Buscar

RESUMO CISNE NEGRO

Prévia do material em texto

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA 
ANDRESSA SILVEIRA CHAVES - C95432-2
 MAYARA DA SILVA MOTA - N847AA-0
 
 
CISNE NEGRO
São Paulo
2018
O CISNE NEGRO - RESUMO
O filme relata a história de uma bailarina chamada Nina, que ganha o papel principal de uma peça “O lago dos Cisne”, na história uma princesa se transforma em cisne branco e precisa do amor verdadeiro de um príncipe para conseguir retornar a vida humana. O príncipe, porém, se enfeitiça pelo cisne negro, que apesar de dissimulado apresenta o poder da sedução. O cisne branco não suporta ver tal acontecimento e acaba se suicidando. É a morte do amor Idealizado.
 Poucos diretores de cinema sofreram tanta influência da psicanalise quanto Darren Aronofsky, o mesmo apresenta aos espectadores uma verdadeira aula introdutória à psicanalise no longa O Cisne Negro, poucos filmes possuem referencias tão perfeitas e bem amarradas à teoria psicanalítica.
A personagem Nina nasceu para fazer o papel do Cisne Branco, completamente castrada, vive com sua mãe, e a mesmo possui uma dominação total sobre Nina. Nina mora em quarto cor de rosa cheio de bichinhos de pelúcia e se mostra livre das maldades do mudo ou ingênua. E podemos enfatizar que em torno da relação mãe e filha o filme toma seus rumos, o pai de Nina não é mencionado no roteiro do filme, a mãe está sempre no controle de tudo, e com a ausência do pai Nina cria uma dependência total em relação a sua mãe, nesta relação Nina aceita as imposições da mãe. A mãe de nina não consegue perceber o mal que faz a nina com suas atitudes.
Quando Nina recebe o papel para interpretar na peça, a mesma precisa se conectar aos seus instintos, neste momento podemos observar a questão do aparelho psíquico. O Cisne Negro é o id, inconsciente e que tem por interesse somente o prazer. O Cisne Branco é o superego, o discurso da mãe que ficou colocado à sua imagem, Nina não possui o ego. Nina em relação a sua mãe serve apenas para existir, pois não possui controle algum sobre sua vida, semelhante a uma boneca, onde é facilmente manipulada ou conduzida, porém para a realização do papel do Cisne Negro Nina precisa se revelar, entrar em contato com o “Eu”. 
E para entrar em contato com este lado, Nina recebe ajuda de seu professor, o mesmo aflora seu lado negro, fazendo provocações e a intimidando, fazendo que surja uma nova Nina ou aflorando seus sentimentos mais profundos. A relação de Nina com o professor se transforma em uma espécie de tesoura, pois ali Nina consegue enxergar uma saída para cortar a relação doentia com sua mãe, uma resolução do complexo de Édipo. Nina no processo de encontro com seu lado obscuro sente muita culpa, despertando um ódio que antes estava guardado e começa a se mostrar, tornando esta situação muito delicada de se controlar. No decorrer deste processo é percebido que a personagem é esquizofrênica.
 Neste momento Nina adota duas posturas, O Cisne Negro e O Cisne Branco, é neste momento que a mesma se perde, entre o superego e o id. Durante todo filme é explicito a dualidade, onde a personagem se confronta. Podemos citar como projeção do ódio que Nina sente pela mãe, as indelicadezas com sua amiga Lilly, onde Nina sente inveja e ódio. 
Nina vive uma eterna briga com seus conflitos internos, por não saber administrar suas relações externas, no caso com sua mãe, e suas relações internas consigo mesma.
Precisa de continuação.

Continue navegando