Buscar

A falacia

Prévia do material em texto

A falacia é uma linha de raciocínio que parece ser verdade, mas que se visto mais detalhadamente é falso. As falácias são formadas por raciocínio que parecem verdadeiros, mas que ao final levam ao erro. E existem diversos tipos de falácias, sendo elas: 
Falácia ad Hominem – esta falácia ira atacar a pessoa que lhe for contraria, por exemplo, A: Fulano não pode ser presidente, pois não tem boas proposta. B: você que é muito burro e não vê que é o melhor.
Argumento de ignorância – é uma falácia que ao invés de negar a proposição anterior, ela ataca seu oponente. A: Neymar joga bem. B: Neymar é gay. 
Ad populum – é um argumento que tem por força, criar uma empatia no seu opositor. A: você está demitido. B: por favor, tenho uma esposa e três filhos, vamos morrer de fome. 
Argumento de misericórdia: não pode ser provado que seja falso ou verdadeiro. A: eu vi um ET, mas não tirei foto. 
Ad verecundiam – é um apelativo á grande quantidade de pessoas. A: todo mundo vai, mãe, então eu também tenho que ir. 
Apelo á autoridade – falácia que recorre a uso de pessoa com maior respeito, por exemplo, famosos e autoridade máxima. A: Se Anitta falou é verdade.
Ad baculum – falácia que utiliza pessoas mais velhas como argumento. A: minha bisavo disse que manga com leite faz mal, então é verdade.
Composição – consiste em utilizar características de um único individuo em um todo. A: meu ex-namorado me traiu, logo todos os homens vão me trair. 
Divisão – ao contrario da composição, nesta argumentação ocorrerá uma unir uma característica do todo em um objeto. A: o Corinthians tem os melhores jogadores assim, se Bruno for pro time, também será o melhor jogador.

Continue navegando