Buscar

Atividade Diagnóstica 02 - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Diagnóstica 02 - Psicologia da Educação e da Aprendizagem
1)Skinner (1968) apresenta uma proposta pedagógica baseada em um método atualmente chamado de programação das condições de ensino (ou ensino programado, anteriormente). A programação de ensino dá ênfase aos processos comportamentais que produzem as condições apropriadas para processos de aprendizagem. Assim, a proposta da programação de ensino possui algumas descrições. Baseada nestas, analise as afirmativas a seguir assinalando com (V) para as que forem verdadeiras e (F), para as falsas.
(   ) Apresentar as informações aos alunos em pequenas etapas.
(   ) Exigir a participação ativa do aluno por meio de um sistema avaliativo pautado na reprodução da resposta.
(   ) Reforçar imediatamente após a resposta, por exemplo, como um feedback avaliando o acerto ou o erro do aluno.
(   ) Jamais permitir que o aluno tenha autonomia sobre a sua aprendizagem.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Alternativas:
a)V, V, V, V.
b)V, V, V, F.
c)V, V, F, F.
d)F, V, V, F.
e)F, V, F, V.
2)O último estágio descrito por Piaget inicia-se por volta dos 12 anos de idade e é chamado de período operacional formal. Em termos cognitivos, essa fase marca a entrada na idade adulta. A criança passa a ter domínio do raciocínio lógico e dedutivo, o que permite a experimentação mental
De acordo com este estágio, assinale a alternativa que se relaciona com um exemplo prático das cognições durante o período operacional formal do desenvolvimento:
Alternativas:
a)Uma pessoa diz: "cão que ladra não morde", diante disto, a criança sai à procura do cão.
b)Quando o professor apresenta dois objetos com a mesma massa, mas com formas diferentes, a criança diz que o objeto mais comprido é o maior.
c)A criança descobre que foi enganada por um coleguinha e diz "mentira tem perna curta!"
d)A criança repete frases decoradas como "o rato roeu a roupa do rei de Roma", mas não entende o sentido da frase.
e)A criança interage com o mundo por meio de reflexos neurológicos básicos, como sucção.
3)A mediação busca facilitar o modo pelo qual os indivíduos aprendem e cumprem o papel de interligar o sujeito à realidade. Vygotsky, em sua teoria, considera a mediação como primordial para o desenvolvimento. Para ele, quais são as formas de mediação? Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)Pensamento e linguagem.
b)Instrumentos e signos (símbolos). 
c)Nível de desenvolvimento real e proximal.
d)Relação linear e dialética.
e)Professor e escola.
4)"Carl Rogers (1902-1987) foi um psicólogo estadunidense que criou a abordagem centrada na pessoa ou abordagem humanista. A criação dessa abordagem se deu a partir da psicologia clínica e da recusa de Rogers em identificar a pessoa como paciente. Ele apontava para a importância da relação entre a pessoa em terapia e o terapeuta, que não deveriam ser hierarquizados, mas sim tratados como iguais". De acordo com a teoria de Rogers, assinale a alternativa correta.
FONTE: FREITAS, M.F.R.L.; PINTO, R.O.; FERRONATO, R.F. Psicologia da Educação e da Aprendizagem. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016, p. 94).
Alternativas:
a)Na educação, a abordagem humanista propõe um posicionamento crítico ao ensino tradicional e busca apontar caminhos para uma aprendizagem mais significativa para o aprendiz
b)O aluno deve ser visto como um sujeito passivo e os processos educativos devem se basear na natureza dinâmica da sociedade e objetivar o desenvolvimento de pessoas plenamente passivos.
c)O professor que trabalha com a abordagem humanista aplicada à educação deve ter uma atitude autoritária, em que ele ensina e os aluno apenas aprendem. 
d)A abordagem centrada na pessoa ou no aprendiz, quando aplicada nos contextos educacionais, aloca o professor no centro do processo de ensino-aprendizagem, já que cabe a ele a transferência dos conhecimentos.
e)As melhores qualidades do professor na abordagem centrada na pessoa são: fazer com que o aluno torne-se independente (autonomia) e interferir, sempre que possível e necessário, no processo de ensino-aprendizagem dos alunos.

Outros materiais