Buscar

AV2 Recuperação de Áreas Degradadas - CORRIGIDA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Recuperação de Áreas Degradadas
AV2
Resposta correta – cor verde
1)Na legislação brasileira relacionada à recuperação de áreas degradadas podemos citar o Decreto Federal 97.632 de 1989, exige dos empreendimentos minerários a apresentação do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) juntamente com os Estudo e Relatório de Impacto Ambiental.
Sobre a recuperação de áreas mineradas à luz da legislação ambiental, analise as afirmativas abaixo colocando verdadeiro (V) ou falso (F).
I. Seja qual for a situação, a legislação obriga as mineradoras a executar um Plano de Restauração ambiental, ou seja, ações para que a área volte a ter condições próximas à que existia anteriormente à degradação ambiental. (   )
II. As mineradoras devem obrigatoriamente elaborar um Plano de Recuperação simultânea à extração, embasada nas decisões expressas em documento previamente definido entre minerador e o proprietário do solo. (    )
III. A mineradoras podem propor uma Reabilitação orientada de acordo com plano prévio, previamente discutido, negociado e definido entre minerador, poder público, comunidade diretamente envolvida, e o proprietário do solo. (   )
IV. É recomendável que as mineradoras elaborem um plano de Recuperação simultânea à extração, ou seja, ações de recuperação que vão sendo incorporadas conforme as pretensões do proprietário vão se modificando. (   )
Agora assinale a alternativa que apresente a sequência correta:
Alternativas:
a)V; F; V; F.
b)V; V; F; F.
c)F; V; V; V.
d)F; F; V; F.
e)F; F; F; V.
2)O Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) permite a certificação de projetos de redução de emissões de carbono nos países em desenvolvimento (créditos de carbono) e a posterior venda das reduções certificadas de emissões para serem utilizadas pelos países desenvolvidos como modo suplementar para cumprirem suas metas de redução de carbono preconizadas na Conferência de Kyoto, em 1997. A Recuperação de Áreas Degradadas foi a única atividade florestal que recebeu até hoje créditos do mercado de carbono junto ao MDL. 
A recuperação de áreas degradadas pode gerar créditos de carbono em diversos momentos diferentes. Sobre estes, analise as assertivas:
I. Fornece biomassa e biocombustíveis renováveis.
II. Libera oxigênio por intermédio da fotólise das plantas.
III. Reduz emissões de carbono do solo ao interpor uma cobertura vegetal.
IV. Sequestra o carbono atmosférico durante a respiração das plantas.
Alternativas:
a)I e II.
b)I, II e III.
c)I e III.
d)II, III e IV.
e)III e IV.
3)Uma das formas de contribuir com a conservação e ampliação de manejo da biodiversidade é a implantação dos Corredores ecológicos, também chamados de Corredores de habitats.
Assinale a alternativa correta acerca dos Corredores ecológicos:
Alternativas:
a)Constituem-se de unidades de conservação, contíguas entre si, e de dimensões lineares.
b)Contribuem para reduzir o fluxo gênico, especialmente das espécies de grande porte.
c)Facilita a dispersão de espécies nativas e a recolonização de áreas degradadas.
d)São considerados como "ilhas de biodiversidade", pois abrigam uma alta riqueza de espécies.
e)São indicados para conservação da fauna apenas, visto a imobilidade das plantas.
4)"A importância do patrimônio natural é inquestionável, em função dos seus vários benefícios como a conservação da biodiversidade, a manutenção de características climáticas e a proteção aos recursos edáficos e hídricos, entre outros. As Áreas de Preservação Permanente e as Reservas Legais, previstas no Código Florestal brasileiro, representam dois instrumentos importantes para a conservação desse patrimônio natural. Essas áreas podem auxiliar substancialmente no fornecimento dos chamados serviços ambientais, mas a destruição, comprometimento ou incorreta delimitação dessas áreas têm causado preocupações e consequências graves. (...) O cenário atual tem gerado uma crescente preocupação por parte da sociedade e das entidades administrativas. Em conseqüência, as atividades de produção que causam alguma forma de degradação ambiental estão sofrendo sanções cada vez mais severas, não só no aspecto legal, mas também na própria preferência do público consumidor. O paradigma da produção de alimentos com sustentabilidade econômica, social e ambiental é o grande desafio da atualidade. Some-se a esse panorama a recente discussão mundial sobre o aquecimento global e a necessidade das empresas se adequarem às iniciativas de redução de emissão de carbono". 
Fonte: LERF/ESALQ/USP. Disponível em: http://lerf.eco.br/capa.asp?j=2. Acesso em 25 ago. 2018.
Diante deste contexto, surgem os programas de Adequação ambiental em propriedades rurais, que se configuram como um das possibilidades de trabalho de um gestor ambiental.
É correto afirmar que um programa de Adequação ambiental tem como foco principal:
Alternativas:
a)Substituir produção agrícola por cultivo de espécies madeireiras para usar como fonte renovável de combustível que gera créditos de carbono. 
b)Conciliar a recuperação ambiental de forma a cumprir a legislação ambiental, com benefícios ambientais e econômicos diretos aos proprietários.
c)O interesse do poder público, restabelecendo a reserva legal por intermédio de projetos de plantio de espécies madeireiras de crescimento rápido.
d)O interesse do proprietário, restabelecendo áreas de preservação permanente por meio do plantio de espécies comercializáveis de crescimento rápido.
e)Reabilitar as áreas de preservação permanente e as áreas produtivas das propriedade por meio de técnicas de nucleação de baixo custo.
5)"Após mais de dez anos de contenda e planejamento, o Brasil vai finalmente encerrar as atividades do lixão da Estrutural, em Brasília, o maior em atividade na América Latina e o segundo maior do mundo, atrás apenas do de Jacarta, na Indonésia. (...) Diariamente, mais de três mil toneladas de resíduos do Distrito Federal tinham como destinação final o lixão, a pior forma possível de descarte. Seis décadas desde que começou a ser usado, Estrutural acumula atualmente 40 milhões de toneladas de detritos. É tanta sujeira emaranhada num mesmo espaço que o ponto mais alto da montanha de entulho chega a 60 metros de altura." 
Fonte: BARBOSA, Vanessa, 2018. Disponível em: goo.gl/vR8eYg. Acesso em 25 ago. 2018.
Analise a frase abaixo, preenchendo corretamente as lacunas.
Para o planejamento da recuperação de áreas degradadas por disposição de Resíduos sólidos urbanos é necessário, inicialmente, avaliar as condições __________, e, a partir destes dados, selecionar as ações de ___________ para promover a estabilização do solo e reduzir ________________.
Agora, assinale a alternativa que apresente, respectivamente, os termos que preenchem as lacunas: 
Alternativas:
a)Da água e do solo; remediação; toxicidade e volume dos agentes contaminantes.
b)Da fauna e da flora; restauração; restauração; as enxurradas.
c)Da vegetação; reabilitação; toxicidade e volume dos agentes contaminantes.
d)Do solo e da água; remediação; os deslizamentos dos resíduos.
e)Edáficas; restauração; a erosão do solo.

Continue navegando