Buscar

Suporte Básico de Vida

Prévia do material em texto

Suporte Básico de Vida – SBV
O Suporte básico de vida (SBV) é o conjunto de medidas e procedimentos técnicos que objetivam o suporte de vida à vítima. O SBV é vital até a chegada do SIV (Suporte intermediário de vida - transporte até o hospital). O objetivo principal é não agravar lesões já existentes ou gerar novas lesões (iatrogenias). Um rápido SBV proporciona até 60% de chance de sobrevivência. É um dos elos da "Cadeia de Sobrevivência”.
A RCP (ressuscitação cardiopulmonar) é apenas uma parte do suporte básico de vida, termo usado para descrever os procedimentos de primeiros socorros necessários para preservar a vida em uma situação de emergência. Os principais passos na sequência do suporte básico de vida são determinar a responsividade, ativar o serviço de resgate e fazer compressões torácicas efetivas.
Saliento também que no SBV tem diferença entre bebés, crianças e adultos pois nos bebés usam-se dois dedos para se fazer a compressão, nas crianças usa-se uma mão para se fazer a compressão. As semelhanças são os processos de insuflação que tem o mesmo procedimento. 
A Omissão de Socorro é um dos crimes previstos no Código Penal brasileiro, em seu art. 135. É o exemplo clássico do crime omissivo. Deixar de prestar socorro a quem não tenha condições de socorrer a si próprio ou comunicar o evento a autoridade pública que o possa fazê-lo, quando possível, é crime.
Existem diversas técnicas de suporte para variadas situações, reanimação cardiopulmonar, compressão torácica, abertura de vias aéreas, compressão cardíaca, uso de DEA (desfibrilador externo automático), respiração boca a boca e etc.. Por se tratar de uma das técnicas mais utilizadas, vou descrever como é feita a compressão torácica:
Deve ser feita em ciclos 30 x 2 x 5 (aqui você continua escrevendo)

Continue navegando

Outros materiais