015
1) A crescente busca da qualidade dos serviços de saúde vem de encontro as necessidades dos clientes e eficácia no cuidado ao cliente. No que tange seu conceito, podemos considerar:
a) A qualidade constitui-se de um elevado padrão de assistência que depende unicamente do bom desempenho do gestor hospitalar.
b) Considera-se o envolvimento dos profissionais e sua capacitação como determinantes fortes no desenvolvimento da qualidade, uma vez que estes operacionalizam as atividades assistenciais planejadas pela gestão da organização.
c) A grau de qualidade encontrada num serviço de saúde depende unicamente da análise do produto final da assistência prestada, ou seja, a recuperação da saúde do cliente. 
d) O nível de qualificação dos recursos físicos pouco influenciam na qualidade assistencial, uma vez que esta possui um caráter majoritariamente humanístico.
2) A gestão da qualidade sofreu diversos avanços ao longo dos anos e se fortaleceu no Brasil a partir da década de 70. Na gestão da qualidade contemporânea, alguns atributos são fortemente valorizados. Com relação a eles, assinale a alternativa correta:
I.Foco no cliente
II.Foco principal na inserção de tecnologia de ponta.
III.Participação restrita dos gestores nos processos decisórios.
IV.Melhoria contínua de qualidade dos processos.
a) Apenas I e II
b) Apenas I e III
c) Apenas I, II e III
d) Apenas I e IV
3) No setor da saúde, a busca pela qualidade sempre esteve presente, no entanto foi sistematizada e desenvolvida de maneira formal a partir da década de 80. Com relação esta ideologia na área de prestação de serviços em saúde, assinale e alternativa correta.
a) Foi iniciada concomitantemente a aplicação dos preceitos da qualidade na indústria, utilizando-se dos mesmos ideais.
b) A partir deste momento, os ideais de padronização das atividades e a valorização de processos foram abandonados, voltando-se a atenção apenas para o resultado final do processo de prestação de assistência em saúde.
c) Neste período, iniciou-se a aplicação dos preceitos da Qualidade Total, proveniente da indústria, em que o foco de trabalho consistiu na valorização dos processos gerenciais em detrimento da melhoria contínua de qualidade.
d) O foco de atenção da Qualidade Total, que direciona a busca pela qualidade nos serviços de saúde, está na satisfação dos clientes por meio da melhoria contínua de produtos e serviços.
4) Uma instituição hospitalar desenvolve seu planejamento de trabalho partindo de uma iniciativa da alta gestão, mas que envolve os demais profissionais da organização, determinando, em conjunto, os objetivos e metas a serem cumpridos e desenvolvendo as estratégias a serem seguidas. Como foco de atenção, procura conhecer o perfil e necessidades dos clientes, sejam eles internos (pacientes) e externos (profissionais da organização), desenvolvendo uma política de controle contínuo de qualidade, com aplicação de processos avaliativos e desenvolvimento de estratégias para a melhoria contínua da assistência prestada. Podemos considerar que esta instituição:
a) Utiliza os preceitos da qualidade total no desenvolvimento de sua gestão, valorizando, em primeira instância, os resultados da assistência.
b) Utiliza da metodologia tradicional de gestão dos serviços, em que o padrão de qualidade é determinado a partir do ponto de vista do gestor.
c) Vai contra os preceitos da Qualidade Total, uma vez que seu foco principal se dá nas necessidades do cliente, buscando a melhoria contínua de qualidade.
d) Vai ao encontro dos princípios da qualidade total, ao valorizar a participação dos profissionais na elaboração do planejamento de desenvolvimento das atividades.
5) Ao conceituar a qualidade, observa-se o impacto da subjetividade a ela atribuída, uma vez que, em muitos casos, sofre interferência de juízo de valores inerentes a quem o aplica. Mediante isto, algumas definições e classificações são ofertadas para melhor determinação do conceito. Quanto as referidas classificações, podemos considerar como correto. Alternativas:
a) Qualidade Essencial compreende aspectos relacionados as características técnicas do produtos que lhe permitem apenas o cumprimento com a função a qual foi destinada, sem priorizar as necessidades do cliente.
b) A qualidade defensiva consiste na característica do produto ou serviço que reflete apenas o gosto e concepção de qualidade que o produtor tem.
c) A Qualidade Atrativa configura-se como a característica do produto ou serviço que atrai o interesse do cliente, eliminado o que pode vir a desagradá-lo, determinando assim, competitividade.
d) A Qualidade Ofensiva, vem de encontro com a necessidade de conferir ao produto e serviço características que agridam a concorrência, acirrando a competitividade.
Av2 - Gestão da Qualidade e Acreditação Hospitala Período: 13/04/2015 
1) Na concepção atual da qualidade em saúde, muito se fala da gestão de processos como uma estratégia de delineamento das atividades assistenciais ou não-assistenciais, de forma planejada, interdisciplinar e passível de reavaliações e reorientações para a melhoria da qualidade do atendimento e alcance de bons resultados para o cliente. Com base em seus conhecimentos, podemos considerar como correta:
I. A gestão de processos deve ser pautada na utilização de padrões que determinam como essas atividades assistenciais devem ser realizadas, orientando os trabalhadores na melhor execução da assistência e permitindo um encaixe estratégico efetivo.
II. Na gestão de processos não se valoriza os resultados da assistência, uma vez que considerar o desenvolvimento correto das atividades é suficiente para determinar a satisfação do cliente.
III. Na gestão de processos não existe a incorporação dos profissionais na determinação das estratégias de trabalho e sua capacitação, uma vez que são mero executores das atividades técnicas assistenciais. Alternativas:
a) Apenas a alternativa I.
b) Apenas as alternativas I e II.
c) Apenas as alternativas I e III
d) Todas as alternativas.
2) O mapeamento consiste em uma forma de identificar e conhecer os diferentes processos na organização do trabalho, bem como delinear as atividades inerentes a cada um deles. Uma das formas de se realizar um mapeamento de processo está na utilização de ferramentas, como os fluxogramas. Sobre esta ferramenta, podemos considerar como correto: Alternativas:
a) Consiste em um modelo de registro gráfico dos processos de trabalho que, apesar de sua importância gerencial, é complexo e exige do profissional, grande envolvimento com a organização para conseguir interpretá-lo.
b) Consiste em uma das melhores formas de visualização dos processos de trabalho, uma vez que permite fácil compreensão e análise.
c) Os fluxogramas, por si só, permitem identificar a descrição de cada atividade e quem a realiza.
d) A utilização de fluxogramas permite apenas a observação dos processos por setores isolados, não oportunizando o olhar sobre diversos setores inter-relacionados.
3) Considerando que todos os processos determinados em uma organização, por mais formalizado que se apresente, sofrem interferências especialmente das pessoas que os produzem. Mediante isto, algumas ferramentas são utilizadas para garantir a padronização dos processos de desenvolvimento do trabalho, de forma congruente com as expectativas do cliente e com os objetivos da organização. Como exemplo, podemos citar os Procedimentos Operacionais Padrão (POP) e afirmar que:
I.Os POPs consistem em ferramentas utilizadas para especificar e detalhar as atividades a serem desenvolvidas dentro de um processo, de forma padronizada, direcionando os profissionais na plena execução de seu trabalho
II.Sua elaboração deve ser realizada por pessoas da alta gestão independentemente de conhecer ou não o processo de trabalho, a fim de que não haja interferência de juízo de valores de profissionais no detalhamento das atividades.
III.Após a elaboração de um POP faz-se necessáriasua divulgação e capacitação dos profissionais com abordagem detalhada das atividades descritas. Alternativas:
a) Apenas a alternativa I está correta.
b) Apenas a alternativa II está correta.
c) As alternativas I e II estão corretas.
d) As alternativas I e III estão corretas.
4) Mediante a necessidade de implantação de um Sistema de Gestão de Qualidade em uma organização de saúde, a literatura sugere que a mesma crie, dentro de sua estrutura organizacional, um Comitê de Qualidade. Com relação a este novo serviço dentro de uma organização de saúde, podemos considerar como correta:Alternativas:
a) Tem por objetivo estabelecer os processos de trabalho, bem como suas etapas e impor aos profissionais sua execução.
b) Busca a determinação de processos de trabalho eficazes, promovendo ações para implementação, desenvolvimento e monitoramento dos processos de trabalho.
c) O trabalho de um Comitê de Qualidade envolve apenas a alta gestão, pois ela é a responsável pela determinação e planejamento das atividades em uma organização de saúde.
d) Os Comitês de Qualidade possuem caráter corretivo, com foco na correção dos problemas ocorridos durante o desenvolvimento das atividades de trabalho.
5) O processo de implantação de um Sistema de Gestão de Qualidade em saúde, inicia-se no topo da pirâmide da estrutura hierárquica percorrendo seu caminho até a base. Desta forma, conclui-se que consiste em um processo que inicia-se na alta gestão (nível estratégico), passando pelo nível tático e termina no nível operacional, onde as atividades de trabalho são desenvolvidas. Isto significa que:
a) O Sistema de Gestão de Qualidade em saúde é centralizado na alta gestão.
b) O Sistema de Gestão de Qualidade em saúde permite a participação interdisciplinar dentro de um mesmo nível hierárquico, sendo que este toma as decisões e níveis inferiores as cumprem.
c) O nível operacional apenas executa as atividades impostas pelo Sistema de Gestão de Qualidade, sendo todas as decisões, centralizadas em níveis superiores a ele.
d) No nível tático, cabe as chefias gerenciar, motivar e conscientizar suas equipes quanto aos processos apresentados pelo Sistema de Gestão de Qualidade.

Outros materiais