Buscar

PRATICA TRIBUTÁRIA 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NOME DO ALUNO:MARIA CRISTINA SCHIMIDTRA:130223
DISCIPLINA: Pratica Jurídica Tributária
PROFESSOR: Roberto Carneiro Júnior
DATA:23/11/2018
ANÁLISE DE CASO PRÁTICO
JUAREZ APOSENTOU-SE NO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL EM 15/05/2011. TRÊS ANOS DEPOIS FOI ACOMETIDO DE NEOPLASIA MALIGNA, CONFORME ATESTADO EM LAUDO PERICIAL, DATADO DE 05/09/2014 E PROFERIDO POR MÉDICO ESPECIALISTA EM ONCOLOGIA NO HOSPITAL VITA. EM RAZÃO DESSE DIAGNÓSTICO E DE POSSE DO LAUDO MÉDICO, JUAREZ PROTOCOLOU, JUNTO AO ÓRGÃO EM QUE TRABALHAVA, OU SEJA, JUNTO A SUA FONTE PAGADORA, PEDIDO DE CONCESSÃO DO BENEFÍCIO DE ISENÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA RELATIVAMENTE AOS SEUS PROVENTOS DE APOSENTADORIA. O PEDIDO FOI NEGADO, SOB O ARGUMENTO DE QUE O LAUDO PERICIAL APRESENTADO NÃO FORA EMITIDO POR SERVIÇO MÉDICO OFICIAL DA UNIÃO. JUAREZ SUBMETEU-SE, ENTÃO, A PERÍCIA FEITA POR JUNTA MÉDICA OFICIAL DA REPARTIÇÃO PÚBLICA QUE LHE CONCEDERA A APOSENTADORIA. APÓS ANÁLISE DOS DOCUMENTOS APRESENTADOS E REALIZAÇÃO DE EXAME FÍSICO, FOI EMITIDO LAUDO, DATADO DE 06/02/2015, ATESTANDO SER O INTERESSADO REALMENTE PORTADOR DA ALEGADA DEBILIDADE. COM O LAUDO PERICIAL COMPROVADOR DA MOLÉSTIA, EMITIDO POR SERVIÇO MÉDICO OFICIAL DA UNIÃO, JUAREZ PROTOCOLOU, PERANTE SUA FONTE PAGADORA, EM 15/02/2015, NOVO PEDIDO DE RECONHECIMENTO DA ISENÇÃO. TRANSCORRIDO MAIS DE UM ANO, A FONTE PAGADORA CONTINUA PROCEDENDO AOS DESCONTOS DO IMPOSTO DE RENDA INCIDENTE SOBRE OS PROVENTOS DA APOSENTADORIA DE JUAREZ, QUE, INCONFORMADO, PROCUROU AUXÍLIO DE PROFISSIONAL DA ADVOCACIA. COM BASE NOS FATOS HIPOTÉTICOS APRESENTADOS, REDIJA, NA CONDIÇÃO DE ADVOGADO(A) CONTRATADO(A) POR JUAREZ, A PEÇA PROCESSUAL ADEQUADA PARA GARANTIRA EFETIVIDADE DO ALEGADO DIREITO VIOLADO.
Resposta:
Ação Declaratória, c/c com Ação de Repetição de Indébito, endereçada à Justiça Federal.
Fundamento de mérito: art. 6.°, inciso XIV, da Lei n.° 7.713/1988, com a redação dada pela Lei n.° 11.052/2004:
Ficam isentos do imposto de renda os seguintes rendimentos percebidos por pessoas físicas
XIV – os proventos de aposentadoria ou reforma motivada por acidente em serviço e os percebidos pelos portadores de moléstia profissional, tuberculose ativa, alienação mental, esclerose múltipla, neoplasia maligna, cegueira, hanseníase, paralisia irreversível e incapacitante, cardiopatia grave, doença de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, hepatopatia grave, estados avançados da doença de Paget(osteíte deformante), contaminação por radiação, síndrome da imunodeficiência adquirida, com base em conclusão da medicina especializada, mesmo que a doença tenha sido contraída depois da aposentadoria ou reforma;
Com pedido de Antecipação de Tutela com aespecificação de seus requisitos. No mérito, deve-se solicitar o reconhecimento da isenção, para que a remuneração devida não sofra mais nenhum tipo de redução, e a restituição de todo o valor pago de forma indevida.
Também, a citação da ré (União), napessoa de seu procurador, a produção de provas e a condenação da ré nas verbas da sucumbência.
A restituição deve ser acrescida de juros mais atualizações.
Valor da causa: equivalente ao da restituição (basta a expressão valor da causa, ou equivalente)

Outros materiais