Buscar

Avaliando Direito empresarial


Continue navegando


Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201610480467)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Advogado - JUCEC/CETREDE - 2014. A inscrição do empresário far-se-á mediante requerimento que contenha determinados elementos. Marque a alternativa que indica, corretamente, alguns destes elementos:
	
	 
	seu nome, nacionalidade, domicílio e estado civil, sendo desnecessário o regime de bens, se casado
	
	o capital e o nome e nacionalidade de seus ascendentes
	
	a firma, com a respectiva assinatura autografa, e o contrato social
	
	a firma, com a respectiva assinatura, bem como o nome e nacionalidade de seus ascendentes.
	 
	o objeto e a sede da empresa
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201608573994)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Advogado OAB 2006 CESPE) Dispõe o art. 972 do Código Civil, que podem exercer a atividade de empresário os que estiverem em pleno gozo da capacidade civil e não forem legalmente impedidos. Assinale a opção correta, quanto à disciplina dos requisitos para o exercício da atividade empresarial.
	
	
	A atividade econômica de exploração de recursos minerais pode ser levada a efeito por empresas nacionais ou estrangeiras, desde que haja prévia autorização ou concessão da União.
	
	Ao servidor público federal é vedada a condição de acionista ou cotista de sociedade empresária.
	
	O menor, com dezesseis anos completos, somente poderá exercer atividade empresarial após a emancipação, sendo imprescindível a homologação desta por sentença.
	 
	Os atos praticados por empresário falido impedido de exercer atividade empresarial terão plena validade em relação a terceiros de boa-fé.
	
	NENHUMA DAS RESPOSTAS
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201610475844)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(TRT 3R - 2013 - TRT - 3ª Região (MG) - Juiz do Trabalho) Relativamente à empresa individual de responsabilidade limitada, disciplinada pela Lei nº 12.441, de 11 de julho de 2011, é incorreto afirmar:
	
	
	e) Poderá ser atribuída à empresa individual de responsabilidade limitada constituída para a prestação de serviços de qualquer natureza a remuneração decorrente da cessão de direitos patrimoniais de autor ou de imagem, nome, marca ou voz de que seja detentor o titular da pessoa jurídica, vinculados à atividade profissional.
	 
	a) A empresa individual de responsabilidade limitada será constituída por uma única pessoa titular da totalidade do capital social, devidamente integralizado, que não será inferior a 50 (cinquenta) vezes o maior salário-mínimo vigente no País.
	
	b) O nome empresarial deverá ser formado pela inclusão da expressão "EIRELI" após a firma ou a denominação social da empresa individual de responsabilidade limitada.
	
	d) A empresa individual de responsabilidade limitada também poderá resultar da concentração das quotas de outra modalidade societária num único sócio, independentemente das razões que motivaram tal concentração.
 
	
	c) A pessoa natural que constituir empresa individual de responsabilidade limitada somente poderá figurar em uma única empresa dessa modalidade.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201610365618)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	De acordo com o Código Civil, que trata da Teoria da Empresa - empresário, assinale, dentre as alternativas abaixo, a CORRETA:
	
	
	Começa a e existência legal das sociedades, na qualidade de pessoas jurídicas de direito privado, com as assinaturas  dos sócios no ato constitutivo da sociedade.
	 
	Considera-se nome empresarial  a firma ou a denominação adotada, de conformidade com as normas para o exercício de empresa. O nome empresarial não pode ser objeto de alienação, exceto no caso de trespasse.
	
	O empresário rural não pode  requerer inscrição no Registro Público de Empresas Mercantis.
	
	O empresário e a sociedade empresária vinculam-se ao Registro Civil das Pessoas Jurídicas.
	
	O sócio, admitido em sociedade já constituída, se exime das dívidas sociais anteriores à admissão.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201610348617)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Magistratura Rondônia - PUC/PR/2011) Dadas as assertivas abaixo, assinale a única CORRETA:
	
	
	Todas as sociedades no direito brasileiro possuem personalidade jurídica.
	
	O capital social das sociedades limitadas é dividido em ações, que podem ser ordinárias ou preferenciais, estas sem direito de voto.
	 
	Em caso de abuso da personalidade jurídica, caracterizado pelo desvio de finalidade ou pela confusão patrimonial, pode o juiz decidir, a requerimento da parte ou do Ministério Público (quando lhe couber intervir no processo), que os efeitos de certas e determinadas relações de obrigações sejam estendidos aos bens particulares dos administradores ou sócios de pessoas jurídicas. Uma decisão desta natureza implica na chamada ¿desconsideração da personalidade jurídica¿.
	
	Após totalmente integralizado o capital social em uma sociedade limitada, a regra é de que seus sócios respondem, de forma direta e pessoal, pelas obrigações da sociedade.
	
	O ato pelo qual o sócio se obriga a entregar para a sociedade bens ou direitos de sua propriedade, suscetíveis de apreciação econômica, para a formação do capital social, é chamado de integralização, enquanto que a subscrição de capital é a efetiva transferência, pelo sócio para a sociedade, do bem ou direito mencionado na integralização.
	
1a Questão (Ref.:201608574009)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Juiz TRF-1 2011 - CESPE) Com referência à transformação, incorporação, fusão e cisão das sociedades, assinale a opção correta.
	
	
	A fusão não depende do consentimento de todos os sócios, salvo se prevista na ata da assembleia, caso em que o dissidente poderá retirar-se da sociedade.
	
	A sociedade que houver de ser incorporada tomará conhecimento desse ato, e, se o aprovar, autorizará os administradores a praticar o necessário à incorporação, não podendo haver a subscrição de bens.
	
	Na cisão com extinção da companhia cindida, as sociedades que absorverem parcelas do patrimônio da referida companhia responderão subsidiariamente pelas obrigações da companhia extinta.
	
	A transformação determina a extinção das sociedades que se unem para formar sociedade nova, que a elas sucederá nos direitos e obrigações.
	 
	Nas sociedades anônimas, a assembleia geral possui competência privativa para deliberar sobre transformação, fusão, incorporação e cisão da companhia, sua dissolução e liquidação, eleger e destituir liquidantes assim como para julgar-lhes as contas.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201610490836)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Acerca do Liquidante, julgue os seguintes itens assinalando a alternativa incorreta:
	
	 
	Tão logo venha a assumr suas funções, cabe ao liquidante arquivar e publicar a ata da assembleia que deliberou sobre a liquidação
	
	O liquidante substitui a diretoria na gestão e na representação da sociedade em liquidação
	 
	O lliquidante pode, independente de autorização judicial ou da Assembleia, gravar bens e contrair empréstimos.
	
	O liquidante deve requerer a falência da companhia caso verifique que não há a possibilidade de pagar todos os credores
	
	O liquidante deve convocar a assembleia geral a cada 6 meses para prestação de contas.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201610363936)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O Código Civil, ao tratar do Direito Societários, apresentas as modalides de sociedades. Após a leitura das afirmativas abaixo, assinale a CORRETA:
	
	 
	A Sociedade Limitada é administrada por uma ou mais pessoas designadas no contrato social ou em ato separado. A administração atribuída no contrato a todos os sócios não se estende de pleno direito aos que psoteriormente adquiram essa qualidade.
	
	Pessoas físicas e pessoas jurídicas podem tomar parte na Sociedade em None Coletivo, respondendo todos os sócios, solidária e ilimitadamente, pelas obrigações sociais.
	
	Na Socieade Anônima,o capital social divide-se em ações, obrigando-se cada sócio ou acionista pelo preço de emissão das ações que subscrever ou adquirir, porém todos respondem solidariamente até a total integralização do capital social.
	
	As Sociedades em Comum e as Sociedades em Conta de Participação são consideradas personificadas.
	
	Na Sociedade em Comandita Simples tomam parte sócios de duas categorias: os comanditários, pessoas físicas, responsáveis solidária e ilimitadamente pelas obrigações sociais; e os comanditados, pessoas físicas e jurídicas, obrigados somente pelo valor de sua quota.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201608573993)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Juiz TRF 1 2011 CESPE - adaptada) No que concerne à teoria da empresa e ao direito do empresário, assinale a opção correta.
	
	
	Define-se empresa como qualquer organização cuja finalidade seja o exercício profissional de atividade econômica, incluindo-se trabalhos de natureza intelectual, científica, literária ou artística.
	 
	O empresário casado pode alienar os imóveis que integram o patrimônio da empresa ou gravá-los de ônus real, independentemente da outorga do cônjuge, qualquer que seja o regime de bens.
	
	As associações, diferentemente das sociedades, são embasadas exclusivamente no exercício profissional.
	
	A tripartição das atividades empresariais em industriais, comerciais e agrícolas amplia o conceito de empresa, e a falta de homogeneidade das diferentes atividades não impede a comparação entre elas.
	
	A pessoa legalmente impedida de exercer atividade própria de empresário pode regularizar a sua situação perante a junta comercial.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201610475853)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(UPENET - 2012 - JUCEPE - Assessor Jurídico)  Com referência ao nome empresarial, assinale a afirmativa INCORRETA.
	
	
	b) "Souza e Irmãos Ltda. EPP" refere-se a uma sociedade limitada que optou pela utilização de firma social e que goza do regime diferenciado e favorecido, dispensado às empresas de pequeno porte, sendo Souza sócio dessa sociedade.
	
	d) "Carlos S. da Silva" refere-se a um empresário individual
	 
	e) Companhia Nacional de Moagens" refere-se a uma sociedade limitada que adota as normas da sociedade anônima como lei.
	
	c) "Pedro da Silva Minerações S/A" refere-se a uma sociedade anônima que tem como objeto a atividade mineradora, sendo Pedro da Silva uma pessoa que concorreu para o sucesso da empresa.
	
	a) "Oliveira & Cia. C/A" refere-se a uma sociedade em comandita por ações que optou pela utilização de firma social, sendo Alves um sócio-diretor ou gerente da sociedade.