Buscar

Comunicação Empresarial: Regência Verbal em Textos Acadêmicos

Prévia do material em texto

comunicacao_empresarial e1
Questão 1
Correto
Texto da questão
Veja o verbete a seguir:
Agradecer (v.)
Mostrar-se grato a: Iniciou o discurso agradecendo a presença de todos; Feliz, agradeceu à mãe o presente.
 
Fonte: ABL. Dicionário Escola da Academia Brasileira de Letras. São Paulo: Companhia Nacional, 2008. p. 113.
 
Agora, leia o excerto: “Acha que eu vou agradecer você? Oras! Está redondamente enganado!”
 
Considerando a leitura do verbete e do excerto, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. O verbo “agradecer” é intransitivo, logo, o seu complemento não é acompanhado por uma preposição.
b. No trecho, há uma incorreção quanto à regência verbal, visto que o verbo “agradecer” é transitivo indireto. 
c. O verbo “agradecer” é transitivo direto, logo, o sentido com que foi empregado no trecho está adequado.
d. O verbo “agradecer” tem a regência optativa, uma vez que apresenta dois significados distintos.
e. No trecho, o verbo está em seu sentido de atribuir, portanto, a aplicação está de acordo com as regras norteadas pela regência verbal.
Questão 2
Texto da questão
Leia as duas orações a seguir:
 
A) O piloto espanhol experimentou e gostou do novo carro de sua equipe.
B) O piloto espanhol experimentou o novo carro de sua equipe e gostou dele.
 
Como vimos, determinada regência de um verbo pode ser adequada a um contexto e em outro não. Assim, é fundamental, neste contexto, avaliar se a regência que está sendo empregada está em conformidade com a situação comunicativa ou não. Considerando os seus conhecimentos adquiridos e as duas orações lidas, analise as proposições a seguir.
 
I – A regência de “experimentou” e “gostou” são as mesmas, portanto, não importa a posição dos verbos nas orações, isto não irá interferir no entendimento da mensagem.
II – O verbo “experimentar” é transitivo direto e o verbo “gostar” é transitivo indireto, logo, a construção que atende às regras de regência verbal é a oração “B”.
III – A construção da oração “B” não atende às normas previstas pela regência verbal.
IV – Na oração “A”, temos um exemplo do que acontece na comunicação informal: não há preocupação com a regência verbal, uma vez que, pela construção, sugere-se que “experimentou” e “gostou” possuem os mesmos complementos.
 
Está correto o que se afirma:
Escolha uma:
a. apenas em I.
b. apenas em II.
c. apenas em II e IV. 
d. apenas em IV.
e. apenas em III.
Questão 3
Texto da questão
Leia os trechos a seguir.
I - "A legítima argumentação, tal como deve ser entendida, não se confunde com o ‘bate-boca’ estéril ou carregado de animosidade. Ela deve ser, ao contrário, construtiva na sua finalidade, cooperativa em espírito e socialmente útil.”
Fonte: GARCIA, Othon Moacir. Comunicação em Prosa Moderna. 27. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2010. p. 371.
II - O presente trabalho tem por objetivo demonstrar e provar o quanto a sociedade moderna ainda precisa atuar no empoderamento das mulheres. Empoderar significa equidade de gênero em todas as classes sociais, em todas as áreas de atuação. Hoje, pouco menos de 30% das mulheres de diferentes países do mundo, segundo a ONU, estão em equidade com o gênero masculino, especialmente no mercado de trabalho. Em países em desenvolvimento, os dados nem mesmo atingem tal porcentagem. O empoderamento das mulheres, hoje, garantirá, no futuro, uma melhora na qualidade de vida, não somente das próprias mulheres, mas também na vida de crianças e homens.
Fonte: ONU MULHERES. Informe anual 2014-2015. Disponível em: <http://www.onumulheres.org.br/wp-content/uploads/2013/01/annual_report_SP_2014_2015.pdf>. Acesso em: 30 jun. 2017.
Sabemos que a argumentação em textos acadêmicos tem por objetivo central defender uma tese. Considerando os seus conhecimentos e os trechos lidos, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. Em textos acadêmicos, a defesa de uma tese deve se apoiar apenas em um sólido raciocínio lógico.
b. Em textos acadêmicos, a defesa de uma tese se vale da consistência do raciocínio, apoiada nas evidências das provas. 
c. A construção de um texto acadêmico se vale de uma tese sempre inédita, desenvolvida em uma estrutura dissertativa, apenas.
d. A construção de um texto acadêmico se vale apenas de uma estrutura que seja compatível com o modelo do texto redigido.
e. Todo texto acadêmico deverá ser composto apenas de argumentação expositiva.  
Questão 4
Texto da questão
Os textos acadêmicos são resultados de uma investigação profunda, fomentada na pesquisa, no planejamento e em estratégias. Isto porque, ao defender uma tese, um autor (pesquisador) deverá fundamentar o seu texto, baseando-se em referências que não sejam questionáveis, reafirmando o seu posicionamento diante da questão que apresenta.
Considerando os seus conhecimentos sobre o texto acadêmico e com base na afirmação lida, analise as proposições a seguir.
I - Os textos acadêmicos apresentam conceitos genéricos, abstratos e que não podem ser consultados, em caso de alguma dúvida por parte do leitor, visto que tudo é fruto de uma opinião particular.
II – O texto acadêmico possui linguagem mais refinada, embora seja sem rodeios, visto que ela é clara, direta e objetiva.
III – Os textos acadêmicos possuem estrutura própria, e incomum, que não podem ser reconhecidas em outros gêneros.
IV – Em um texto acadêmico, expressar eficientemente a argumentação, depende da adequação das ideias que a formam.
Está correto o que se afirma:
Escolha uma:
a. apenas em I.
b. apenas em II.
c. apenas em II e IV. 
d. apenas em IV.
e. apenas em III.
Questão 5
Texto da questão
Leia os excertos a seguir.
 
A - Cada macaco deve ficar no seu galho.
 
B - É de suma importância que cada profissional atente-se ao seu campo de atuação, e exerça suas funções o melhor possível, evitando, assim, problemas posteriores.
A paráfrase pode ser usada como um recurso para adequar os textos às situacionalidades comunicativas. Em uma situação formal de comunicação, não podemos, por exemplo, fazer o uso de expressões informais. Considerando o seu conhecimento e o excerto lido, analise as proposições a seguir.
I - Em “A”, temos o exemplo de um trecho que não poderá ser parafraseado, uma vez que se trata de um provérbio. 
II - Em “B”, temos o exemplo de uma paráfrase que pretende adequar o trecho “A” a uma situação comunicativa mais formal.
III - O trecho “B” é exemplo de paráfrase criativa.
IV- Tanto em “A” quanto em “B”, vemos o exemplo de paráfrases estruturais.
Está correto o que se afirma:
Escolha uma:
a. apenas em I.
b. apenas em II. 
c. em I, II, e IV.
d. em II, III e IV.
e. em III e IV.
Questão 6
Texto da questão
Leia o excerto a seguir.
“É importante ter consciência de que, para escrever sobre determinado tema, é preciso primeiramente conhecê-lo. É extremamente difícil elaborar um texto sobre um assunto do qual se tenha pouco conhecimento. Para desenvolver de forma efetiva a capacidade de produzir textos escritos, torna-se imprescindível a leitura sistemática dos mais diversos materiais sobre o tema a ser abordado.”
Fonte: GUIMARÃES, Nilma. Como fazer um bom texto? UOL Educação, Página 3 Pedagogia & Comunicação. Publicado em 12/03/2007. Disponível em: <http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/redacao-como-fazer-um-bom-texto.htm>. Acesso em: 30 jun. 2017.
Para que um texto tenha qualidade e seja legitimado, é importante usarmos diferentes recursos presentes na produção textual. Considerando os seus conhecimentos, assim como o trecho enunciado, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. Na escrita, o que nos fornece subsídios para criar um bom texto é o uso da criatividade.
b. Na produção textual, para atingirmos a qualidade necessária, valemo-nos de recursos exclusivos da norma culta.
c. Os recursos que estão disponíveis para a produção textual de qualidade são apenas o uso da gramática e a prática.
d. Escrever requer apenas o domínio da norma culta e da seleção de palavras.
e. A escrita se torna produtiva quando usamos, entre outros recursos,a paráfrase, que nos permite o desdobrando da ideia original de um texto. 
Questão 7
Texto da questão
Leia os excertos a seguir.
A - "A conotação é assim, uma espécie de emanação semântica, possível graças à faculdade de associação de ideias inerente ao espírito humano, faculdade que nos permite relacionar coisas análogas ou asemelhadas."
Fonte: GARCIA, Othon Moacir. Comunicação em prosa moderna. 27. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2010. p. 163.
B - De acordo com Garcia (2010), a conotação é um recurso da semântica, campo que estuda o sentido e interpretação das palavras, e que, graças a ela, podemos fazer diferentes associações de ideias, relaconando coisas que podem ser semelhantes.
A paráfrase permite construir um texto a partir de outro. No entanto, este recurso não pode alterar a ideia original do texto parafraseado, nem mesmo opor-se ao que está sendo apresentado ao leitor. Considerando esta informação, os seus conhecimentos adquiridos e os excertos lidos, analise as proposições a seguir.
I – O excerto “B” é uma paráfrase do excerto “A”, a qual objetivou-se explicar o conceito em outras palavras, sem alterar as ideias originais.
II – O excerto “B” é uma paráfrase que sugere um novo enfoque em relação ao trecho original, ou seja, em “B”, vemos a modificação do conceito explicado em “A”.
III – Não poderíamos usar o recurso exemplificado no excerto “B” em textos acadêmicos, somente a citação direta do autor, como se vê em “A”.
IV –Tanto em “A” quanto em “B”, temos exemplos de paráfrases criativas.
Está correto o que se afirma:
Escolha uma:
a. apenas em I. 
b. apenas em II.
c. apenas em II e IV.
d. apenas em IV.
e. apenas em III.
Questão 8
Texto da questão
Leia os excertos a seguir.
I - “Trajetória define bem a movimentação do leitor que percorre o objeto. Não o mapa, que fornece um retrato, estático, fixo, mas o trajeto, o andamento. Tem-se, então, como objeto de reflexão o compreender as trajetórias imprevisíveis de leitores em espaços 'pré-fabricados' que não lhe são plenamente conhecidos, por isso, irreconhecíveis.”
Fonte: RIBEIRO, Ana Elisa. Novas Tecnologias para ler e escrever: algumas ideias sobre ambientes e ferramentas digitais na sala de aula. Belo Horizonte: RHJ Livros, 2012. p. 61
Sabemos que a leitura implica percorrer o texto por meio de diferentes processos de análises, os quais são considerados estratégicos. Com base em seus conhecimentos adquiridos e considerando os excertos lidos, reflita sobre as proposições a seguir.
I – O leitor faz uso de conhecimento linguístico e conhecimento de mundo para construir uma relação de sentido pertinente à leitura. 
II – Um leitor, ao ler um texto que aborde o assunto química orgânica, para compreender a mensagem contida, precisa se valer de conhecimentos adquiridos, mesmo que não seja especialista no assunto.
III – A leitura é um percurso longo e árduo, que se efetiva por meio de uma série de habilidades construídas ao longo da vida.
IV – Um texto, assim como a leitura, é estático, não é possível percorrer caminhos diferentes para compreender e estabelecer sentido em uma leitura.
Está correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. apenas em I.
b. apenas em I e III. 
c. apenas em II e IV.
d. apenas em IV.
e. apenas em III.
Questão 9
Texto da questão
Leia o excerto a seguir.
“A leitura é um conceito amplamente estudado. Há muitas perspectivas a partir das quais podemos olhar para esse processo de compreensão de textos. A perspectiva que usamos é mais cognitiva, mas isto não significa que não consideremos a relevância dos aspectos sociais relacionados a ela. [...] A leitura envolve a leitura do mundo.”
Fonte: COSCARELLI, Carla Viana et al.  Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola Editorial, 2016. p. 68.
Considerando os seus conhecimentos adquiridos e o trecho lido, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. A leitura é, sobretudo, um processamento de elementos linguísticos.
b. A leitura, como atividade, permeia habilidades cognitivas que não podem ser agrupadas.
c. A leitura é apenas um processo de interação de elementos culturais.
d. Na situação comunicativa, há um autor, um leitor, os objetivos da leitura e nada mais.
e. Em uma leitura, não se podem desconsiderar as identidades e as experiências dos leitores, porque estes elementos direcionam o processo de construção do significado. 
Questão 10
Texto da questão
Leia os trechos a seguir
I – “Pensar é apenas parte integrante da leitura. É necessário que os sentidos e a imagem entrem em cena - é necessário observar e lembrar e, se algo não puder ser observado ou lembrando, deve ser construído imaginativamente. Porém, há uma tendência a superestimar o papel dessas atividades em detrimento do aprendizado pela leitura. Por exemplo, muitas pessoas acham que, embora o poeta tenha de usar a imaginação para escrever um poema, elas mesmas não precisam usá-las para lê-lo. Em suma, a arte de ler engloba todas as habilidades que são utilizadas na descoberta.”
Fonte: ADLER, Mortimer; DOREN, Charles Van. Como ler livros. São Paulo: É Realizações, 2010. p. 35.
II - A leitura requer, além de atenção, concentração. Observe: Irás, voltarás, não morrerás, lá. Aqui, há uma apreensão de sentido, pausada, que impele o leitor a interpretar que o sujeito retornará de onde supostamente tenha ido. Agora, em: Irás. Voltarás. Não, morrerás lá. Se o leitor não observar que o trecho foi intencionalmente escrito com outro sentido, certamente, lhe faltou atenção, concentração e outras habilidades linguísticas, as quais devem ser aplicadas ao ato de ler.
Como vimos, para compreender o que lemos, é necessário desenvolver certas habilidades cognitivas, as quais interferem diretamente no processo de percepção do próprio ato de ler. Considerando os seus conhecimentos e os excertos lidos, analise as proposições a seguir
I – Ler requer: observação; concentração; e velocidade ideal.
II – Ler requer, acima de tudo, imaginação.
III – Para lermos e atribuirmos significação ao texto lido é necessário fazer algumas análises e reflexão.
IV – Leitura e construção de sentido implicam, apenas, em um processo comunicativo entre o leitor e o autor.
Está correto o que se afirma:
Escolha uma:
a. apenas em I.
b. apenas em II.
c. apenas em I e III. 
d. apenas em IV.
e. apenas em III.
E2
uestão 1
Texto da questão
Atente-se para o texto que, possivelmente, serviria para uma campanha publicitária.
Seja mais humano. Não agrida à natureza.
De acordo com o Dicionário da Academia Brasileira de Letras (2008), o verbo “agredir” significa atacar, acometer. Como sabemos, alguns verbos precisam de complemento para que seus sentidos sejam ampliados; em alguns casos, precisam de complementos preposicionados.
Fonte: ABL. Dicionário Escola da Academia Brasileira de Letras. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008. p. 113.
Considerando os seus conhecimentos adquiridos e também a leitura do enunciado, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. De acordo com a norma culta da língua, o redator do texto errou ao empregar o verbo “agredir” como transitivo indireto. 
b. Ao utilizar o verbo em um sentido mais amplo, o redator do texto acertou no uso da regência.
c. Neste caso, o verbo está aplicado como transitivo direto e indireto, portanto, faltou enunciar o objeto direto.
d. O problema não está no verbo “agredir”, mas no “ser”, que não está regido conforme a norma culta.
e. O verbo “agredir” é intransitivo, ou seja, não precisa de complemento.
Questão 2
Texto da questão
Leia um suposto anúncio de uma agência de viagens:
“Prefira nossas praias ensolaradas ao frio congelante de outros países.”
Sabemos que o emprego da regência verbal, em quaisquer que sejam os enunciados, deve ser orientado pelas regras previamente definidas pela norma culta da língua. Considerando os seus conhecimentos adquiridos e o trecho lido, assinale a opção correta
Escolha uma:
a. A construção do verbo está inadequada, pois quem prefere, prefere alguma coisa e não a outra, ou seja, o verbo “preferir” não apresentaduas transitividades.
b. O verbo “preferir” é intransitivo, assim, o emprego no trecho está fora dos padrões normativos.
c. De acordo com os padrões normativos da língua culta, o verbo “preferir” somente pode ser empregado em seu sentido transitivo indireto, então, o adequado seria “preferir a alguma coisa, a outra coisa”.
d. O verbo preferir é regido pela preposição “por” e não pela preposição “a”, como está no enunciado.
e. No enunciado, segundo a norma culta padrão, a construção do verbo “preferir” está adequada, visto que “quem prefere, prefere algo a alguma coisa”. Logo, o verbo é transitivo direto e indireto. 
Questão 3
Texto da questão
Leia o trecho a seguir.
“Na construção lógica do trabalho, desenvolve-se a competência que une a habilidade de articular e de redigir de forma coerente as ideias a partir das hipóteses do projeto original. Ele deve ter, portanto, três grandes partes. A introdução deve conter os objetivos do trabalho, as intenções do autor, o tema e o problema a ser resolvido, os recursos e procedimentos utilizados, os referenciais teóricos. O desenvolvimento é o corpo do trabalho com as explicações, discussões, demonstrações em que se desenvolve a argumentação. A conclusão é a síntese do trabalho com o posicionamento do autor e os resultados obtidos. O trabalho deverá ser redigido na 3ª pessoa ou no impessoal e não na 1ª pessoa. A impessoalidade garante a objetividade do texto e expressões como ‘eu deduzi’, ‘na minha opinião’ devem ser substituídas por ‘deduziu-se’, ‘neste trabalho, concluiu-se que’”.
Fonte: USP. Instruções para preparação de textos acadêmicos. São Paulo, s.d. Disponível em: <http://disciplinas.stoa.usp.br/pluginfile.php/248867/mod_resource/content/1/Modelo_de_texto_academico.pdf>. Acesso em: 30 jun. 2017.
Como vimos, o texto acadêmico é fruto de larga investigação e pesquisa, as quais podem ser produzidas em diferentes campos do saber. Considerando os seus conhecimentos adquiridos e a leitura do excerto, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. O texto acadêmico se vale de argumentos que não podem ser refutados, uma vez que são construídos por meio de provas, como fatos históricos, dados estatísticos, exemplos, testemunhos, entre outros. 
b. Um texto acadêmico pode se valer unicamente de um posicionamento pessoal, a respeito do um determinado fato, uma vez que as provas colhidas podem confrontar o ponto adotado.
c. A construção de textos acadêmicos se vale apenas de exposições de fatos.
d. Além da exposição de fatos, em textos de caráter acadêmicos, podemos nos valer de fatos fictícios para defender um ponto de vista adotado.
e. É possível usar uma linguagem mais informal em textos de cunho acadêmicos
Questão 4
Texto da questão
Leia o trecho a seguir.
Proibir a venda de refrigerantes grandes, obrigar o uso de óculos para o manuseio de colas e restringir brincadeiras infantis, por segurança. Estas foram medidas tomadas por alguns governos estaduais, na intenção de proteger a população de supostos riscos. No entanto, o papel das medidas foi revertido, passando a distorcer o equilíbrio entre a liberdade e responsabilidade das pessoas e o papel governamental.
Considerando os seus conhecimentos adquiridos e o trecho lido, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. No trecho lido, a tese defendida pelo autor é a de que ao tomar certas medidas preventivas, houve uma distorção por parte da população, que deixou de tomar refrigerantes, passou a usar óculos e restringiu as brincadeiras infantis.
b. No trecho lido, o autor defende seu ponto de vista, por meio de dados históricos, uma estratégia muito usada em textos acadêmicos.
c. No trecho lido, o autor defende seu ponto de vista por meio de evidências históricas, um recurso que fundamenta a proposição construída na tese.
d. No trecho lido, o autor defende, por meio de dados, fatos e testemunhos, a sua opinião contrária sobre a distorção do equilíbrio entre liberdade e responsabilidade. 
e. A formulação estratégica dos argumentos mostrados no trecho apontam para um conjunto de evidências que serão desenvolvidas ao longo da defesa da tese. 
Questão 5
Texto da questão
Leia o trecho a seguir.
“Falar implica a seleção de certas entidades linguísticas e sua combinação em unidades linguísticas de mais alto grau de complexidade. Isto se evidencia imediatamente ao nível lexical: quem fala seleciona palavras e as combina em frases, de acordo com o sistema sintático da língua que utiliza; as frases, por sua vez, são combinadas em enunciados. Mas o que fala não é de modo algum um agente completamente livre na sua escolha de palavras: a seleção (exceto nos raros casos de efetivo neologismo) deve ser feita a partir do repertório lexical que ele próprio e o destinatário da mensagem possuem em comum. O engenheiro de comunicações aproxima-se de modo mais adequado da essência do ato da fala quando sustenta que, na troca ótima de informação, o que fala e o que ouve têm a sua disposição mais ou menos o mesmo fichário de representações pré-fabricadas”.
Fonte: JAKOBSON, Roman. Linguística e Comunicação. 10. ed. São Paulo: Editora Cultrix, 1973, p. 37.
De acordo com o autor, a comunicação realizada pela oralidade não é livre de complexidades. Diante desta afirmação, e com base nos conhecimentos adquiridos sobre o eficiente ato comunicativo, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. A seleção vocabular não interfere no ato comunicativo de seus participantes.
b. Os participantes em um ato comunicativo devem considerar o uso efetivo de certos neologismos para conseguirem se comunicar com eficácia.
c. As variações da língua não interferem no ato comunicativo.
d. A comunicação oral independe da seleção vocabular para se efetivar com eficácia.
e. O eficiente ato comunicativo se dá por meio do uso de um código comum pelos participantes de uma conversação. 
Questão 6
Texto da questão
Leia o excerto.
A comunicação oral requer estratégias para ser eficaz e eficiente. De acordo com Castilho (1998, p.134), devemos nos concentrar na “reflexão sobre a língua que falamos, deixando de lado a reprodução de esquemas classificatórios, e logo se descobrirá a importância da língua falada, mesmo para aquisição da língua escrita”.
Fonte: CASTILHO, Ataliba Teixeira de. A Língua falada no ensino de Português. São Paulo: Contexto, 1998. p. 134.
Ao longo dos nossos estudos, vimos que a linguagem oral requer estratégias bem definidas. Partindo do pressuposto apresentado pelo autor e também considerando os seus conhecimentos, a comunicação eficaz prevê estratégias como:
I – Codificação, decodificação e compreensão mútua.
II – Feedback e empatia.
III – Codificação, decodificação e seleção vocabular.
IV – Seleção vocabular, empatia e sinalização.
Estão totalmente corretas, apenas
Escolha uma:
a. I e II. 
b. III e IV.
c. I, II e IV
d. apenas IV.
e. 
apenas III.
Questão 7
Texto da questão
Leia o trecho a seguir.
“A competência comunicativa, isto é, a habilidade que um indivíduo tem para lidar com a linguagem – ao formular enunciados (no caso do falante), ou ao atribuir sentidos a eles, (no caso do interlocutor) –, envolve o conhecimento de determinada língua, suas variantes e registros. Se um falante formular um enunciado em japonês para um interlocutor que desconhece essa língua, não se completará o processo comunicativo; se um falante formular um enunciado em um registro ultraformal para um interlocutor de apenas cinco anos, provavelmente o processo comunicativo não será inteiramente efetivado”.
Fonte: NICOLA, José de. Gramática, Palavra, Frase e Texto. São Paulo: Scipione, 2014, p. 133.
Vimos que o ato comunicativo do falante requer competências e habilidades bem definidas para que a mensagem chegue ao receptor com o máximo de clareza. Assim, em relação às competências no processo comunicativo oral, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) O aspecto psicológico, como o humor, sensibilidade e a capacidade de tolerância de cada indivíduo, interferem no processocomunicativo no exato momento em que ele ocorre.
II. ( ) A ideologia e cultura dos participantes em uma conversação são condicionantes e, portanto, podem limitar o processo comunicativo, já que incluem um conjunto de crenças, representações e avaliações de mundo e modo de vida.
III. ( ) Quando há a comunicação oral, a formulação dos enunciados é preexistente.
IV. ( ) A adequação da linguagem na comunicação oral é noção fundamental para a interação social.
V. ( ) O foco, em uma comunicação oral, nunca deve ser na intencionalidade, isto acontece apenas na enunciação escrita.
Escolha uma:
a. F, F, V, V, F.
b. V, V, F, F. F.
c. V, V, V, V. F.
d. V, F, V, F, V.
e. V, V, F, V, F. 
Questão 8
Texto da questão
Leia atentamente o trecho que se segue:
“Aprender a escrever é, em grande parte, se não principalmente, aprender a pensar, aprender a encontrar ideias e a concatená-las, pois, assim como não é possível dar o que não se tem, não se pode transmitir o que a mente não criou ou não improvisou [...] só se está apto a escrever quando se conhecem as regras e suas exceções. Há evidentemente um mínimo de gramática indispensável (grafia, pontuação, um pouco de morfologia e um pouco de sintaxe), mínimo suficiente para permitir certos hábitos de estruturação.”
Fonte: GARCIA, Othon Moacir. Comunicação em prosa moderna: aprenda a escrever aprendendo a pensar. 11. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1983, p. 291.
Considerando o trecho lido e os seus conhecimentos adquiridos, escolha a afirmativa correta.
Escolha uma:
a. A comunicação eficaz e eficiente por meio da linguagem escrita se dá a partir da estruturação de frases claras, coerentes e objetivas, visto que, nesta modalidade, a comunicação não se faz de modo imediato. 
b. A comunicação, por meio da linguagem escrita, nem sempre requer planejamento antecipado, pois com pouco conhecimento das regras gramaticais já é possível estabelecer comunicação eficiente.
c. A troca imediata de experiências entre emissor e receptor deve ser apoiada na gramática para que a comunicação por meio da linguagem escrita seja eficiente.
d. A improvisação também faz parte da comunicação escrita, uma vez que ela faz parte do ato de pensar.
e. A comunicação eficaz e eficiente ocorre quando há um acordo prévio entre emissor e receptor.
Questão 9
Texto da questão
Leia o trecho a seguir:
“Ao produzir uma mensagem verbal, devemos considerar que o enunciador sempre se coloca em uma posição – a do seu interlocutor. Veja que há, portanto, uma intencionalidade, um propósito com o ato comunicativo, pois existe uma preocupação em empregar a forma de expressão que seja a mais adequada para atingir o receptor, essencialmente quando se trata da linguagem escrita. Se em uma frase, o comando não for eficiente, a mensagem, por sua vez, estará comprometida.”
Fonte: AZEREDO, José Carlos de. Gramática Houaiss da língua portuguesa. 2. ed. São Paulo: Publifolha, 2008, p. 55.
Como sabemos, a linguagem escrita possui diferenças em relação à mensagem transmitida oralmente. Desta forma, de acordo com seus conhecimentos e com o trecho lido, marque a alternativa correta.
Escolha uma:
a. A linguagem escrita permite interferências constantes na enunciação, o que pode comprometer o entendimento da mensagem verbal por parte do interlocutor.
b. A linguagem escrita sempre deve estar acima do entendimento do receptor, visto que são as intencionalidades do emissor que devem prevalecer.
c. Na mensagem escrita, convém sempre analisar a intertextualidade, pois este é o elemento determinante na enunciação.
d. A organização do código verbal no momento da transmissão da mensagem depende do quanto o interlocutor está capacitado em receber informações, portanto, o emissor poderá organizar a mensagem da maneira que lhe convir.
e. A linguagem escrita sempre apresenta a forma que convém à intenção de quem enuncia e reúne as informações relevantes para a concretização da enunciação.
  
Questão 10
Texto da questão
Leia o texto a seguir:
Sabemos que a linguagem escrita cria universos, e também representa o mundo das coisas e dos objetos. Trata-se de uma das modalidades da língua que torna possível a concretização das experiências humanas e, portanto, do próprio conhecimento. Porém, é preciso entender como ela funciona. Sabendo disso, leia o trecho:
“[...] língua e escrita são dois sistemas distintos de signos; a única razão de ser do segundo é representar o primeiro; o objeto linguístico não se define pela combinação da palavra escrita e da fala; esta última, por si só, constitui tal objeto. Mas a palavra escrita se mistura tão intimamente com a palavra falada, da qual é a imagem, que acaba por usurpar-lhe o papel principal; terminamos por dar maior importância à representação ao signo vocal do que ao próprio signo. É como se acreditássemos que, para conhecer uma pessoa, melhor fosse contemplar a fotografia do que o rosto.”
Fonte: SAUSSURE, Ferdinand. Curso de Linguística Geral. 28. ed. São Paulo: Cultrix, 2012, p. 58.
Tendo como base os seus conhecimentos sobre as relações entre a comunicação oral e escrita e refletindo sobre o trecho lido, analise as asserções e faça as suas respectivas relações.
 
I – A escrita somente existe porque existe a fala; embora elas sejam independentes, coexistem entre si.
II – A modalidade da língua escrita concretiza as experiências humanas, de modo a perpetuá-las.
III- O autor compara as palavras escritas aos espelhos, elas apenas refletem imagens associadas ao conhecimento prévio de mundo.
IV – Embora a fala e a escrita se misturem em suas funções comunicativas, a segunda é uma representação gráfica da primeira.
 
Está correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. 
Apenas em I.
b. 
Apenas em I e II.
c. 
Em I, II e III.
d. Em III e IV.
e. Em I, II e IV.

Continue navegando