Buscar

Conduta do add - Cópia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO ADMINISTRADOR 
Baseando-se na resolução, em anexo, responda as seguintes questões:
Do que trata a Resolução nº 353, de 9 de abril de 2008 Normativa CFA?
Trata se do código de ética do profissional de administração a onde fica estabelecida seus direitos, obrigações e deveres que devem ser cumpridos de forma didática.
2)Qual a importância desta Resolução para o exercício profissional do Administrador?
É importante, pois definem ao administrador seus deveres e proibições e também é o guia orientador e estimulador de novos comportamentos e está fundamentado em um conceito de ética direcionado para o desenvolvimento, servindo simultaneamente de estimulo e parâmetro para que o administrador amplie sua capacidade de pensar, visualize seu papel e torne sua ação mais eficaz diante da sociedade.
3)	Desenvolva de forma objetiva o que define o Preâmbulo desta Resolução? 
O preâmbulo explica de forma direta o significado de ética, o exercício da profissão do administrador, é uma forma de orientar e estimular o comportamento do individuo, também está relacionado ao compromisso moral que o profissional cela com o cliente. 
4)	Qual a sua opinião (fundamentada) sobre o Capítulo I desta Resolução?
Assim como seguimos a constituição respeitando todos os direitos e obrigações, na profissão do administrador não foge a regra, pois temos que seguir o CEPA e todas as demais normais vinda do CRA, pois não só na profissão mais no dia a dia temos que ser éticos em todos os momentos e sendo um profissional devemos respeitar a confiança que os nossos clientes/ parceiros venham a depositar.
5)	Estabeleça a relação do Capítulo I “DOS DEVERES” com as discussões realizadas / estudadas anteriormente sobre Ética.
I - exercer a profissão com zelo, diligência e honestidade, defendendo os direitos, bens e interesse de clientes, instituições e sociedades sem abdicar de sua dignidade, prerrogativas e independência profissional, atuando como empregado, funcionário público ou profissional liberal;
II - manter sigilo sobre tudo o que souber em função de sua atividade profissional;
III - conservar independência na orientação técnica de serviços e em órgãos que lhe forem confiados;
IV - comunicar ao cliente, sempre com antecedência e por escrito, sobre as circunstâncias de interesse para seus negócios, sugerindo, tanto quanto possível, as melhores soluções e apontando alternativas;
V - informar e orientar o cliente a respeito da situação real da empresa a que serve;
VI - renunciar, demitir-se ou ser dispensado do posto, cargo ou emprego, se, por qualquer forma, tomar conhecimento de que o cliente manifestou desconfiança para com o seu trabalho, hipótese em que deverá solicitar substituto;
VII - evitar declarações públicas sobre os motivos de seu desligamento, desde que do silêncio não lhe resultem prejuízo, desprestígio ou interpretação errônea quanto à sua reputação;
VIII - esclarecer o cliente sobre a função social da organização e a necessidade de preservação do meio ambiente;
IX - manifestar, em tempo hábil e por escrito, a existência de seu impedimento ou incompatibilidade para o exercício da profissão, formulando, em caso de dúvida, consulta ao CRA no qual esteja registrado;
X - aos profissionais envolvidos no processo de formação do Administrador, cumpre informar, orientar e esclarecer sobre os princípios e normas contidas neste Código. 
XI - cumprir fiel e integralmente as obrigações e compromissos assumidos, relativos ao exercício profissional;
XII - manter elevados o prestígio e a dignidade da profissão. 
6)	O Capítulo VIII trata “DAS DISPOSIÇÕES GERAIS”.
a)	O que define este Capítulo?
Este capitulo refere se as atividades que são de competência do CRA que podem promover e atualizar o CEPA se necessário, e também trata se dos órgãos responsáveis por se fazer cumprir essas normas,
b)	Qual o artigo mais importante e por quê? 
Todos os art. São importantes, mais a meu ver aquele que mais se destaca é o art. 12, pois nele fica estabelecido que as regras processuais sejam regidas pelo próprio conselho.
7)	O Capítulo VII trata “DAS INFRAÇÕES DISCIPLINARES”.
a)	 Em síntese, o que define este Capítulo?
Defini tudo aquilo que não é permitido fazer, ou seja, que foi proibido pelo CRA e pelo CEPA, caso o indivíduo resolva fazer algum ato que não tenha sido aprovado ou que já esta dentro das infrações, este responderá pelo não cumprimento.
8)	No Capítulo VI “DOS DEVERES ESPECIAIS EM RELAÇÃO À CLASSE”, o Código enfatiza o comportamento do administrador diante da sociedade, dos colegas, da instituição onde trabalha, considerando a postura que deve assumir para o seu melhor desempenho enquanto pessoa e profissional. Sendo assim:
a)	Destaque e explique 01 inciso, para cada situação, que contemple esse comportamento esperado.
III - aceitar e desempenhar, com zelo e eficiência, quaisquer cargos ou funções, nas entidades de classe, justificando sua recusa quando, em caso extremo, achar-se impossibilitado de servi-las;
9)	No Capítulo II “DAS PROIBIÇÕES”, são citadas algumas situações concretas, do dia-a-dia profissional, que o Administrador deve evitar. Sendo assim:
a)	Destaque 01 situação considerada por você como “postura profissional não ética” que deve ser condenada no exercício profissional, fazendo uma análise crítica.
Não há como citar apenas uma, por que sei que quais quer seria o caso de punição.
IV - facilitar, por qualquer modo, o exercício da profissão a terceiros, não habilitados ou impedidos;
V - assinar trabalhos ou quaisquer documentos executados por terceiros ou elaborados por leigos alheios à sua orientação, supervisão e fiscalização; 
10)	Selecione no Capítulo III “DOS DIREITOS”, 01 situação considerada por você como de grande significado ética, fazendo uma análise crítica.
 II - apontar falhas nos regulamentos e normas das instituições, quando as julgar indignas do exercício profissional ou prejudiciais ao cliente, devendo, nesse caso, dirigir-se aos órgãos competentes, em particular ao Tribunal Regional de Ética dos Administradores e ao Conselho Regional de Administração;
Mesmo sabendo que esta seria a melhor coisa a se fazer, mas na pratica não funciona bem assim, o administrador ao apontar algumas falhas logico que a principio tentará resolver ali mesmo entre eles, pois que ao levar este caso ao conselho o profissional por mais que esteja em sua razão, para o cliente não aparentará da mesma forma. 
11)	 No Capítulo IV referente “DOS HONORÁRIOS PROFISSIONAIS”, qual é o elemento principal que você levaria em consideração no ato da negociação salarial?
se o candidato já for um profissional bastante capacitado e preparado para assumir qualquer cargo eu revisaria o, VI - sua competência e renome profissional; quem definira o seu valor será a sua competência em fazer aquilo acontecer. 
12)	 Com referência ao Capítulo V “Dos DEVERES ESPECIAIS EM RELAÇÃO AOS COLEGAS”:
a)	Como você avalia a aplicação desse Capítulo?
Qual o inciso mais importante? Por quê?
Eu estou de acordo, embora não precise de artigos ou de possuir nível superior para que você seja educado e respeitoso com os colegas de trabalho, sabemos que em qualquer ambiente devemos trabalhar em equipe, e o profissional de administração é aquele que sempre será apontado como um exemplo, já que nesta profissão aprendemos a lidar com diversos tipos de relações de trabalho e o quanto ela influencia no resultado final. 
I - evitar fazer referências prejudiciais ou de qualquer modo desabonadoras; 
Para resumir este inciso eu o julgaria como assedio moral, um ato vergonhoso e bastante prejudicial no psicológico da vitima.

Outros materiais