Buscar

Marcelo Menezes CODAP Fichamento do Artigo Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C T S

Prévia do material em texto

Universidade Federal de Sergipe
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência 
Nome: Marcelo Menezes Santos
Curso: Licenciatura em Química
Professora: Elizabete Lustosa
	Indicação Bibliográfica: SANTOS, W. L. P. dos. & MORTIMER, E. F. (2002). Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência – Tecnologia – Sociedade) no contexto da educação brasileira. ENSAIO - Pesquisa em Educação em Ciências, v. 2, n. 2, dez., p. 1-23
	Palavras-chave: Ciência, Tecnologia, Sociedade, CTS, Educação. 
	Informações sobre o autor (es): 
https://www.escavador.com/sobre/3130677/wildson-luiz-pereira-dos-santos
https://www.escavador.com/sobre/4733730/eduardo-fleury-mortimer
	Objetivo do trabalho: Discutir criticamente currículos com ênfase em CTS que vem sendo desenvolvido desde a década de sessenta, de modo a fornecer informações que auxiliem no desenvolvimento de novo modelos curriculares na área de Ciência da Natureza e suas Tecnologias.
	Resumo: O presente artigo busca, antes de tudo, mostrar a confiança na Ciência e na Tecnologia como forma de resolução de problemas por parte da sociedade. Levando isso em consideração, surgiu à necessidade de se criar um currículo em ciência que levasse em consideração fatores sociais pertinentes e que auxiliassem no processo de construção do conhecimento assim, deixando de lado o sistema conteudista para aplicar um novo processo no qual a ciência encontra-se no contexto social.
Além disso, o artigo discute as ideias apresentadas pelos currículos CTS com o intuito de desconstruir a ideia de que a ciência esta sujeita somente aos interesses de mercado. Discute-se muito a necessidade de explicar aos alunos os processos dos fenômenos naturais para que se possa entender suas implicações sociais
Por fim o autor procura enfatizar os benefícios dos currículos CTS ligando-os diretamente a ideia da necessidade de uma alfabetização cientifica, deixando bem claro que as ideias apresentadas por esses currículos devem deixar de ficar no papel e ser aplicada em sala de aula para que possa de fato fazer a quebra do ensino tradicional.
	Principais citações: 
ROBERTS (1991) refere-se às ênfases curriculares “Ciência no contexto social” e “CTS” como aquelas que tratam das inter-relações entre explicação científica, planejamento tecnológico e solução de problemas, e tomada de decisão sobre temas práticos de importância social.
Dessa forma, SOLOMON (1988) propõe que os cursos de CTS deveriam apontar para o caráter provisório e incerto das teorias científicas.
Na perspectiva de formar um cidadão que possa compreender como a tecnologia tem influenciado o comportamento humano e desenvolver atitudes em prol de um desenvolvimento tecnológico sustentável, é essencial que haja uma discussão dos valores envolvidos nas decisões (LAYTON, 1988).
Os currículos de CTS se articulam em torno de temas científicos ou tecnológicos que são potencialmente problemáticos do ponto de vista social (AIKENHEAD, 1994a; RAMSEY, 1993; RUBBA, 1991; THIER, 1985.
FREIRE (1987) discute que a conscientização do indivíduo ocorre por meio do diálogo com suas condições de existência, o qual se traduz numa proposta de educação libertadora, por meio do uso de “temas geradores”.
	Principais autores citados: AIKENHEAD, BYBEE, FREIRE, HABERMAS, JENKINS, LAYTON, MÓL, MORTIMER, RAMSEY, SANTOS, SOLOMON, ZOLLER
	Comentário pessoal: O presente artigo aborda de forma detalhada como se desenvolveu os currículos CTS com o decorrer dos anos. Além disso, o autor também se preocupou em mostrar a necessidade de usar a abordagem CTS dentro das salas de aula e usou argumentos de diversos autores para defender a sua ideia. Por fim o artigo é bastante conhecido e muito utilizado para se estudar os aspectos que envolvem os currículos CTS por apresentar um estudo bastante aprofundado dos assuntos e por explicar de forma sucinta como se proceder para o desenvolvimento do currículo voltado ao CTS.

Continue navegando