Buscar

atividade Contextualizada 06 historia da educaçao

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNINASSAU
HISTORIA DA EDUCAÇÃO
PEDAGOGIA
O movimento Escola Nova teve repercussão em vários países no mundo, e no Brasil teve forte impacto em virtude da precariedade do sistema educacional. No Brasil, esse movimento serviu de incentivo para que pensadores se pronunciassem com o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova.
A partir das reflexões despertadas pela análise atenta sobre o documentário, cujo tema é o manifesto acima referido, discorra sobre a relevância desse movimento para a construção de um posicionamento crítico acerca de nosso sistema educacional.
Parte 1 - https://www.youtube.com/watch?v=f6LTmh7Vn04
Parte 2 - https://www.youtube.com/watch?v=Ybp6pzgLyQ8
De acordo com a indagação acima, fundamente sua opinião com no máximo 30 (trinta) linhas.
Não esqueça: sua dissertação será de no máximo 30 (trinta) linhas.
 A Escola Nova foi um movimento de renovação do ensino que foi especialmente forte na Europa, na América e no Brasil, na primeira metade do século XX. O escolanovismo desenvolveu-se no Brasil sob importantes impactos de transformações econômicas, políticas e sociais. O rápido processo de urbanização e a ampliação da cultura cafeeira trouxeram o progresso industrial e econômico para o país, porém, com eles surgiram graves desordens nos aspectos políticos e sociais, ocasionando uma mudança significativa no ponto de vista intelectual brasileiro. Com a proposta de renovar a escola tradicional, objetivava-se a aplicação da verdadeira função social da escola, pautadas na democracia e na hierarquia das capacidades, o documento enaltece o exercício dos direitos dos cidadãos brasileiros no que se refere à educação, dentre eles podemos destacar: a educação pública, a escola única, a laicidade, gratuidade e obrigatoriedade da educação. A Escola Nova recebeu muitas críticas. Foi acusada principalmente de não exigir nada, de abrir mão dos conteúdos tradicionais e de acreditar ingenuamente na espontaneidade dos alunos. Apesar de todo o seu sucesso, a Escola Nova não conseguiu modificar de maneira significativa o modo de operar das redes de escolas e perdeu força sem chegar a alterar o cotidiano escolar. Atualmente, percebe-se nas escolas brasileiras de Ensino Fundamental e Médio, bem como no Ensino Superior, a influência persistente das tendências tradicionais - escolanovista e tecnicista - permeando a ação dos professores no ensino-aprendizagem de arte. Tantas décadas se passaram e elas permanecem fortes em muitos estabelecimentos de ensino, norteando a prática de grande parte dos professores.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFIAS
http://www.educabrasil.com.br/manifesto-dos-pioneiros-da-educacao-nova/
http://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/glossario/verb_c_pedagogia_escolanovista.htm

Continue navegando