Buscar

CONTABILIDADE GERENCIAL

Prévia do material em texto

CONTABILIDADE GERENCIAL
METODO DE CUSTEIO VARIAVEL: Fundamenta-se na separação dos gastos em gastos variáveis e gastos fixos, sendo também conhecido como Método de Custeio Direto. Os gastos variáveis envolvem os custos variáveis mais as despesas variáveis e os gastos fixos envolvem os custos fixos mais as despesas fixas.  
 Para simplificar alguns autores utilizam os termos custos/despesas variáveis e os custos/despesas fixos, chamando-os apenas de custos e, outros autores, apenas de despesas. Isto poderá leva a pensar que somente existam custos variáveis e custos fixos ou despesas variáveis e despesas fixas.
METODO DE CUSTEIO POR ABSORÇÃO: Obedece as Leis da contabilidade convencional e a legislação fiscal. Desta forma, ele é válido para a apresentação de Demonstrações Contábeis (Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício e outras dependendo do tipo de sociedade) e para o pagamento de Impostos com o Imposto de Renda, o ICMS, o ISS e o IPI.
CUSTOS: Os CUSTOS representam o consumo de bens e serviços, empregados na produção de outros bens e serviços.
DESPESAS: As DESPESAS  é todo sacrifício e esforço da empresa na obtenção de Receita. São as Despesas pagas ou incorridas para vender produtos e administrar a empresa. Além disso, a lei abrange também as despesas líquidas para financiar suas operações. Os resultados líquidos das atividades acessórias da empresa são também considerados operacionais.
 
1. Despesas de Vendas.
2. Despesas Administrativas.
3. Resultado Financeiro Líquido.
A mão-de-obra direta compreende aos funcionários que atuam diretamente no produto, e cujo tempo gasto possa ser identificado, isto é apontado ao produto. Este apontamento é realizado através da quantidade de horas que foi efetivamente utilizada.
A mão-de-obra adquirida fica à disposição da empresa e é requisitada, como se fosse um material, para aplicação na produção. Aquela que foi adquirida, mas não requisitada para aplicação na produção é denominada  mão-de-obra ociosa  e deve ser classificada como custo indireto. O salário do operário que ficou em treinamento e afastado da produção também é classificado como custo indireto.

Continue navegando