Buscar

adimplemento substancial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Teoria do Adimplemento substancial 
Cristiane do Carmo P. de Almeida¹
 Direito IV
Resumo 
O presente artigo tem o intuito de tratar sobre o adimplemento susbtâncial, trazendo seu conceito, comparativo entre adimplemento e inadimplemento, mostrando suas formas de atuação e como é visto diante o código civil e se necessário a visão de alguns dos demais códigos do ordenamento juridico, com um breve comp rativo doutrinario, na ideia de esclarecer dúvidas e sanar ¨mistérios¨do adimplemento substâncial.
Abstract
 The purpose of this article is to deal with susbtantial compliance, bringing its concept, comparative between default and default, showing its forms of action and how it is seen before the civil code and if necessary the vision of some of the other codes of legal order, with a brief doctrinal component, in the idea of ​​clarifying doubts and healing "mysteries" of substantive compliance.
Palavras chave: adimplemento – inadimplemento – direito civil
Introdução
O adimplemento substancial vem sendo material de estudo da doutrina brasileira. È uma realidade que, o Código Civil de 2002, atravez de um sistema aberto, positivou os princípios da função social do contrato e da boa-fé objetiva, a ideia se tornou tão notoria que atendeu o gosto dos julgadores. O adimplemento é um resumo daquela frase ¨divida paga¨, o adimplemento é uma nova teoria, onde os expecialistas, tem dedicado grande tempo de estudo, ele é como um contra posto do inadimplemento, tendo ambos uma sesão no código civil, o adimplemento é uma ideia de facilitação da resolução dos contratados ja cumpridos ou semi cumpridos, dando uma ¨vantagem¨ para os devedores em frente ao negócio jurídico.
Teoria do adimplemento susbtancial conceito 
O adimplemento é o cumprimento da obrigação que, tem por consequência, sua extinção. Adimplemento substancial é uma definição que deve ser levadA em conta. Maioria das pessoas ficam assustadas quando atrasa uma determinada prestação e está sujeita à tomada do bem ou, no caso de serviço, perder, por exemplo, a cobertura do seguro, ou seja teoria que defende o adimplemento substancial informa que se você pagou uma parte considerável das suas obrigações, e teve problemas para quitar as últimas, não estará sujeito a uma ação de retomada do bem ou à recusa da prestação de serviço. Mas, ainda assim terá que pagar o que deve (as prestações restantes). O procedimento para a cobrança será uma ação judicial convencional.
Formas de atuação do adimplemento
Baseada nos princípios da boa-fé objetiva, da função social do contrato, da vedação ao abuso de direito e ao enriquecimento sem causa, a teoria do adimplemento substancial comprova que não se deve considerar resolvida a obrigação quando o devedor tiver pago uma boa parte da divida ou não atingido plenamente o fim proposto, aproxima-se consideravelmente do seu resultado final.
O adimplemento substancial em sendo aplicado, com frequência, nos contratos de seguro, e não permite a resolução do vínculo contratual se houver o cumprimento significativo da obrigação assumida. Conforme as peculiaridades do caso, a teoria do adimplemento substancial atua como um instrumento de equidade diante da situação fático-jurídica, permitindo soluções razoáveis e sensatas.
Inadimplemento X adimplemento substancial
 O inadimplemento é o descumprimento da obrigação assumida, voluntaria ou involuntariamente, do estrito dever jurídico criado entre os que se comprometeram a dar, a fazer ou a se nega de fazer algo, ou o seu cumprimento parcial, de forma incompleta ou mal feita podendo a qualquer momento ser resolvida a obrigação caso ocorra um descumprimento mesmo de curto prazo, o adimplemento substancial tende a colidir com essa ideia, já que o mesmo vem apra dizer que se o devedor pagar ao credor uma boa parte da divida, o credor não pode dar como resolvida a obrigação caso ja tenha sido paga uma parte das prestações iniciais mesmo que tenha ocorrido algum problema e o pagamento das ultimas venha sendo feito em atraso ou gerando jurus.
Diante os códigos
O adimplememto susbtancial por si só não adentrou especificamente no codigo civil apenas se utilizam de determinados artigos como o 45 e 1.455 para defender a objetividade da teoria e a necessidade do uso.
Conclusão
O adimplemento susbtancial mesmo que seja ainda uma teoria ele deixa nitida a sua necessidade e eficiente, ainda crescentando que este pode ser motivo de uma evolução sobre os contratos, facilitando a vida do credor que é bastante sufocada pelo credor ,e as leis os favorecem o ato, esta nova teoria será como um pacificador deixando ambos protegiso e com suas vantagens intactas sobre a negociação.
Referecias:
https://jus.com.br/artigos/58615/a-teoria-do-adimplemento-substancial-substantial-performance-e-a-jurisprudencia-oscilante-do-superior-tribunal-de-justica
https://flaviotartuce.jusbrasil.com.br/artigos/180182132/a-teoria-do-adimplemento-substancial-na-doutrina-e-na-jurisprudencia
https://stj.jusbrasil.com.br/noticias/100054780/teoria-do-adimplemento-substancial-limita-o-exercicio-de-direitos-do-credor
http://www.cartaforense.com.br/conteudo/colunas/adimplemento-substancial-e-a-nova-orientacao-do-stj---e-o-poder-dos-bancos-prevaleceu/17550
https://herkertnapoleao.jusbrasil.com.br/artigos/160776837/a-teoria-do-adimplemento-substancial-e-sua-aplicabilidade-no-ordenamento-juridico-brasileiro

Outros materiais