Buscar

TRABALHO Química Aplicada ao Meio Ambiente


Continue navegando


Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ - PÓS GRADUAÇÃO EAD
	
	ENGENHARIA AMBIENTAL E SANEAMENTO BÁSICO
	
	ALUNO: Walter Satiro Junior
	Matrícula: 2018.03.23701-5
	DISCIPLINA: Química Aplicada ao Meio Ambiente
	
QUÍMICA APLICADA AO MEIO AMBIENTE
FIJI Water: Carbono Negativo? 
GINO F. et al. FIJI Water: Carbono Negativo?. Harvard Business School Case 9-611-049, Nov 2013. ( 2013.)
O presente trabalho teve como objetivo citar a empresa FIJI Water Company LLC, fundada em 1988 e que em 20 de novembro de 2010 vendia água engarrafada. Logo a empresa veio a se envolver em denúncias de que estaria enganando seus consumidores por tratar de uma propaganda de que seus produtos eram 120% carbono negativo. Visando tornar a produção e a distribuição de um produto mais ecológico a FIJI Water anunciou uma campanha carbono negativo em novembro de 2007.
A FIJI Water possuía como fonte de sua água um aquífero abaixo de um vulcão e da floresta tropical, ambos localizados na ilha de Fiji. Segundo a empresa a alta concentração de sílica e o isolamento de áreas contaminadas ou com riscos de poluição tornavam a água com alto grau de pureza, saborosa e saudável, por não necessitar de filtração ou tratamento químico para ser envazada. A empresa possuía uma estrutura de engarrafamento de ponta que usava um processo vedado, evitando a água de entrar em contato com até mesmo com o ar. 
Visando proteger-se a FIJI Water atendia a ISSO 14001, uma norma voluntária que visa aplicar a gestão ambiental correta. Dessa forma a empresa investiu em controles de resíduos e reciclagem, gestão de água, embalagem, proteção de bacias hidrográficas, plantação de árvores, acesso à água para comunidade em crescimento e aumento da reciclagem de resíduos. Além de comprometimentos com energia de fontes renováveis, melhorias na logística e transporte visando menor consumo de combustível e traçando rotas mais viáveis e por último comprando ações de carbono que é um método financeiro que representava a redução ou prevenção de emissão dos gases de efeito estufa.
Para que a compensação de carbono fosse considerada verdadeira, o projeto utilizado deveria apresentar viabilidade financeira unicamente referente aos valores auferidos da venda de compensação. Dessa forma ajuda a diferenciar um projeto inadequado para um adequado que busca amenizar as emissões de gases de efeito estufa.