Buscar

A esquizofrenia é uma psicopatologia de etiologia desconhecida

Prévia do material em texto

A esquizofrenia é uma psicopatologia de etiologia desconhecida. Ao passar dos anos, vários sinais e sintomas foram descritos na busca para definição de sua caracterização clínica , bem como, distingui - la das demais doenças mentais A pesar de ocorridas inúmeras tentativas nos anos recentes para identificação de teste e laboratório ou marcadores biológicos de utilidade clínica, visando à confirmação da
presença do transtorno, o diagnóstico ainda continua baseado em evidências clínicas ( NASC IME NTO e tal., 2017 ).
Sua característica marcante são os delírios, as alucinações, a fala 
desorganizada, e por vezes , comportamento de desorganizado ou mesmo catatônico, além dos sintomas negativos. A maioria apresenta os primeiros sinais do transtorno entre 15 e 35 a nos e embora a incidência seja baixa , a prevalência é alta devido à cronicidade . Esse transtorno danifica o funcionamento social, afetivo e produtivo do portador (D EA N; G IORL ANDO; BE RK , 2011 ) .
Portadores sintomáticos, por exemplo, precisam, na maior parte dos casos, da permanência constante em tratamento especializado. Esses, muitas vezes estão sujeitos a diversas formas de preconceito e têm que enfrentar o estigma associado ao transtorno mental. Dessa forma, os usuários da saúde mental com esquizofrenia podem ter oportunidades sociais e econômicas limitadas e apresentar qualidade de vida prejudicada ( GRIGOLAT TO et a l. , 20 14) . 
O conhecimento sobre a qualidade de vida d os usuários da saúde mental pode auxiliar na compreensão a respeito da transformação que esses transtornos provoca m globalmente na vida e no funciona mento da s pessoas acometidas, bem como sobre a influência da assistência à saúde sobre se u bem -estar geral . Em se tratando de doenças crônicas, como no caso dos transtornos mentais graves e persistentes, a qualidade de vida torna -se ainda mais importante, já que o tratamento não é curativo. Dessa forma, o tratamento de portadores de transtornos mentais graves considera não apenas a redução de sinto mas, mas enfatiza também a melhora no funciona mento social e no desempenho de papéis (G R IGOL AT TO et al., 2014). 
REFERÊNCIAS 
influência dos papéis socialismo qualidade de vida de portadores de esquizofrenia. Cadernos de Terapia Ocupacional da UF SCar,v. 22 , n. 1, p.195-203 2014. 
NASCIMENTO, M. L. A. et al . Vivências de
cuidadores d e portadores de esquizofrenia. Revista de Saúde Pública de Santa Catarina , v.10, n .2, p. 22-37, 2017

Continue navegando