Buscar

Resenha do capítulo 11 do Livro Ludodiagnóstico: Investigação Clínica Através de Brinquedos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Resenha do capítulo 11 do Livro Ludodiagnóstico: Investigação Clínica Através de Brinquedos
A obra Ludodiagnóstico: Investigação Clínica Através de Brinquedos, organizada por Rosa Maria Lopes Affonso, é dividida em sete partes, 25 capítulos e possui 11 autores. A obra que reúne várias contribuições teóricas e técnicas enfocando o ludodiagnóstico e o brincar; como o título indica. O livro reuni os estudiosos do desenvolvimento humano, da psicopatologia infantil, da avaliação psicológica e da psicoterapia infantil, que, por meio da expressão lúdica, procuram colaborar nas pesquisas sobre a expressão, prevenção e elaboração do sofrimento na infância.
A obra tem como primeira parte os fundamentos teóricos do ludodiagnóstico, sua segunda parte aborda a tcnica ludodiagnóstica, a terceira parte é totalmente dedicada à análise do ludodiagnóstico, a quarta parte trata do ludodiagnóstico e as relações com os testes e técnicas psicológicas, a quinta parte aborda os contextos sociais, ou seja, os diversos campos onde o lúdico tem sua relevância, a sexta parte enfoca a técnica lúdica a partir de outras abordagens, a parte que completa a obra trata do lúdico e do desenvolvimento .
No capítulo 11, com título de Casos Clínicos, a autora Rosa Maria Lopes Lopes Affonso, explana sobre casos e trata assim o sintoma no diagnóstico infantil e as relações com o ludodiagnóstico. A autora aborda a análise do procedimento segundo o referencial da Psicanálise e do desenvolvimento psicológico, e conclui a terceira parte com ilustrações clínicas que atestam a experiência clínica da principal autora deste livro.
Por fim, o capítulo Casos Clínicos, nos evidência relevância do ludodiagnóstico nos dias atuais e sua capacidade técnica projetiva expressiva, seja em diagnósticos e tratamentos psicoterapêuticos, seja na orientação, prevenção ou intervenção educacional dos distúrbios de aprendizagem, psicossomáticos e de socialização. É de grande importância ressaltar que o capítulo e a obra são de grande importância para âmbito das pesquisas acadêmicas e como referencial teórico ao profissional.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando