Buscar

AV Fundamentos das Ciências Sociais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201701279350)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Numa determinada escola da capital carioca, durante intervalo de aula para recreação (recreio), duas crianças provenientes de distintas cidades de interior se encontram pela primeira vez: João, de uma cidade pacata do interior do ABC paulista; enquanto Pedro, de uma comunidade tradicional de pescadores da cidade de Angra dos Reis. Durante o recreio, João, com a sua "bola de gude", chama Pedro para jogar com os demais colegas. Ao jogar a "bola de gude" para Pedro, este prontamente efetua seu lance, demonstra compreender "as regras do jogo" e a capacidade de se comportar conforme as expectativas segundo essas regras, bem como de internalizar valores e papéis sociais. Considerando o fenômeno social acima descrito, é incorreto afirmar que:
		
	
	trata-se de um processo tendente à integração social de Pedro com relação às crianças daquela escola da capital carioca, mediado pelo compartilhamento de caracteres culturais.
	 
	trata-se de um processo de socialização, de aprendizado dos modos de viver e brincar das crianças daquela localidade onde Pedro está imerso.
	
	trata-se de um processo de comunicação que instrumentalizou o convívio de Pedro às crianças daquela escola da capital carioca, na medida em que a cultura, para ser útil, deve ser comunicada, seu significado deve ser compartilhado, deve circular pela sociedade.
	
	trata-se de um processo tendente ao aprendizado social.
	 
	caso Pedro tivesse se recusado a jogar ou se comportado de forma divergente ás regras, não tenderia a ser percebido como anormal, estranho ou incapaz de convívio, nem a experimentar, de qualquer forma, censura moral, isolamento ou exclusão por parte das demais.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201701686283)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O objeto de investigação das Ciências Sociais é o homem nas relações intersubjetivas. Os fenômenos sociais, ou seja, eventos com determinações complicadas podem ocorrer em ambientes diferenciados, fazendo com que toda análise seja parcial. Os fatos estudados pelo cientista social podem ser passadas ou serem reproduzidos em situações muito distintas. Mas não podem ser reproduzidos em condições controladas. Assim sendo podemos afirmar que:
		
	 
	As percepções são variadas, mudam com o tempo, porquanto históricas.
	
	Estamos tratando de objetos simples
	
	O objeto das ciências sociais e o das ciências naturais possuem as mesmas características.
	
	O objeto das ciências sociais pode ser reproduzido infinitas vezes da mesma maneira e com os mesmos resultados
	
	As ciências naturais têm metodologia e as ciências sociais não.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201701598893)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O conjunto de saberes denominado de ciências sociais é formado por três áreas: sociologia, ciência política e antropologia. Essa última aprofunda os estudos sobre os aspectos culturais do comportamento de grupos e comunidades e considera que julgar culturas de diferentes hábitos, costumes, vestuário ou postura, a partir de outra que se coloca como superior, está utilizando o conceito antropológico denominado de:
		
	 
	Etnocentrismo
	
	Relativismo cultural
	
	Alteridade
	
	Diverssidade cultural
	 
	Universo cultural
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201701277888)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Como a tríade Thomas Hobbes, John Locke e Jean-Jacques Rousseau definem a criação do Estado?
		
	 
	O Estado é criado naturalmente pois o homem é um ser gregário; até mais que a abelha.
	
	O Estado é uma acaso da História.
	
	O Estado é criação de um artífice metafísico, de um Deus.
	 
	O Estado é criado pelos homens através do contrato social.
	
	O Estado não existe, nem nunca existiu; é apenas algo imaginário.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201701251216)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Darwinismo Social, numa analogia a teoria de Darwin, foi utilizado para explicar a evolução dos grupos sociais. Conforme esta teoria podemos afirmar:
		
	 
	Os grupos sociais se modificam e se desenvolvem, saindo do estado inferior para alcançar o superior.
	
	Os grupos sociais se modificam independentemente do caráter biológico;
	
	Os grupos sociais mantêm-se os mesmos desde a Antiguidade;
	
	Os grupos sociais demonstram-se não adaptados, lutando para sobreviver;
	
	os grupos sociais mostram-se evoluídos e sem aspectos a desenvolver.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201701643306)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Muitos antropólogos se envolvem emocionalmente com seus objetos de estudo. Se envolvem nos cultos e religiões e acabam por acreditar nos elementos sobrenaturais, se apaixonam pelos seus informantes, etc. Segundo Durkheim,
		
	
	Esta postura não interfere nos resultados da pesquisa, contanto que o pesquisador leve em conta os valores daqueles a quem estuda.
	 
	Esta postura inviabiliza a pesquisa, pois desta forma o cientista não consegue manter a neutralidade necessária.
	
	Esta postura não interfere nos resultados da pesquisa, contanto que o pesquisador não se deixe levar pela ideologia daqueles a quem estuda.
	
	Esta postura inviabiliza a pesquisa, pois equivale àquela dos cientistas naturais.
	
	Esta postura não interfere nos resultados da pesquisa, contanto que o cientista aborde corretamente os conceitos no decorrer de sua análise.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201701283685)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A morte do ambientalista Francisco Anselmo, que ateou fogo ao corpo em protesto contra instalação de usinas no Pantanal, "Foi uma imolação pela pátria que na terra do 'mensalão' destoa", escreveu o poeta mato-grossense, Manoel de Barros. A ação do ambientalista, de acordo com a concepção weberiana, reflete:
		
	 
	o comportamento a que o ator se entrega em função de uma causa política, ética, moral ou religiosa.
	
	o comportamento a que o ator se entrega em função de um forte sentimento de amor, raiva, ódio ou vingança.
	
	o comportamento a que o ator se entrega em função de um hábito adquirido de há muito e que atravessa gerações.
	
	o comportamento a que o ator se entrega em função de um fim que quer alcançar.
	
	o comportamento a que o ator se entrega com a finalidade de projeção pessoal.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201701637395)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	"O trabalho honesto e bem orientado é um cântaro [um vaso] milagroso, no fundo do qual brilham sempre mil moedas de ouro para o homem inteligente e ativo que as quiser buscar (Malba Tahan, O Cântaro Milagroso)". Com relação a essa frase e à realidade do trabalho no modo de produção capitalista, analisada por Karl Marx, podemos afirmar que:
		
	
	As condições de trabalho do modo de produção capitalista são justas e igualitárias e possibilita a todos, a conquista de uma vida digna, conforme a frase.
	
	É uma frase que descreve bem a realidade das condições de trabalho do modo de produção capitalista, pois nessas sociedades o trabalhador tem muitas possibilidades de ser bem sucedido.
	
	As condições de trabalho do modo de produção capitalista são bem diferentes daquelas que a frase apresenta, pois para ficar rico basta ao trabalhador um salário justo.
	 
	É uma frase que explicita bem a realidade das condições de trabalho do modo de produção capitalista, pois nessas sociedades o trabalhador é remunerado de acordo com todo valor que produziu.
	 
	O sistema de assalariamento sempre implica o pagamento de uma pequena parcela do valor criado pelo trabalhador, portanto apenas casos de exceção levarão este trabalhador a ganhar "mil moedas de ouro".
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201701033471)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ao final da década passada, um especialista em assuntos internacionais (Kapstein,1996:16, In: M. A. Santana, op. cit.) escreveu o seguinte acerca dos problemas gerados pela economia global: A economiaglobal está deixando em seu rastro milhões de trabalhadores insatisfeitos. Desigualdade, desemprego e pobreza endêmica têm sido seus companheiros. A rápida mudança tecnológica e o aumento da competição internacional estão pressionando os mercados de trabalho dos principais países industrializados. Ao mesmo tempo, pressões sistêmicas estão reduzindo a capacidade dos governos de responder com novos gastos. No exato momento em que os trabalhadores precisam dos Estados nacionais como uma proteção na economia mundial, eles os estão abandonando. Com referência ao texto acima, julgue os itens seguintes. I A economia global tem levado os governos nacionais à formulação de políticas públicas que protejam seus trabalhadores contra a perda de seus direitos. II A economia global vem dificultando o atendimento dos direitos dos trabalhadores, como os direitos ao emprego e ao salário. III A grande maioria dos trabalhadores tem sido muito beneficiada pelas transformações tecnológicas do capitalismo contemporâneo. IV A desigualdade, o desemprego e a pobreza vêm gerando a exclusão social no atual processo de desenvolvimento capitalista. Estão certos apenas os itens:
		
	
	I e II.
	
	I e III.
	
	II e III.
	 
	II e IV.
	
	III e IV
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201701260802)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Com base na perspectiva das ciências sociais, analise as proposições apresentadas.
 
I - A relação entre pessoas do mesmo sexo não é considerada família, pois existe o impedimento da procriação e a falta de reconhecimento oficial (estatal).
II - Os movimentos sociais (feminista, por exemplo) tiveram um importante papel para a construção de novos arranjos e padrões familiares.
III - Estamos diante de novos arranjos de família e gradativamente existe uma maior aceitação social de modelos que fogem aos padrões tradicionais.
É correto o que se afirma em:
		
	 
	II e III, apenas.
	
	I e III, apenas.
	
	todas.
	
	I, apenas.
	 
	II, apenas.

Continue navegando