Buscar

Prova Discursiva de Contabilidade e Sociologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1-Durkheim afirma que os fatos sociais têm três características básicas que permitem sua identificação na realidade. Quais são estas características?
Exteriores: Existe fora dos indivíduos, ou seja, quando nascem as normas, regras de condutas já se encontram prontas;
Coercitivos: As regras e as condutas sociais impõem aos indivíduos;
Generalidade/Coletividade: Os fatos sociais são gerais porque são coletivos e não ao contrario, estão em toda parte.
2-As despesas da empresa são classificadas em dois grandes grupos: operacionais e não operacionais, segundo a ligação com o ramo de atividade da empresa. As despesas operacionais são aquelas efetuadas para o desenvolvimento das atividades diretamente ligadas à natureza da empresa. Sendo assim, conceitue o que são despesas de vendas, despesas administrativas e despesas financeiras.
Despesas de venda: Compreendem os gastos efetuados com a finalidade de aumentar as vendas. Exemplos: propaganda e publicidade, frete pago sobre uma venda efetuada, comissão paga ao vendedor.
Despesas administrativas: Compreendem os gastos efetuados com a administração em geral. Exemplos: despesas com salários, aluguéis, luz/água/telefone, honorários contábeis, honorários advocatícios, café e lanche, material de expediente etc.
Despesas financeiras: Compreendem os gastos efetuados com o pagamento de juros por atraso nos pagamentos da empresa ou despesas bancárias efetuadas para cobrança dos seus clientes. Também podemos classificar como despesa financeira os valores referentes aos descontos que a organização concede aos seus clientes (descontos concedidos).
3-Defina atos administrativos e cite alguns exemplos destas ocorrências.
São ocorrências que não alteram o patrimônio da empresa, exemplos: contratação de seguros, contratação de funcionários, assinatura de abertura de conta corrente.
4-Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa e/ou empresa. Desta forma bens representam toda e qualquer coisa (passível de avaliação monetária) que é colocada à disposição do ser humano de satisfazer suas necessidades individuais coletivas. Os bens podem ser classificados levando-se em consideração vários aspectos entre eles, o ponto de vista contábil onde são classificados como bens de troca, bens de uso e bens de consumo. Explique qual a diferença entre estas classificações.
Bens de troca: São aqueles que podem ser trocados por outros bens, direitos e até obrigações, geralmente é conhecido como mercadorias, o dinheiro também é um bem de troca podendo ser trocado por qualquer elemento do patrimônio, exemplos: dinheiro e mercadoria.
Bens de uso: São aqueles que são utilizados pela empresa de maneira permanente, não desaparecem, exemplos: balcões, veículos, computadores, imóveis.
Bens de consumo: Utilizados pela empresa, mas que com o tempo desaparecem, ou seja, são consumidos, exemplos: embalagens, combustível, tinta para impressão.

Outros materiais