Buscar

Lista de Exercício - Biotecnologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Os organismos apresentam diversas características importantes que auxiliam a sua classificação. Uma dessas características é a forma como cada ser vivo consegue obter as biomoléculas necessárias para o funcionamento do seu corpo. De acordo com esse critério, os seres vivos podem ser considerados autotróficos (do grego autós = “de si mesmo” e trophos = “alimentador”) ou heterotróficos (do grego heteros = “outro” e trophos = “alimentador”).
Os organismos autotróficos, ou autótrofos, podem ser definidos como seres que são capazes de sintetizar seu próprio alimento, ou seja, são capazes de utilizar material inorgânico para sintetizar material orgânico. Entre os organismos que possuem nutrição autotrófica, podemos citar os vegetais, algas, cianobactérias e algumas espécies de bactérias e protistas.
A produção de matéria orgânica acontece por meio de dois processos, a fotossíntese e a quimiossíntese, sendo o primeiro o mais conhecido. Na fotossíntese, os organismos autotróficos utilizam energia luminosa para produzir energia química e fixar o carbono em compostos orgânicos. Já na quimiossíntese, a energia é conseguida graças à oxidação de substâncias químicas.
Os organismos heterotróficos, ou heterótrofos, por sua vez, não são capazes de produzir seu próprio alimento, dependendo do consumo de material orgânico previamente formado. Entre os exemplos de organismos heterotróficos, podemos citar os animais, fungos e algumas espécies de bactérias e protistas.
Seres autótrofos
 
Também conhecidos como seres produtores, são aqueles que possuem a capacidade de produzir seu próprio alimento.
 
De acordo com o processo utilizado para fabricar o alimento, podem ser classificados em quimiossintetizantes e fotossintetizantes.
 
Autótrofos quimiossintetizantes
 
- São seres que utilizam matérias inorgânicas, gás carbônico e água para produzirem matéria orgânica. Este processo ocorre através da oxidação das substâncias inorgânicas. Portanto, estes seres não necessitam de luminosidade para produzirem seus alimentos.
 
Exemplos: algumas espécies de bactérias e arqueobactérias.
 
Autótrofos fotossintetizantes
 
- São organismos que possuem a capacidade de realizar fotossíntese, transformando energia luminosa em química.
 
Exemplos: todas as plantas e algumas espécies de algas.
 
Seres heterótrofos
 
Também conhecidos como seres consumidores, são aqueles que não possuem a capacidade de fabricar seu próprio alimento. Logo, necessitam se alimentar de outros seres (consumidores ou produtores).
 
Podem ser classificados em função do tipo de alimento que consomem. Sendo assim existem os heterótrofos:
 
- Carnívoros: que se alimentam exclusivamente de carne. Exemplos: leão, tigre e onça pintada.
 
- Herbívoros: que se alimentam exclusivamente de vegetais. Exemplos: cavalo, boi, cabra e coelho.
 
- Onívoros: que se alimentam de carne de animais e também de vegetais. Exemplos: ser humano, morcego, urso e suricato.
 
- Hematófagos: que se alimentam de sangue de outros animais. Geralmente são seres parasitas. Exemplos: pernilongo, barbeiro, carrapato e piolho.
 
- Ictiófagos: se alimentam de peixes. Exemplos: águia pescadora, martin pescador e leão marinho.
 
- Coprófagos: que se alimentam de fezes de animais. Exemplos: algumas espécies de moscas e escaravelho (besouro).
 
- Ornitófagos: que se alimentam de carne de aves. Exemplos: falcão peregrino.
 
- Insetívoros: que se alimentam de insetos. Exemplos: sapos, bem-te-vi e algumas espécies de peixes.
 
- Detritívoros: que se alimentam de detritos orgânicos de origem vegetal e animal. Exemplos: abutre, hiena e urubu.
 
- Planctófagos: se alimentam de plânctons. Exemplos: flamingo-de-james e arraia.
Organismos Litotróficos: Litotrofa é o uso de um composto inorgânico como fone de energia. A maioria dos quimilitotróficos fazem respiração anaeróbica produzindo energia da mesma forma que os aeróbios, ou seja, removem elétrons de um substrato fazendo-os passar por um sistema de transporte acoplado a um sistema de transporte de H+ que acaba produzindo ATP pela dissipação de um gradiente de prótons. A peculiaridade dos litotróficos é que os elétrons podem vir de compostos inorgânicos. Muitos litotróficos são facultativos, podendos usar tanto fontes orgânicas como inorgânicas de elétrons. Outros litotróficos são obrigatórios, não podendno nem mesmo transportar compostos orgânicos através de suas membranas.
A quimiolitotrofia é um tipo de metabolismo encontrado em procariontes, em que a energia é obtida a partir da oxidação de compostos inorgânicos.
Estes organismos podem usar hidrogênio, compostos reduzidos de enxofre (como sulfuretos, ácido sulfídrico e tiossulfato), óxidos de ferro (II), ou amoníaco como fontes de agentes redutores, ganhando energia a partir da oxidação destes compostos com aceitadores de electrões como o oxigénio ou o nitrito. Estes processos microbiológicos são importantes em ciclos biogeoquímicos como a acetogénese, a nitrificação e a desnitrificação e são de importância crítica para a fertilidade do solo.
Organismos quimiolitotróficos, que usam compostos inorgânicos como fonte de energia. Exemplos incluem as bactérias redutoras de sulfato, que usam este anião.
Organismos Organotróficos: Organismos quimiorganotróficos, que usam compostos orgânicos como fonte de energia. Nestes incluem-se a maioria das bactérias, assim como todos os eucariontes não fototróficos.
Em Biologia, a organotrofia (ou organotrofismo) consiste na obtenção de hidrogénio ou electrões a partir de substratos orgânicos por parte de organismos ditos organotróficos. A organotrofia é um tipo de quimiotrofia, em que organismos não conseguem fixar dióxido de carbono como fonte de carbono (ao contrário dos organismos autotróficos).
A maioria dos procariontes, assim como todos os eucariontes não fototróficos, são organotróficos.

Outros materiais