Buscar

trabalho anestesio

Prévia do material em texto

Trabalho Anestesiólogia Terapéutica Odontológica 
Júlia Alves Goulart 
11712942
Odonto - Esa 1 manhã 
*Analgésicos Periféricos : 
Dipirona -> Ele é indicado para aliviar a dor e para abaixar a febre. Ação antiinfçamatória mais fraca, apenas em altas doses
ADULTOS: Expectativa de dor leve a moderada após procedimento: comprimidos 500 mg – 6/6 horas por 24 a 48 horas Expectativa de dor moderada, procedimentos mais invasivos: 1 g de dipirona logo após o término do procedimento + doses de manutenção de 500 mg por até 48 h
CRIANÇAS: Crianças com mais de 3 meses e acima de 5 kg : 10 a 25 mg/kg/dose, de 6/6 h, máximo 500 mg; Supositório: crianças de 3 a 7 anos: 300 mg, 1 a 4 vezes ao dia; crianças de 12 a 14 anos: 600 mg, 1 a 4 vezes ao dia. Apresentação: Gotas 500 mg/ml, Comprimidos 500 mg, Solução injetável 500 mg/ml, Solução oral 50 mg/ml, Supositório infantil 300 mg
OBS: Geralmente usa-se ½ a 1 gota/Kg até o máximo de 20 gotas.
1 ml de solução gotas = 20 gotas
Fórmula prática para saber quanto deve pesar uma criança
Peso = idade da criança x 2 + 8
Por exemplo, qual seria o peso de uma criança de 5 anos?
5 x 2 + 8 =18 kg
É contra indicado crianças com menos de 3 meses ou pesando menos de 5kg, mulheres gravidas ou que estejam amamentando, e pessoas com alergia a qualquer componente da formula. 
Paracetamol -> É um dos analgésicos/antipiréticos mais usados, Substituto eficaz para a aspirina nas indicações analgésica e antipirética, onde o AAS é contra- indicado ou quando o aumento do tempo de sangramento for indesejado. É fármaco de escolha em caso de dengue. Pode ser uma alternativa quando a dipirona não for indicada. Atividade antiinflamatória fraca. Pode ser utilizado durante a gravidez, quando necessário e não é irritante para o trato gastro intestinal.
ADULTOS: Expectativa de dor leve a moderada após procedimento: comprimidos 500 a 750 mg – 6/6 horas por 24 a 48 horas. Expectativa de dor moderada, procedimentos mais invasivos: 750 mg logo após o término do procedimento + doses de manutenção de 500 mg por até 48 h 
CRIANÇAS: VO – 10 a 15 mg/kg de 6/6 h; dose máxima: 5 doses ao dia. Supositório – 10 a 20 mg/Kg/dia. (máximo 60 mg/Kg/dia) Apresentação: Suspensão oral 100 mg/ml e gotas 200 mg/ml, Comprimidos 500 e 750 mg, Líquido em suspensão 160 mg/5 ml. 
OBS: Geralmente usa-se 1 gota/Kg até o máximo de 35 gotas. 1 ml de solução gotas = 20 gotas
Não deve ser utilizado por pacientes que tem hipersensibilidade conhecida ao paracetamol ou qualquer componente da formula. 
* AINES 
Nimesulida -> Inibe seletivamente a COX 2, com potência de 5 a 20 vezes maior daquela que inibe a COX 1. Possui efeitos analgésico, antipirético e antiinflamatório significativos. O efeito analgésico também resulta da inibição da geração de citocinas inflamatórias. É eficaz em inibir a infiltração de PMN e formação de edema no local inflamado. Inibe contrações uterinas, por inibir a síntese de PGE2. 
• Não apresenta efeitos gastrintestinais adversos e não exerce efeitos tóxicos cardiovasculares, ao contrário dos outros inibidores mais seletivos de COX 2. Bastante indicado em Odontologia.
Adultos: comprimidos 100 mg – 1 a 2 vezes ao dia.
Crianças: 5 mg/kg/dia (suspensão oral 10 mg/ml), ou 1 gota/kg(solução 50 mg/ml) duas vezes/dia.
Não deve ser usado em pessoas com : disfunção renal grave, insufisiencia cardiaca grave, disturbios de coagulaçao graves. 
Com relação ao uso de nimesulida em crianças, ocorreram algumas reações severas, incluindo casos muito raros compativeis com sindrome de Reye.
Diclofenaco -> • Derivado do àcido acético, AINE inibidor não seletivo de COX, promove efeito analgésico, antipirético e anti-inflamatório bastante significativos. Além do efeito inibidor de COX, também atua como analgésico, por dessensibilizar diretamente os nociceptores. Indicado para tratamento da dor e inflamação, inclusive artrite reumatoide.
• Apresenta efeitos gastrintestinais semelhantes aos demais AINEs, principalmente gastrintestinais. Pode aumentar o efeito dos anticoagulantes orais, e, da heparina. Parecem interferir na ação de medicamentos anti-hipertensivos.
Adultos: diclofenaco sódico (Voltaren)/potássico (Cataflan)comprimidos 50 mg – 8/8 h por 24 h (ou até 3 dias).
Crianças: Normalmente não utilizamos em Odontologia
Ibuprofeno -> • Derivado do ácido propiônico muito utilizado, bem tolerado, podendo provocar principalmente distúrbios gastrintestinais indesejados.
• Efeito analgésico, antipirético e anti-inflamatório significativos. Indicado para tratamento da dor e inflamação, inclusive causadas por procedimentos cirúrgicos.
Adultos: 300 - 600 mg – 6/6 h
Crianças: 5 a 10 mg/kg, de 6/6 h; dose máxima: 40 mg/kg/dia.
Apresentação: Comprimidos 300 e 600 mg, Suspensão oral 30 mg/ml e 100 mg/5 ml Cápsulas 400 mg, Comprimidos 200 mg, Envelopes com grânulos de 400 e 600 mg. OBS: geralmente 1 gota/Kg. (máximo 35 gotas)
Ibuprofeno está contraindicado para pessoas com historial de hemorragia ou perfuração gastrintestinais, colite ulcerativa ativa, doença de Crohn, úlcera péptica ou hemorragia gastrintestinal, historial de alergia ao ácido acetilsalicílico, a outros anti-inflamatórios não esteroides ou antitérmicos e para pessoas com alergia ao Ibuprofeno ou a algum dos componentes da fórmula.
* AINES SELETIVO P/ COX 2 
• Foram introduzidos com o objetivo de controlar os sinais da inflamação sem provocar efeitos adversos gastrintestinais, como os AINEs tradicionais.
• São potentes em reduzir dor moderada a intensa, como a que se segue à exodontias
ADULTOS:
CELECOXIB cápsulas 100 mg – 1 a 2 vezes/dia
ETORICOXIB comprimidos 60 a 120 mg – 1 a 2 vezes/dia
OBS: Esses fármacos estão sujeitos a controle especial,com retenção de uma via da receita na farmácia.
* ANTIINFLAMATORIOS ESTEROIDAIS (GLICOCORTICÓIDES)
-> OS GLICOCORTICÓIDES SÃO ANTIINFLAMATÓRIOS MAIS EFICAZES DISPONÍVEIS, SUPLANTANDO OS AINES QUANTO AO BLOQUEIO DO EDEMA.
- Só devem ser indicados em doenças ou manifestações definidamente responsivas a eles;
- Só devem ser utilizados após tentativas com medicamentos de menor risco;
- Emprega-se as menores doses eficazes, pelo menor tempo possível.
Decadron- Dexametasona- 4mg c/ 10 cp- Adulto- 1 ao dia
 2mg c/ 10 amp-Adulto
Celestone- Betametasona- 2mg c/ 10 cp- Adunto- 12/12h
Na Odontologia, a utilização é por curto prazo, geralmente com uso preemptivo, 1 h antes do procedimento.
Efeitos indesejados:
• Os efeitos adversos são comuns coma terapia a longo prazo, como: úlceras pépticas – hipertensão arterial (com a hidrocortisona e a cortisona) – edema psicóticos e labilidade emocional – aumento da gordura e etc...
* ANALGESICOS OPIOIDES 
São drogas extraídas do ópio. Podem ser Naturais (Morfina, Codeína); Semi-sintético (heroína) e Sintético (Fentanil- 80x mais potente que Morfina, mas não usamos em Odonto.)
·	Normalmente se usa um opióide fraco como a Codeína, associado a um antiinflamatório não esteroidal.
Efeitos Farmacológicos: Analgésico, diminui o componente afetivo da dor, euforia, bem estar, depressão respiratória, diminui motilidade do TGI, liberação de histamina dos mastócitos, vasodilatação periférica e efeitos imunossupressivos. 
OBS.: Em caso de intoxicação por opióide é usado os antagonistas (Naloxona) para bloquear o receptor e impedir a ação do opióide.
associações
·	Associações de medicamentos contendo analgésicos opióides e não opióides: 
Fosfato de codeína + paracetamol (uso oral de
30 mg + 500 mg, a cada 4 horas);
- Fosfato de codeína + diclofenaco sódico (uso
oral de 50 mg + 50 mg, a cada 8 horas);
- Napsilato de dexpropoxifeno + ácido
acetilsalicílico (uso oral de 50 mg + 325 mg, a
cada 4 horas);
- Tramadol+ paracetamol (uso oral de 37,5 mg +
325 · mg, a cada 4 ou 6 horas).
*ANTIMICROBIANO 
ANTIFÚNGICOS -> Usados para tratar infecções causadas por fungos como Candidíase Bucal.
·	Fatores predisponentes da Candidíase: Uso de próteses, redução do fluxo salivar, idade avançada, distúrbios metabólicos,imunossupressão, tratamento com antibiótico de largo espectro; 
·	Tratamento: Remoção da causa, higienização da boca, higienização da prótese;
- Nistatina – suspensão oral 100000UI/ml – frasco com 50 ml – uso
tópico. Bochechar com 5 ml 4 vezes/dia por 14 dias. Reter a
solução na boca por 2 minutos. Pode deglutir.
- Cetoconazol – comprimidos 200 mg – uso oral – 1 comprimido/dia por 7-14 dias
- Miconazol – gel em bisnaga de 40 g – uso tópico - aplicar sobre a
prótese 4 vezes/dia por 7-14 dias.
ANTIVIRAIS -> Específicos para combater vírus que na Odonto é o Herpes Virus HSV-1 e pode apresentar duas manifestações:
·	Estomatite Herpética primária -> afeta crianças de 1-6 anos com manifestações nos lábios, gengivas, língua, mucosa, etc., geralmente é autolimitada, cicatrizando entre 10-14 dias. Tratamento: Analgésico para dor, dieta líquida/pastosa e repouso; Em Adultos: prescrever no início dos sintomas Aciclovir creme a 5%, 5x ao dia, por 5 dias.
·	Herpes Labial Recorrente -> Não tem cura, pode-se reduzir os sintomas e duração com med. no início da manifestação. Tratamento: Aciclovir creme dermatológico 5 % – aplicar 5 vezes ao dia por 5 dias. Aciclovir comprimidos 200 mg -administrar, por via oral, 5 vezes ao dia por 5 dias
ANTIBACTÉRIANOS:
AMOXICILINA -> A Amoxicilina para suspensão oral é indicado no tratamento de infecções não complicadas e é a primeira escolha entre as penicilinas, possui melhor absorção oral, tempo de meia vida maior e é bem tolerada.
Posologia:
Adultos -> 500 mg (dose de manutenção) de 8 em 8 horas.
 OBS.: Recomenda-se iniciar com uma dose de ataque (geralmente o dobro da dose de manutenção), para atingir concentrações eficazes no sangue rapidamente. O tratamento pode ter duração variável, geralmente em torno de 7 dias.
Crianças-> susp 250 mg/5 ml; 20 mg/Kg de 8 em 8h com duração de 7 dias. 
OBS.: EXEMPLO: AMOXICILINA (criança peso 20 Kg)
250 MG -------------- 5 ML 20 mg/Kg x 20 Kg= 400 mg
400 MG --------------X
X= 8 ML
O uso de amoxicilina é contraindicado em pessoas com história de reações alérgicas e hipersensibilidade às penicilinas. Além disso, este medicamento só deve ser usado na gravidez se os benefícios compensarem os riscos.
AMOXICILINA E METRONIDOZOI -> indicado para infecções onde há microorganismos anaeróbios, atua como bactericida, bem absorvido por via oral.
Posologia:
Adultos-> 250 ou 400 mg de 8 h ou 12 h
AZITROMICINA -> Mais eficazes no tratamento de abscessos periapicais agudos. Também são alternativas para tratamento de pacientes alérgicos à penicilina. Dependendo do tipo de doença, a dosagem pode ser de 1000 mg em dose única ou 500 mg, por dia, durante 3 dias. No entanto, a dosagem, tempo de tratamento e adaptação da dosagem a cada pessoa deve ser indicado pelo médico após avaliação dos sintomas e das doenças.
Posologia:
Adultos-> 500 mg (dose de manutenção) de 24 em 24 h
OBS.: Recomenda-se iniciar com uma dose de ataque (geralmente o dobro da dose de manutenção), para atingir concentrações eficazes no sangue rapidamente. O tratamento pode ter duração variável, geralmente em torno de 7 dias.
Crianças-> 10 mg/Kg de 24 em 24h por 3 dias
A Azitromicina não deve ser usada em mulheres grávidas ou que estejam a amamentar ou pessoas com alergia a qualquer componente da fórmula.
CLINDAMICINA -> • Bem absorvida por via oral, presente em altas concentrações em sítios infectados. Sofre biotransformação no fígado, excreção pela bile e é a primeira escolha para pacientes alérgicos à penicilina em infecções graves ou profilaxia de endocardite bacteriana.
• Possui espectro de ação semelhante às penicilinas, porém atingem Staphylococcus aureus e outras bactérias produtoras de penicilinases. Também atua contra bacilos anaeróbios gram negativos.
• A reação adversa mais frequente é a diarreia e a complicação mais importante é a colite pseudomembranosa, caracterizada por diarreia com sangue.
Posologia:
Adultos-> 300 mg de 8 em 8 h
OBS.: Recomenda-se iniciar com uma dose de ataque (geralmente o dobro da dose de manutenção), para atingir concentrações eficazes no sangue rapidamente. O tratamento pode ter duração variável, geralmente em torno de 7 dias.
CLARITROMICINA -> Espectro de ação semelhante às penicilinas, apresentam ótima absorção e biodisponibilidade após administração oral. Distribuem-se amplamente, com pico de concentração plasmática de 2 -3 horas. Excretados através da urina e bile. São inibidores de enzimas hepáticas, aumentando efeito de anticonvulsivantes, opioides, midazolam, etc. Toxicidade baixa.
A posologia habitual para adultos é de um comprimido de 250 mg, por via oral, a cada 12 horas. Nas infecções mais graves, a posologia pode ser aumentada para 500 mg, a cada 12 horas. A duração habitual do tratamento é de 6 a 14 dias. Em pessoas com função renal comprometida, com depuração da creatinina inferior a 30 ml/min, a dose deve ser reduzida à metade. Em pessoas com infecções disseminadas ou localizadas por micobactérias, a dose recomendada para tratamento é de 500 mg, duas vezes ao dia. Se não for observada resposta clínica ou bacteriológica em 3 a 4 semanas, a dose pode ser aumentada para 1.000 mg, duas vezes ao dia. A dosagem recomendada para profilaxia de Mycobacterium avium complex é de 500 mg duas vezes ao dia. Para erradicação do Helicobacter pylori, a posologia recomendada é de 500 mg, duas vezes ao dia em associação com lansoprazol 30 mg duas vezes ao dia e amoxicilina 1.000 mg, duas vezes ao dia por 7 a 10 dias.
Contra-indicado para o tratamento de pacientes com conhecida hipersensibilidade aos antibióticos macrolídeos. 
Não deve ser usado em crianças menores de 12 anos e nem por mulheres grávidas e que estejam amamentando, a não ser que o médico indique.
Amoxicilina+ Clavulanato de Potássio -> Para infecções que não respondem bem às penicilinas isoladas ou quando se identificar bactérias produtoras de betalactamases por cultura.
Posologia: 
Adultos-> 500 + 125 mg de 8 em 8 h
*ANTISSÉPTICOS BUCAIS
Clorexidina-> Muito utilizado para uso bucal tópico, por ser solúvel em água. Ação bactericida por desagregar a membrana plasmática do microorganismo, provocando perda do conteúdo celular. Age contra bactérias, fungos e leveduras. Empregada no controle químico da placa bacteriana supra e subgengival e na assepsia extra e intrabucal previamente a intervenções cirúrgicas odontológicas.
·	SOLUÇÃO TÓPICA PARA BOCHECHOS DIÁRIOS
Digluconato de clorexidina 0,12 %
Água mentolada q.s.p (volume desejado)
·	SOLUÇÃO PARA ANTISSEPSIA PRÉ OPERATÓRIA INTRA ORAL
Digluconato de clorexidina 0,2 %
Água mentolada q.s.p
·	SOLUÇÃO PARA ANTISSEPSIA EXTRABUCAL
Digluconato de clorexidina 2%
Água destilada q.s.p
* ANSIOLITICOS NA ODONTOLOGIA 
Atuam nos receptores GABA-A no SNC, facilitando abertura de canais de ions Cl- (inibitórios), provocando a hiperpolarização do neurônio. Não atuam na ausência do neurotransmissor GABA (esse é o principal neurotransmissor inibitório no SNC).
BENZODIAZEPÍNICOS
Diazepam: 5 a 10 mg em adultos; 0,25 em idodos; 30 a 45 min antes 
Lorazepam: 1 a 2 mg em adultos; 1 mg em idosos; 2 horas antes
Midazolam: 5 a 10 mg em adultos; 7,5 mg em idosos; 30 minutos antes 
Alprazolam : 0,5 mg em adultos; 5mg em idosos; 1 hora antes
Em crianças:
Midazolam: 0,25-0,5 mg/Kg – 30 minutos antes
Diazepam: 0,2-0,5 mg/Kg – 1 hora antes
FARMACOCINÉTICA GERAL : Bem absorvidos por via oral, pico de concentração plasmática: 1 hora; Duração do efeito varia em função do metabólito formado:
longa duração : (60 horas) - diazepam
média duração :(20 horas) - alprazolam
curta duração : (5 horas) - midazolam
Alguns cuidados : O paciente deve comparecer à consultaacompanhado; Não dirigir ou operar máquinas após uso do medicamento; Não ingerir bebidas alcoolicas, pelo risco de potencializar o efeito depressor no SNC.
*ANESTESICOS LOCAIS 
• APRESENTAÇÃO EM TUBETES DE 1,8 ML
• SAL ANESTÉSICO:
 PRILOCAÍNA -> início de ação por volta de 2 a 4 minutos. Duração de 60 min (pulpar) e 180 min (tec moles); concentração odontológicaeficaz é de 3% ou 4% e pode ser utilizado sem vasoconstritor, pois possui menor atividade vasodilatadora. Dose máxima: 6 mg/Kg, até o máximo de 400 mg.
LIDOCAÍNA-> concentrações de 2%, com ou sem vasoconstrictor; Possui ação vasodilatadora, que promove rápida eliminação do local da injeção. Por isso, não há indicação de lidocaína 2% sem vasoconstritor em Odonto. Inicio da ação de 2 a 3 minutos. Quando associada a vasoconstritor, proporciona em torno de 60 minutos de anestesia pulpar e até 180 minutos em tecidos moles. Dose máxima: 4,4 mg/Kg até o máximo de 300 mg.
MEPIVACAÍNA-> potência e toxicidade duas vezes maior que a lidocaína, tendo o seu início da ação por volta de 1 ½ a 2 minutos. Duração de 60 min (pulpar) e 2 a 4 h (tec moles) concentração odontológica eficaz é de 2% (com vasoconstritor) e de 3% (sem vasoconstritor). Associada a adrenalina, noradrenalina ou levonordefrina; Dose máxima: 4,4 mg/Kg, até o máximo de 300mg
ARTICAÍNA-> Inicio rápido de ação (1-3 minutos). Potencia 1,5 maior que lidocaína. Toxicidade semelhante à lidocaína. Duração média de 180 min (pulpar); Concentração ideal: 4%; Dose máxima: 7 mg/Kg, até o máximo de 500 mg
 BUPIVACAÍNA-> Inicia sua ação por volta de 6 a 10 minutos. É anestésico de longa duração, e a anestesia pode persistir de 4 a 9 horas; concentração de 0,5%; Não é recomendada para < 12 anos pelo risco de mordedura lábios e língua; Dose máxima = 1,3 mg/Kg até o máximo de 90 mg
*VASOCONSTRITOR: 
associação de vasoconstritores a anestésicos locais possibilita que o sal anestésico permaneça por mais tempo no local da injeção, em contato com as fibras nervosas, prolonga a duração da anestesia, reduz o risco de toxicidade e ainda produz hemostasia, pela redução do calibre dos vasos, reduzindo o sangramento em procedimentos cirúrgicos.
·	AMINAS SIMPATICOMIMÉTICA:
ADRENALINA-> vasoconstritor mais utilizado no mundo, primeira escolha para a maioria dos procedimentos odontológicos na maioria dos pacientes, incluindo crianças, gestantes e idosos.
Concentrações disponíveis:
1:50000 (1 g:50000 ml) – Maior concentração, provoca isquemia intensa e pode gerar vasodilatação rebote, com perda de sangue após a cirurgia.
1:100000 (1 g:100000ml) – É a mais indicada.
1:200000 (1 g: 200000 ml) – Possui menor concentração de epinefrina.
·	Epinefrina 1:100000
1g de epinefrina em 100.000 ml de solução
1000 mg -------- 100000 ml
1 mg -------------- 100 ml
0,01 mg/ml ------ 0,018 mg/tubete (1,8 ml)
·	Dose máxima segura:
- Pacientes saudáveis: 0,2 mg por sessão (equivale a 11 tubetes de 1,8 ml à concentração de 1:100000
- Pacientes com doença cardíaca (ASA III ou ASA IV): 0,04 mg (equivale a 2 tubetes à concentração de 1:100000)
OBS.: Pode elevar a glicemia. Evitar em pacientes diabéticos descompensados.
NORADRENALINA-> Não apresenta nenhuma vantagem sobre a epinefrina e a maioria dos relatos de reações adversas a vasoconstritores ocorre com o uso de norepinefrina, como cefaleias intensas, elevação de pressão arterial, necrose e descamação tecidual. Em função disso, seu uso em Odontologia está sendo abolido.
LEVONORDEFRINA-> estimula diretamente receptores alfa (75%) e beta (25%). Possui menor atividade vasopressora e não apresenta nenhuma vantagem sobre a epinefrina.
·	 Dose máxima: 1 mg por consulta para qualquer paciente (11 tubetes)
·	Concentrações disponíveis:
1: 20000
1 g ------------ 20000 ml
1000 mg -------20000 ml
1 mg ----------- 20 ml
0,05 mg/ml ------------0,09 mg/tubete
FENILEFRINA-> É um alfa estimulador, com pequena atividade em receptores beta. Na concentração empregada, promove vasoconstrição prolongada. Os efeitos adversos, quando na sobredosagem, também são mais duradouros. Não apresenta vantagem sobre epinefrina.
·	 Dose máxima: 4 mg por consulta para pacientes saudáveis (5,5 tubetes) e de 1,6 mg para pacientes ASA III e ASA IV (2 tubetes) 
·	Concentrações disponíveis:
1: 2500
1 g ------------ 2500ml
1000 mg -------2500 ml
1 mg ----------- 2,5 ml
0,4 mg/ml ------------0,720 mg/tubete
FELIPRESSINA-> Por sua semelhança com a ocitocina, pode induzir contrações uterinas, sendo contra indicada para grávidas. Não possui efeitos sobre o miocárdio e influencia pouco a pressão arterial. Presente em soluções em que o sal anestésico é a Prilocaína.
·	Dose máxima: 0,27 UI por consulta para pacientes ASA III e ASA IV (5 tubetes). Em pacientes saudáveis, a dose máxima é maior.
·	Concentrações disponíveis:
0,03 UI/ml
0,054 UI/tubete 
-------------------------------------- ------------------------------------- -----------
OBS.: Importante conhecer as doses máximas dos sais anestésicos, realize a injeção somente após aspiração negativa e de forma lenta (1 ml/minuto), ou seja, aproximadamente 90 segundos para cada tubete.
Não há necessidade de utilizar mais que 3 tubetes de bupivacaína na prática; Em pacientes com ICC, insuficiências respiratórias ou sanguíneas, reduzir a dose de prilocaína para 2,5 mg/Kg; O fator limitante para a dose máxima é o sal anestésico, e não o vasoconstritor, exceto para epinefrina 1:50000 e fenilefrina 1:2500, cujo máximo total é de 5,5 tubetes.
·	Exemplo de cálculo da dose máxima e número de tubetes de solução de lidocaína 2%, por sessão, para adultos e crianças ASA I:
LIDOCAÍNA 2%
2 g do sal --------- 100 ml solução
2000 mg ----------- 100 ml
20 mg/ml Em 1 tubete há 1,8 ml 
Então: 20 mg x 1,8 = 36 mg de lidocaína em 1 tubete.
·	Dose máxima para criança de 20 Kg: 20 x 4,4 = 88 mg 
88÷36 = 2,4 tubetes
·	Dose máxima para adulto de 60 Kg: 60 x 4,4 = 264 mg
264÷36 = 7,3 tubetes
·	Dose máxima para adulto de 100 Kg: 100 x 4,4 = 440 mg (porém a dose máxima é 300 mg), então 300÷36 = 8,3 tubetes

Continue navegando