Buscar

Exercício de fixação E 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Iniciado em	segunda, 26 Nov 2018, 05:33
Estado	Finalizada
Concluída em	segunda, 26 Nov 2018, 05:51
Nota	9,00 de um máximo de 10,00(90%)
Questão 1
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
O tempo em que o empregado deve prestar serviços ou permanecer à disposição do empregador é chamado de:
Escolha uma:
a. Sobreaviso.
b. Horas-extras.
c. Jornada de Trabalho.
Resposta correta é Jornada de Trabalho. Página 86 do livro da disciplina. A jornada de trabalho corresponde ao tempo em que o empregado deve prestar serviços ou permanecer à disposição do empregador. Segundo a Constituição Brasileira, este período pode ser de, no máximo, 8 horas diárias ou 44 horas semanais.
d. Repouso semanal.
e. Férias.
Feedback
A resposta correta é: Jornada de Trabalho..
Questão 2
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Corresponde a um direito ao homem de afastar-se do seu trabalho para auxiliar a mãe de seu filho, sem prejuízo em seu salário. A licença paternidade é de _______ dias, nos termos do art. 7o, inciso XIX, da CF/88 c/c art. 10, § 1o, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da CF/88, na qual se encontra: “Até que lei venha a disciplinar o disposto no art. _______ , XIX da Constituição, o prazo da licença-paternidade a que se refere o inciso é de cinco dias”.
Escolha uma:
a. dez // 9º
b. nove // 7º
c. cinco // 9º
d. cinco // 7º
resposta correta cinco // 7º, conforme livro da disciplina página 94 - licença paternidade é de cinco dias, nos termos do art. 7o, inciso XIX, da CF/88 c/c art. 10, § 1o, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da CF/88, na qual se encontra: “Até que lei venha a disciplinar o disposto no art. 7o, XIX da Constituição, o prazo da licença-paternidade a que se refere o inciso é de cinco dias”.
e. sete // 9º
Feedback
A resposta correta é: cinco // 7º.
Questão 3
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Podemos dizer que o Direito do Trabalho tem algumas funções específicas do seu ramo do Direito, e embora existam outras, são apontadas três principais:
Escolha uma:
a. Função econômica, função coordenadora e função conservadora.
b. Função normativa, Função econômica e função coordenadora.
c. Função econômica, função tutelar e função conservadora.
d. Função normativa, função tutelar e função social.
Resposta correta é Função normativa, função tutelar e função social. Páginas 84do livro da disciplina. Embora alguns teóricos mencionem as funções econômica, coordenadora e conservadora, tem sido aceito como funções específicas e principais do Direito do Trabalho, as funções normativa, tutelar e social.
e. Função econômica, função tutelar e função social.
Feedback
A resposta correta é: Função normativa, função tutelar e função social..
Questão 4
Incorreto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Quando se trata das relações trabalhistas, proteger o hipossuficiente (o empregado) que é a parte mais frágil economicamente na relação de trabalho, o Estado age impossibilitando o abuso do trabalho humano. Qual das alternativas abaixo se refere o conceito acima?
Escolha uma:
a. Função normativa.
b. Função coordenadora.
c. Função social.
Resposta correta é Função tutelar. Páginas 84 do livro da disciplina. Corresponde a Função tutelar, pois o Direito do Trabalho tem função tutelar porque protege o hipossuficiente; este que é a parte mais frágil economicamente na relação de trabalho, o empregado. O Estado agiria impossibilitando o abuso do trabalho humano. Esta tutela decorre de leis e normas trabalhistas, ou seja, das fontes de Direito do Trabalho em geral.
d. Função tutelar.
e. Função econômica.
Feedback
A resposta correta é: Função tutelar..
Questão 5
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
De modo geral entendemos Direito do Trabalho como um conjunto de normas, princípios, leis e instituições que regem as relações do trabalho subordinado. De acordo com essa premissa, quem são os sujeitos e objeto do Direito do Trabalho respectivamente?
Escolha uma:
a. Servidor público e Natureza pública.
b. Natureza pública e servidor público;
c. Relação de trabalho entre empregado e empregador // empregado e empregador;
d. Natureza pública e servidor público;
e. Servidor público e empregador;
f. Empregado e empregador // relação de trabalho entre empregado e empregador;
resposta correta é Empregado e empregador // relação de trabalho entre empregado e empregador; está no início do capítulo 02 do livro da disciplina, páginas 59 e 60, conforme dispõe o artigo 3º da CLT.
Feedback
A resposta correta é: Empregado e empregador // relação de trabalho entre empregado e empregador;.
Questão 6
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Correspondem a horas extras aquelas trabalhadas além da jornada contratual de trabalho. Desta forma, se a jornada for de 4, 6 ou 8 horas, todas as excedentes deverão ser pagas como extras. Leia as alternativas abaixo e marque V para as alternativas verdadeiras e F sob a luz do Art. 59 da CLT:
( ) A duração normal do trabalho poderá ser acrescida de horas suplementares, em número não excedente de 2 (duas), mediante acordo escrito entre empregador e empregado, ou mediante contrato coletivo de trabalho.
( ) Do acordo ou do contrato coletivo de trabalho deverá constar, obrigatoriamente, a importância da remuneração da hora suplementar, que será, pelo menos, 50% (cinqüenta por cento) superior à da hora normal.
( ) Poderá ser dispensado o acréscimo de salário se, por força de acordo ou convenção coletiva de trabalho, o excesso de horas em um dia for compensado pela correspondente diminuição em outro dia, de maneira que não exceda, no período máximo de um ano, à soma das jornadas semanais de trabalho previstas, nem seja ultrapassado o limite máximo de dez horas diárias.
( ) Na hipótese de rescisão do contrato de trabalho sem que tenha havido a compensação integral da jornada extraordinária, fará o trabalhador jus ao pagamento das horas extras não compensadas, calculadas sobre o valor da remuneração na data da rescisão.
( ) Os empregados sob o regime de tempo parcial não poderão prestar horas extras.
Escolha uma:
a. V, V, V, V, V
Todas as alternativas estão corretas. A duração normal do trabalho poderá ser acrescida de horas suplementares, em número não excedente de 2 (duas), mediante acordo escrito entre empregador e empregado, ou mediante contrato coletivo de trabalho.
Do acordo ou do contrato coletivo de trabalho deverá constar, obrigatoriamente, a importância da remuneração da hora suplementar, que será, pelo menos, 20% (vinte por cento) superior à da hora normal.
Poderá ser dispensado o acréscimo de salário se, por força de acordo ou convenção coletiva de trabalho, o excesso de horas em um dia for compensado pela correspondente diminuição em outro dia, de maneira que não exceda, no período máximo de um ano, à soma das jornadas semanais de trabalho previstas, nem seja ultrapassado o limite máximo de dez horas diárias.
Na hipótese de rescisão do contrato de trabalho sem que tenha havido a compensação integral da jornada extraordinária, fará o trabalhador jus ao pagamento das horas extras não compensadas, calculadas sobre o valor da remuneração na data da rescisão.
Os empregados sob o regime de tempo parcial não poderão prestar horas extras.
Apostila Introdução ao Direito: Fundamentos, Legislação Social, Trabalhista, Comercial e Tributária – Capítulo: 2 -Aspectos Relevantes do Direito do Trabalho.- Sub Título:2.2.1.5 - Horas Extras. Páginas:91 e 92.
b. F, V, F, V, F
c. F, F, V, F, V
d. V, F, V, F, V
e. F, F, V, F, V
Feedback
A resposta correta é: V, V, V, V, V.
Questão 7
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Sobre o “Princípio da Intangibilidade Salarial”, é correto afirmar:
Escolha uma:
a. Este princípio diz que o empregado está na obrigação de desenvolver suas energias normais em prol da empresa, prestando serviços regularmente, disciplinar e
funcionalmente.
b. Este princípio diz respeito à expressão pacta sunt servanda, o que significa dizer que os pactos devem ser respeitados. Este princípio advém do Direito Civil, mas é de extrema importância para o Direito do Trabalho. Normalmente, esse princípio é estudado como “[...] princípio geral do direito (ou de seu ramo civilista) aplicável ao segmento juslaboral”
c. Este princípio refere-se ao direito que o trabalhador tem de receber a contraprestação por seu trabalho. Seu salário (advindo do seu trabalho) deve prover suas necessidades básicas como alimentação, moradia, educação, saúde, transporte etc. Garante também que o salário do trabalhador não seja reduzido, visando assegurar a estabilidade econômica do empregado. O Princípio da Intangibilidade Salarial tem relação direta com o Princípio Constitucional: o princípio da dignidade do ser humano.
Resposta correta: Este princípio refere-se ao direito que o trabalhador tem de receber a contraprestação por seu trabalho. Seu salário (advindo do seu trabalho) deve prover suas necessidades básicas como alimentação, moradia, educação, saúde, transporte etc. Garante também que o salário do trabalhador não seja reduzido, visando assegurar a estabilidade econômica do empregado. O Princípio da Intangibilidade Salarial tem relação direta com o Princípio Constitucional: o princípio da dignidade do ser humano.
d. Este princípio assegura outra garantia para o trabalhador: a de que, mesmo se o trabalho não estiver documentado formalmente, ele tenha direitos, pois os fatos prevalecem sobre a forma. Também, se há discordância entre a realidade e o que está documentado, prevalecerá a realidade.
e. Este princípio tem por objetivo definir que, em regra, os contratos de trabalho são válidos por tempo indeterminado. Esta é mais uma garantia que o trabalhador tem em relação a seu emprego.
Feedback
A resposta correta é: Este princípio refere-se ao direito que o trabalhador tem de receber a contraprestação por seu trabalho. Seu salário (advindo do seu trabalho) deve prover suas necessidades básicas como alimentação, moradia, educação, saúde, transporte etc. Garante também que o salário do trabalhador não seja reduzido, visando assegurar a estabilidade econômica do empregado. O Princípio da Intangibilidade Salarial tem relação direta com o Princípio Constitucional: o princípio da dignidade do ser humano..
Questão 8
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
O FGTS foi instituído na década de 1960 para proteger o trabalhador demitido sem justa causa. Desta forma, no início de cada mês, os empregadores depositam, em contas abertas na Caixa Econômica Federal, em nome dos seus empregados, e vinculadas ao contrato de trabalho o valor referente ao FGTS. Qual é o valor percentual que deve ser recolhido pelo empregador sobre o salário do funcionário?
Escolha uma:
a. O valor correspondente a 11% do salário do funcionário.
b. O valor correspondente a 9% do salário do funcionário.
c. O valor correspondente a 8% do salário do funcionário.
resposta correta O valor correspondente a 8% do salário do funcionário. Página 95 do livro da disciplina. O FGTS foi instituído na década de 1960 para proteger o trabalhador demitido sem justa causa. Desta forma, no início de cada mês, os empregadores depositam, em contas abertas na Caixa Econômica Federal, em nome dos seus empregados, e vinculadas ao contrato de trabalho, o valor correspondente a 8% do salário do funcionário.
d. O valor correspondente a 10% do salário do funcionário.
e. O valor correspondente a 12% do salário do funcionário.
Feedback
A resposta correta é: O valor correspondente a 8% do salário do funcionário..
Questão 9
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Sobre Direitos e obrigações dos trabalhadores, podemos dizer que o empregado, ou trabalhador, é pessoa física que presta serviço de natureza contínua mediante salário, segundo o art. 3o da CLT. Delgado (2010) define empregado como: “[...] toda pessoa natural que contrate, tácita ou expressamente, a prestação de seus serviços a um tomador, a este efetuados com pessoalidade, onerosidade, não eventualidade e subordinação”. Podemos dizer que empregado é o destinatário da tutela exercida pelo Estado, sendo o hipossuficiente na relação trabalhista e que presta serviço subordinado. O empregado é o principal elemento para o Direito do Trabalho, pois a ele é destinado grande parte das normas de proteção que constituem este ramo do Direito, sendo que algumas delas são:
1. Férias.
2. Abono de férias.
3. Adicional noturno.
4. Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Relacione as normas do Direito do Trabalho, de proteção ao empregado, acima, com suas respectivas descrições abaixo e depois selecione a alternativa que indica a sequência correta de preenchimento:
(___) Após o período de 12 meses de trabalho, todo o trabalhador passa ater direito a um período de até 30 dias para descanso e lazer, sem deixar de receber seu salário.
(___) Foi instituído na década de 1960 para proteger o trabalhador demitido sem justa causa. Desta forma, no início de cada mês, os empregadores depositam, em contas abertas na Caixa Econômica Federal, em nome dos seus empregados, e vinculadas ao contrato de trabalho, o valor correspondente a 8% do salário do funcionário.
(___) Corresponde ao direito que o trabalhador possui de vender um terço de suas férias ao empregador para receber o correspondente a esses dias em dinheiro.
(___) Quando o trabalho urbano é realizado à noite, em horário compreendido entre 22 horas de um dia e 5 horas do dia seguinte, o empregado tem direito a receber uma compensação, tanto em horas como em salário, pelo seu trabalho.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. 1, 4, 2, 3.
A sequência correta é 1, 4, 2, 3, relacionando as normas do Direito do Trabalho de proteção ao empregado, com suas respectivas descrições, as quais são:1.Férias - Após o período de 12 meses de trabalho, todo o trabalhador passa a ter direito a um período de até 30 dias para descanso e lazer, sem deixar de receber seu salário.2.Abono de férias - Corresponde ao direito que o trabalhador possui de vender um terço de suas férias ao empregador para receber o correspondente a esses dias em dinheiro.3.Adicional noturno - Quando o trabalho urbano é realizado à noite, em horário compreendido entre 22 horas de um dia e 5 horas do dia seguinte, o empregado tem direito a receber uma compensação, tanto em horas como em salário, pelo seu trabalho. 4.Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) - Foi instituído na década de 1960 para proteger o trabalhador demitido sem justa causa. Desta forma, no início de cada mês, os empregadores depositam, em contas abertas na Caixa Econômica Federal, em nome dos seus empregados, e vinculadas ao contrato de trabalho, o valor correspondente a 8% do salário do funcionário. Livro utilizado: Introdução ao Direito: Fundamentos, Legislação Social, Trabalhista, Comercial e Tributária - Janes Sandra Dinon Ortigara. (Livro da Disciplina). Conteúdo abordado: 2.2.1 Direitos e obrigações do empregado. Páginas do Livro onde se encontra o conteúdo da questão: 92 e 96.
b. 3, 2, 1, 4.
c. 4, 1, 2, 3.
d. 2, 1, 3, 4.
e. 1, 4, 3, 2.
Feedback
A resposta correta é: 1, 4, 2, 3..
Questão 10
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
As normas de um ordenamento jurídico devem obedecer à validade correspondente entre elas e devem ser coerentes entre si. Ao falarmos em ordenamento jurídico, não podemos deixar de citar a teoria da hierarquia das normas de Kelsen, conhecida também como teoria da pirâmide das normas jurídicas, pois esta teoria, além de clássica no Direito, é seguida pela doutrina jurídica em geral como a teoria fundamental do ordenamento jurídico. De acordo com a teoria da hierarquia das normas de Kelsen, é possível afirmar que a norma que vem em primeiro lugar nos ordenamentos jurídico é?
Escolha uma:
a. Decretos
b. Emendas Constitucionais
c. Instruções
normativas
d. Leis delegadas
e. Constituição
Constituição
Feedback
A resposta correta é: Constituição.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando