Buscar

1 SIMULADO E.A.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EDUCAÇÃO AMBIENTAL
	
	 1a Questão (Ref.: 201301771183)
	
	O Congresso objetivou a discussão das dificuldades encontradas e dos progressos alcançados pelas nações, no campo da EA, e a determinação de necessidades e prioridades em relação ao seu desenvolvimento, desde Tbilisi. Fez uma análise da situação ambiental global e não encontrou sinais de que a crise ambiental houvesse diminuído. Qual foi este evento? Quando e onde?
		
	
Sua Resposta: CEI (17 a 21 de agosto de 1987) para o Congresso Internacional em Educação e Formação Ambientais, promovido pela Unesco/ Unep/IEEP, conhecido como o Congresso de Moscou.
	
Compare com a sua resposta: Congresso Internacional em Educação e Formação Ambientais, promovido pela Unesco/ Unep/IEEP, conhecido como o Congresso de Moscou. Realizada em 1987 em Moscou na Russia.
	 2a Questão (Ref.: 201301644173)
	
	Cite dois programas e duas importantes conferências mundiais da década de 70, que generalizaram as preocupações com a questão ambiental e com a educação a ela relacionada (PANOCCHESCHI, 2003, p.103).
Fonte: PAGNOCCHESCHI, B. (Coord.). SORRENTINO, M.; POMPÉIA, S. M.; REIGOTA, M.; PORTUGAL, S. Educação ambiental: Experiências e Perspectivas. Brasília: Ministério da Educação e do Desporto - MEC; INEP, V.1, 2 ed., 2003. (Série documental Relatos de pesquisa, n. 2c)
	
Sua Resposta: Conferencia das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano, 1972, Estocolmo, Suécia. Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), 1973. Programa Internacional de Educação Ambiental (PIEA) em Belgrado, 1975. Conferência Intergovernamental de Educação Ambiental de Tbilissi, Geórgia, URSS, 1977.
	
Compare com a sua resposta: Conferencia das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano, 1972, Estocolmo, Suécia. Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), 1973. Programa Internacional de Educação Ambiental (PIEA) em Belgrado, 1975. Conferência Intergovernamental de Educação Ambiental de Tbilissi, Geórgia, URSS, 1977.
	 3a Questão (Ref.: 201301807623)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Desde o princípio, o homem interage com o meio ambiente esforçando-se em descobrir as charadas da natureza. A condição rude do homem primitivo não o impediu de ser criativo para melhor viver. Os registros da pré-história revelam sua enorme capacidade organizativa e coordenação motora diferenciada. Fazendo uso desses talentos, no afã de evitar seu próprio aniquilamento ante a natureza selvagem, o homem conquistou o mundo (Pedro e Frangetto, 2009). Para que tivéssemos harmonia entre os homens, surgiu __________________________que deveriam regular o uso desses recursos, necessários para a vida da sociedade, de forma justa e com igualdade. Qual alternativa abaixo completa a lacuna?
		
	
	indústria manufatureira
	
	a instituição familiar
	 
	políticas públicas
	
	escola
	
	comércio
	 4a Questão (Ref.: 201301807637)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo Sorrentino et al. (2005), a palavra política origina-se do grego e significa limite. Dava-se o nome de  ao muro que delimitava a cidade do campo. só depois se passou a designar polis o que estava contido no interior dos limites do muro. O resgate desse significado, como limite, talvez nos ajude a entender o verdadeiro significado da política, que é:
		
	
	manipular a economia
	
	controlar a vida de todos
	
	desenvolver o território e adquirir outros mais
	 
	a arte de definir os limites, ou seja, o que é o bem-comum
	
	gerenciar uso e retorno de bens a união
	 5a Questão (Ref.: 201301807668)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Por seu turno, o ambientalismo coloca-nos a questão dos limites que as sociedades têm na sua relação com a natureza, com suas próprias naturezas como sociedades. Assim, resgatar a política é fundamental para que se estabeleça _______________________________resultante das lutas ambientalistas (Sorrentino et al., 2005). Qual a alternativa completa a frase acima?
		
	
	um desenvolvimento tecnológico mais acelerado
	 
	uma ética da sustentabilidade
	
	uma prática mais agressiva para o desenvolvimento do país
	
	um regime de uso do meio mais aberto
	
	uma ordem pública
	 6a Questão (Ref.: 201301839764)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Considerando a afirmativa (Miller, 2007) de que política é o processo pelo qual indivíduos e grupos influenciam ou controlam as políticas e ações dos governos nos níveis local, estadual, nacional e internacional. A política está preocupada com quem tem poder sobre a distribuição de recursos e quem recebe o quê, quando e como. Identifique a opção que exemplifica uma politica local.
		
	 
	Alfabetização de adultos numa obra de edificação residencial.
	
	Minha Casa Minha Vida.
	
	Bolsa Família.
	 
	Médicos sem Fronteiras.
	
	Plano Brasil sem Miséria.
	 7a Questão (Ref.: 201302137505)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A política de comando e controle (Command and Control Policy) assumiu duas características muito definidas na segunda metade do séc. XX. Foram elas: I - A imposição de padrões de emissão incidentes sobre a produção final do agente poluidor. II - A determinação da melhor tecnologia disponível para abatimento da poluição. Assinale a opção que melhor reflete as duas afirmações.
		
	 
	As autoridades passaram a exigir que as indústrias limitassem suas emissões de gases e efluentes dentro de parâmetros pré-estabelecidos, bem como buscar procedimentos produtivos capazes conter sua liberação no ambiente.
	
	Objetivou-se conter a ação das empresas poluidoras em suas emissões, sob pena de multas que inibiam os procedimentos não sustentáveis. Porém, a eficácia desta punição era relativa, pois a execução destas multas era frequentemente protelada por recursos judiciais.
	
	Finalmente os órgãos ambientais podiam passar a conter a poluição por meio da exigência de uso de novas tecnologias mais eficazes na liberação dos resíduos industriais, rompendo com a situação anterior, em que não havia qualquer controle sobre esta questão.
	
	Rompendo com uma série de experiências negativas acumuladas desde a revolução industrial, agora a sociedade organizava-se através da "política de comando e controle" em ONGs que fiscalizavam os danos ambientais trazidos com a poluição.
	
	Os novos compromissos ambientais assumidos em muitos âmbitos da sociedade passaram a focar na qualidade ambiental, aumentando a eficiência produtiva e elevando a qualidade de vida das pessoas.
	 8a Questão (Ref.: 201301626626)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual texto legal abaixo, NÃO diz respeito a legislação ambiental que possibilitou o surgimento da PNMA?
		
	
	Lei 6.567 de 24/09/1978 sobre regime especial para exploração e aproveitamento das substâncias minerais;
	
	Decreto-lei 1.413 de 14/08/1975 sobre medidas de prevenção da poluição industrial;
	
	Lei 6.453 de 17/10/1977 sobre responsabilidade civil e criminal relacionada com atividades nucleares;
	
	Lei 6.766 de 19/12/1981 sobre o parcelamento do solo urbano;
	 
	Lei 6.782 de 19/05/1980 sobre a equiparação ao acidente em serviço a doença profissional.
	 9a Questão (Ref.: 201302189841)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A Educação Ambiental pode ser entendida como "um processo permanente no qual indivíduos tornam-se conscientes do seu ambiente e adquirem conhecimento, valores, habilidades, experiências e a determinação para agir individual e coletivamente, prevenido e resolvendo problemas presentes e futuros". Esse conceito foi estabelecido na:
		
	
	Agenda 21
	
	Rio-Eco 92
	
	Rio +20
	 
	Conferência de Tblisi, em 1977
	 
	Conferência Internacional sobre Meio Ambiente e Sociedade, em 1997
	 10a Questão (Ref.: 201302139940)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A educação ambiental tem como proposta principal a superação da dicotomia entre natureza e sociedade, através:
		
	
	do esclarecimento do queé bom e do que é ruim.
	
	da analise do que e importante para o homem e o seu lugar inferior na natureza.
	
	do estudo da projeção do uso dos recursos para melhor aproveitamento pela sociedade humana.
	 
	da formação de uma atitude ecológica nas pessoas.
	
	da separacao das entidades homem e meio ambiente.

Outros materiais