Buscar

Continue navegando


Prévia do material em texto

Defina com suas palavras as características do TGS no que tange  modelo, feedback, caixa negra e homeostasia e cite exemplos.
O que é TGS?
A Teoria Geral de Sistemas surgiu com o trabalho de um biólogo austríaco (Ludwig von Bertalanffy) e foi publicado entre 1.950 e 1.968. A TGS não pretende solucionar problemas ou dar soluções práticas, mas sim produzir teorias e conceitos que possam criar condições de aplicação reais. Essa teoria concebeu o modelo de sistema aberto ou fechado. 
Modelo: Sistema aberto – Apresentam relações com o meio ambiente por meio de inúmeras entradas e saídas. Esses sistemas trocam matéria e energia regularmente, são adaptativos, devendo reajustar-se constantemente as condições do meio. Sistema fechado – Não apresenta intercambio com meio, são fechados a qualquer influência ambiental, portanto, não recebe influência ou influencia o meio. Partindo desse ponto de vista virgula não existe sistema completamente fechado de acordo com a origem exata do termo.
Feedback: Também chamado de retorno ou retroalimentação, é a reintrodução de informações geradas pelo próprio sistema como forma de avaliação do processo de transformação, ou seja, uma autoavaliação realizada pelo sistema e compreendida de tal forma a verificar a reentrada mais adequada.
Caixa Negra: Conhecida também como blackbox ou caixa preta, trata-se de um sistema fechado dentro de outro sistema, que protege informações e dados. Quanto menos contato com o ambiente externo, maior a chance de manter os dados a salvo.
Homeostasia: É a capacidade do sistema de se manter em equilíbrio constante.
Exemplos: Temos como principal exemplo de sistemas abertos viva às organizações, que não são isoladas, e devem manter relações internas e externas. Tal como quaisquer organismos vivos, às organizações têm funções principais, que mantém estreita relação entre si, mas que podem ser estudadas particularmente. No caso de sistema fechado, temos poucos exemplos, já que se trata de um tipo de sistema praticamente inexistente. Chamamos sistema fechado aquele sistemas que tem pouca relação com o meio, com apenas um pequena entrada de energia, por exemplo. O termo sistema fechado também é utilizado para sistemas estruturados, em que os elementos e as relações se combinam de maneira específica, produzindo uma saída invariável. O principal exemplo seriam os sistemas mecânicos.