Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
DISCIPLINA: EASU
PROFESSORA: MARIÂNGELA 
ASSUNTO: APRESENTAÇÃO COM TEMA ‘PROCEL EDIFICA’
ALUNOS:
BRUNA SANTOS – C3673C7 9A
CLÁUDIO ANTÔNIO – C3837G4 9A
LARISSA GANDOLPHO – B8761I0 9A
LAYS CARVALHO – C369BG1 9B
RODRIGO TEIXEIRA – C37CEA9 9A
TÂNIA MARIA – C3491B6 9A
PROCEL EDIFICA
Eficiência ENERGÉTICA EM EDIFICAÇÕES 
APRESENTAÇÃO
O Programa Nacional de Eficiência Energética em Edificações – PROCEL EDIFICA foi instituído em 2003 pela ELETROBRAS/PROCEL e atua de forma conjunta com o Ministérios de Minas e Energia, o Ministério das Cidades, as universidades, os centros de pesquisa e entidades das áreas governamentais, tecnológicas, econômicas e de desenvolvimento, além do setor da construção civil.
O PROCEL promove o uso racional da energia elétrica em edificações desde sua fundação até seus ambientes internos externos e envoltórias, sendo que, com a criação do PROCEL EDIFICA, as ações foram ampliadas e organizadas com o objetivo de incentivar a conservação e o uso eficiente dos recursos naturais (água, luz, ventilação etc.) nas edificações, reduzindo os desperdícios e os impactos sobre o meio ambiente.
 
O consumo de energia elétrica nas edificações corresponde a cerca de 45% do consumo faturado no país. Estima-se um potencial de redução deste consumo em 50% para novas edificações e de 30% para aquelas que promoverem reformas que contemplem os conceitos de eficiência energética em edificações.
Buscando o desenvolvimento e a difusão desses conceitos, o Procel Edifica vem trabalhando através de 6 vertentes de atuação: Capacitação, Tecnologia, Disseminação, Regulamentação, Habitação e Eficiência Energética e Planejamento.
CAPACITAÇÃO 
Tendo em vista a necessidade de disseminar o conhecimento sobre eficiência energética a profissionais que atuam diretamente na área da construção civil como arquitetos, engenheiros, professores, técnicos e estudantes de arquitetura, onde desde de 2013 o Procel Edifica busca oferecer capacitação para esses profissionais através da realização de cursos de permitem a aplicação dos regulamentos técnicos de avaliação do nível de eficiência energética em edificações residenciais, comerciais, públicas e de serviços, cursos que são promovidos em parceria com as instituições integrantes da rede de eficiência energética em edificações. No total, já foram treinados mais de 280 profissionais de nível superior.  
Também foi feito o lançamento de um software de simulação hidrotermoenergética chamado o Domus Eletrobrás, que além das trocas de calor, simula trocas de umidade de edificações, bem como a realização de três cursos de capacitação para uso do software, contribuindo para disseminação de conhecimentos sobre conforto ambiental e eficiência energética em edificações. Também foi feita uma análise de sensibilidade para obtenção da Ence classe A (Etiqueta Nacional de Conservação de Energia). E com isso o Procel Edifica visa através da capacitação aumentar cada vez mais a eficiência energética no pais.
TECNOLOGIA
Esta vertente tem por objetivo ampliar as possibilidades do mercado de equipamentos, materiais e técnicas eficientes quanto ao uso da energia, através da pesquisa, sensibilização e implementação de projetos de EEE; realização de ensaios de materiais e equipamentos; certificação de materiais e equipamentos; e a construção de unidades de demonstração. 
Tecnologia é um meio de desenvolvimento avançado, trazendo melhorias e muitas soluções para projetos e trabalhos.
Conscientizando para que não explore o meio ambiente, agredindo ao mesmo, para que tenhamos uma vida desenvolvida sem acabar com a natureza
DISSEMINAÇÃO
Vertente focada na difusão dos conceitos para arquitetos, engenheiros e projetistas, escritórios de arquitetura envolvidos no processo de projeto e construção. Visa, pela participação de várias entidades representativas dos setores de arquitetura e construção civil, divulgar os conceitos e princípios da EEE (Eficiência Energética em Edificações) por meio de diferentes informações de forma de mobilizar estes profissionais para a importância da introdução desse tema na prática projetual.  
A Eletrobrás promove o uso racional e eficiente de energia em diferentes segmentos da sociedade por meio do Procel, visando estabelecer um mercado autossustentável e autônomo de eficiência energética no Brasil. 
Nesse contexto, a Eletrobras Procel implementou o Centro Brasileiro de Informação de Eficiência Energética – Procel Info. 
   
Objetivos :
Criar e manter uma base de conhecimento dinâmica sobre eficiência energética, a partir de informações produzidas no Brasil e no exterior (de acordo com a área de abrangência definida), e disseminá-la para os públicos interessados pelo tema;
Facilitar a integração e a colaboração entre os agentes que atuam na área de eficiência energética, sejam eles do Brasil ou de outros países;
Na missão de contribuir para o desenvolvimento social, econômico e tecnológico, e para a preservação ambiental do país, difundindo informações qualificadas sobre o uso racional e eficiente de energia, e facilitando a integração dos agentes que atuam nessa área;
Visando ser reconhecido como referência nacional na disseminação de informação qualificada sobre o uso racional e eficiente da energia. O principal produto do Centro é o Portal Procel Info. Por intermédio do Portal Procel Info, os interessados pelo tema eficiência energética têm acesso à base de conhecimento gerada e a um ambiente seguro de intercâmbio e de integração, proporcionado por diversas ferramentas de colaboração.  No Portal são disponibilizados conteúdos selecionados e produzidos por especialistas. Para facilitar a navegação, esse material é apresentado de forma organizada e estruturada por tipo de informação. Os usuários cadastrados têm acesso privilegiado a conteúdos exclusivos e áreas restritas.                   
Metas
Descrição
 Objetivo
REGULAMENTAÇÃO
A análise é feita com base no Regulamento Técnico da Qualidade para edifícios comerciais, industriais e públicos (RTQ-C), que tem por objetivo principal identificar a classificação da eficiência energética da edificação de acordo com três vertentes: envoltória, iluminação e ar condicionado. Os mais eficientes obtém o Nível A e os menos eficientes nível E. O objetivo da classificação é motivar o mercado consumidor a adquirir e utilizar imóveis mais eficientes.
O segmento de edificações é responsável por aproximadamente 50% do total da energia elétrica consumida no país;
Disseminar a eficiência energética em edificações brasileiras é uma tarefa que compete a todos nós.
HABITAÇÃO E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
O programa era restrito a imóveis comerciais e serviços públicos sendo que isso foi estendido as habitações. O programa trabalha em conjunto com os Ministérios de Minas e Energia, o Ministérios das Cidades e outros órgãos federais.
 Por meio da eficiência energética a meta geral do Procel e atingir até 2030 cerca de 10% da demanda que e o equivalente a 106 TWh. 
Nas habitações são avaliados a envoltória, e o sistemas de aquecimento de água. Já que 24% da energia entregue as habitações e direcionada para aquecer a água do banho.
Os selos são outorgado tanto na etapa de projeto, e valido até a finalização da obra e também na etapa de finalização da obra.
Os diagnósticos são feitos por agentes do órgão designado pela coordenação geral de acreditação do INMETRO, que vão de A á E, sendo A máxima e E a mínima.
PLANEJAMENTO
INVESTIMENTOS NO SETOR ELÉTRICO;
EQUIPAMENTOS;
SIMULADORES; 
AÇÕES DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA;
LANÇA ANUALMENTE OS RESULTADOS DOS PLANEJAMENTOS E AÇÕES;
ÁREAS DE ATUAÇÃO
EQUIPAMENTOS;
EDIFICAÇÕES; 
ILUMINAÇÃO PÚBLICA;
PODER PÚBLICO;
INDÚSTRIA E COMÉRCIO;
CONHECIMENTO
IMPORTÂNCIA
A energia elétrica demandada por edificações corresponde a 45% do consumo faturado no Brasil, mas, a estimativa é de que todo prédio rotulado reduza este número em aproximadamente50%, no caso de uma construção nova, ou em 30%, quando um imóvel é adaptado. Os benefícios da adesão ao selo Procel Edifica são promissores, se considerarmos que o gasto energético aumenta 5% ao ano e que cada espaço retirado da natureza para a construção de usinas prejudica ainda mais a preservação do meio ambiente.

Mais conteúdos dessa disciplina