Buscar

resumo do livro dom casmurro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Dom casmurro era o segundo filho de sua mãe. Sua mãe quando perdeu o primeiro filho, prometeu que iria fazer dele um padre. O pai de Bentinho já tinha morrido por causa de uma febre alta, a Familia tinha um medico que havia curado seu pai na primeira vez que ele havia ficado doente, mas quando ele retornou a ficar doente o  José Dias confessou-se que não era médico, mas a medicina homeopata o agradava e era um ciência em crescimento. Mesmo com a farça a mae de bentinho(dom casmurro) ainda pediu para que José ficasse.
A família morava no Rio de Janeiro. Capitu era Vizinha de Bentinho, e desde pequenos eles brincavam juntos, mas quando cresceram eles descobriram que um gostava do outro! Mas Bentinho estava predestinado a ser padre.
Bentinho tentava conversar com a sua mae falando que seria qualquer coisa que a mae quisesse menos padre, mesmo sendo uma carreira bonita não tinha vocação!
Bentinho por varias razões prometia que ia rezar mil Padre-Nossos e mil Ave-Marias como promessa. E os desejos se realizavam e as promessa se acumulavam, não cumprindo nenhumas. 
Bentinho e Capitu se encontravam escondidos, mesmo podendo ser pego aos beijos!
Sua mãe já estava decidia que Bentinho iria entrar no seminário com o padre Cabral e que ele iria ver a família aos sábados e aos feriados. Então estava decidido ele iria para o seminário no primeiro ou no segundo mês do ano que vem, que só faltava 3 meses para ir para o seminário. Capitu ficou triste de saber que ele iria e ficou com medo de que o amor entre eles acabasse. Ainda faltava um tempo, para ele se despedir para ir embora e eles já faziam juramento um para o outro que quando ele voltar iriam se casar e por qualquer motivo de doença ou alguma coisa desse tipo ele voltaria a qualquer hora.
Então Bentinho foi para o seminário e o padre Cabral falou que se dentro de dois anos ele não tiver vocação para isso poderá escolher outra coisa.
Todo mundo que estava de acordo com que ele fosse para o seminário eagradeceu ao padre em ter convencido Bentinho, e que qualquer problema estava a disposição. Bentinho foi para o seminário mas foi triste. Ele só estava pensando em sair de lá. Mas se passou alguns meses e ele queria que fugir de lá antes do prazo do Padre Cabral acabar. Estava louco para ir para casa até que arranjou um sábado que desse para ele ir até casa.
Capitu estava mesmo apaixonada por Bentinho e seus planos era esperar ele sair do seminário para se casar. Bentinho estava preocupado porque foram buscar ele no seminário e ele logo pensou que seria alguma coisa de ruim e não deu outra sua mãe ficou doente estava por um fio entre a vida e a morte, e para Bentinho isso era péssimo porque era sua mãe, mas por outro lado era bom que com a morte da mãe ele sairia do seminário, mas iria ficar cheio de remorso. Mas até ai correu tudo bem sua mãe acabou melhorando.
Bentinho conheceu Escobar, um amigo que encontrou no seminário e era o único que ele podia contar seus segredos, fora Capitu que estava apaixonada por ele mas estava longe dele.
Bentinho não agüentava mais ficar no seminário ele teria que sair dali de qualquer jeito estava lhe tornando impossível ficar só pensando em Capitu e as coisas que pudera fazer lá fora.
Assim foi passando o tempo, com intermináveis semanas no seminário e com fins-de-semana de descanso em casa. Escobar foi até a casa de Bentinho algumas vezes.
Bentinho não aguentando mais ficar longe de capitu falou com ela para eles irem até o padre para cancelar a promessa de sua mae. Mas capitu não aceitou e falou que ele precisava pensar bem.
Então Bentinho foi pedir a opinião de Escobar sobre a idéia do papa. Então Escobar teve a grande idéia que conseguiu tirar Bentinho do seminário. A Idéia que Escobar teve foi levar a promessa ao pé da letra "Se Tiver um filho, farei um padre", na promessa diz que "fará um padre", não especificando que seria seu filho.
Esse argumento serviu para a mae de bentinho, que adotou um órfão para fazer dele um padre. Assim depois de um tempo betinho e escobar saíram do seminário.
*O livro pula a época que não houve nada de importante e vai para logo depois quando houve o casamento de Bentinho + Capitu e Escobar + Sancha Gurgel.*
Bentinho era advogado e escobar estava com o ramo de comercio.
Escobar teve uma filha com Sancha Gurgel, mas Capitu e bentinho não conseguiram ter filhos. Mas, depois de alguns meses conseguiram ter um filho. O nome dele era Ezequiel.
O nome era Ezequiel em homenagem a escobar,que era o primeiro nome dele. pois a filha de Ezequiel tinha o nome de capitu! (Foi tipo, uma troca de homenagens.)
Um dia o Dom casmurro( bentinho) estava sentado na sala olhando seus processo quando percebeu uma semelhança de Ezequiel com Escobar em uma fotografia. Mas o seu pensamento foi interrompido com um escravo dizendo que Escobar tinha morrido afogado na praia. Assim betinho esqueceu a desconfiança.
Logo ocorreu o enterro, Bentinho fez até um discurso sobre o morto tão bom que queriam publica-lo. Mas sua dúvida continuava sobre a semelhança entre escobar e seu filho.
O tempo passou e sua desconfiança foi aumentando.
O sentimento de Traição era horrível e Bentinho até tentou se suicidar, mas notou que apesar de Ezequiel poderia se um filho bastardo, lembrou que havia ainda o sentimento amoroso entre pai e filho. Isso fez Bentinho esquecer da tentativa de suicídio e partir para uma separação amigável com Capitu.
Bentinho viajou com a família para a Suiça,e deixou eles lá, para que seu filho tivesse uma boa educação. 
Ezequiel voltou adulto e formado, porém ele estava idêntico a escobar. Contou que sua mãe foi enterrada na Suíça e que ele já estava de partida para o Oriente Médio para fazer um estudo sobre as pirâmides.
Algum tempo depois recebeu a notícia que Ezequiel morrera lá de febre tifóide e foi enterrado.
Entao o livro acaba com o mistério de que capitu teria traído ele ou não.

Continue navegando