Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO FISICA II 1À 5

Prévia do material em texto

AVALIANDO APRENDIZADO AULA 1 À 5 - FISICA II
1- A água passa por um estreitamento de um cano horizontal. Ao passar pelo estreitamento: 
R: a velocidade da água aumenta e a pressão diminui. 
2- Em uma prensa hidráulica o embolo menor tem área igual a a = 10,0 cm2 e o embolo maior A = 100,0 cm2. Se aplicarmos, no embolo menor, uma força f = 20,0 N, qual o módulo da força transmitida ao embolo maior?
R: 200 N
3- Um fluido incompressível de viscosidade desprezível é bombeado para cima com vazão constante em um cano vertical de seção reta uniforme. A diferença de pressão entre a saída e a entrada do cano:
R: é a mesma que seria observada se o fluido estivesse em repouso.
4- Uma plataforma retangular com massa de 90 toneladas deve ser apoiada por estacas com seção transversal quadrada de 10 cm por 10 cm. Sabendo que o terreno onde as estacas serão fincadas suporta uma pressão correspondente a 0,15 toneladas por cm2, determine o número mínimo de estacas necessárias para manter a edificação em equilíbrio na vertical.
R: 6
5- Um irrigador de jardim consiste em uma mangueira de 1,0 cm de diâmetro com uma extremidade fechada e 25 furos, com 0,050 cm de diâmetro, perto da extremidade fechada. Se a vazão da água na mangueira é 2,0 m/s, a velocidade da água que sai pelos furos é:
R: 32 m/s. 
6- O nitrogênio é muito utilizado nos laboratórios. Os microscópios eletrônicos necessitam de nitrogênio a baixa temperatura, geralmente essa temperatura fica na marca dos 77K. Um estudante de iniciação científica ficou com a tarefa de alimentar o microscópio eletrônico de varredura de seu laboratório sempre que esse fosse utilizado, porém, no recipiente contendo o nitrogênio a temperatura marcada estava em graus Celsius, o estudante deve utilizar o nitrogênio contido no recipiente que estiver marcando a temperatura de: 
R: -196°C
7- Uma mola ideal está pendurada verticalmente em um suporte fixo. Quando um objeto de massa m é pendurado na extremidade livre da mola, a mola sofre um alongamento y. Quando o objeto é levantado uma distância A << y, qual das afirmações a seguir, a respeito da energia potencial total do sistema, é verdadeira? 
R: A energia potencial do sistema aumenta e é igual à soma da energia potencial elástica da mola com a energia potencial gravitacional do objeto. 
8- O freio hidráulico e o macaco hidráulico se baseiam em um princípio da pressão dos fluidos, segundo o qual:
R: as variações de pressão são transmitidas igualmente a todos os pontos de um fluido. 
9- É correto afirmar que dois corpos:
R: de massas diferentes podem estar em equilíbrio térmico. 
10- Foi feita uma simulação para verificar a pressão hidrostática de um fluido, conforme mostrado na figura. O manômetro foi posicionado a uma profundidade de 2 cm e o líquido manométrico foi o traclorometano, que possui densidade igual a 1,59g/cm3. Com base nessas informações, podemos afirmar que o valor da pressão é aproximadamente igual à
Fonte : www.walter-fendt.de
Adote : 1 hPa = 1 Hectopascal = 100 Pa = 100 N/m2
g = 9,81 m/s2
R: 3,1hPa
11- O objeto A está preso a uma mola ideal A e está descrevendo um movimento harmônico simples. O objeto B está preso a uma mola ideal B e está descrevendo um movimento harmônico simples. O período e a amplitude do movimento do objeto B são duas vezes maiores que os valores correspondentes do movimento do objeto A. Qual é a relação entre as velocidades máximas dos dois objetos? 
R: As velocidades máximas de A e B são iguais.
12- Um fotógrafo deseja obter uma imagem de uma sistema massa-mola que oscila horizontalmente em MHS com amplitude 4mm, sem defasagem de fase e com pulsação 2p (frequência angular). Porém, esta imagem deve ser obtida quando o corpo se encontra a 2mm da posição de equilíbrio. Determine quanto tempo após iniciado o movimento a máquina deve ser acionada. 
R: 0,17s
13- O Sol, estrela mais próxima da Terra, nos presenteia com sua beleza e energia. É constituído, principalmente dos gases hidrogênio e hélio, os dois gases mais leves que temos. Recebemos dessa estrela entre outras radiações, , luz vermelha, luz azul, raios gama e raios X. Podemos afirmar que todas essas radiações têm em comum, no vácuo, a (s), o (s) : 
R: a velocidade de propagação 
14- Um dispositivo vibrador com frequência de 50 Hz em contato com a água produz ondas circulares atingem uma parede 100s após terem sido originadas no vibrador. Sabendo-se que o comprimento de onda apresentado foi de 20cm, determine a distância do objeto vibrador a parede. 
R: 1.000 m.
15- Dos tipos de ondas abaixo, qual é considerada tridimensional
R: Um raio de luz
16- Um detector de ondas senoidais em referencial Oxy encontra-se defeituoso, só permitindo a detecção de ondas com freqência igual a 2Hz. Considerando esta informação encontre o termo "A" da seguinte expressão y(x,t)=10sen[2px-At]. 
R: A=4pi. 
17- As ondas estacionárias numa corda vibrante resultam de fenômenos de;
R: reflexão e interferência. 
18- Quando duas ondas interferem, a onda resultante apresenta sempre pelo menos uma mudança em relação às ondas componentes. Tal mudança se verifica em relação à(ao): 
R: amplitude
19- Um dispositivo eletrônico esférico e de diâmetro igual a 2cm foi afixado na junção entre dois trilhos de alumínio de 2m de comprimento cada a temperatura de 25oC. A junção mantém os trilhos separados a 3cm. Determine qual a temperatura necessária para que a dilatação dos trilhos inicie o esmagamento do dispositivo eletrônico. aAl=22,0.10-6 oC-1. 
R: 139oC aproximadamente
20- Uma barra homogênea é aquecida de 100oC até 150oC. Sabendo-se que o comprimento inicial da barra é 5m e que o coeficiente de dilatação linear da barra vale 1,2x10-5 oC-1, podemos afirmar que a dilatação ocorrida, em m, é igual a:
R: 3x10-3
21- Quando há passagem de calor de um corpo A para um corpo B, pode-se afirmar que:
R: a temperatura de A é maior que a de B.
22- Até o final do século XVIII, ainda sob as asas da Revolução Industrial, muitos acreditavam que o calor era uma propriedade dos corpos, que a possuíam em uma quantidade finita. Atualmente, considera-se calor como uma forma de:
R: energia em trânsito
23- Calor é a energia que se transfere de um corpo para outro sob determinada condição. Para essa transferência de energia é necessário que entre os corpos exista 
R: Uma diferença de temperatura
24- Sabemos que a temperatura é um fator crítico para determinar o sucesso de uma ninhada. Devido a esse fato as chocadeiras ecológicas possuem um sistema onde a temperatura é controlada eletronicamente com alta precisão através de um circuito eletrônico, há ainda nessas chocadeiras um humidostato digital, sendo possível dessa forma, controlar tanto a temperatura como a umidade. Para um bom resultado, ovos de galinha devem ficar encubados por 21 dias a temperatura de aproximadamente 37ºC, houve um erro por parte de um funcionário e boa parte dos pintinhos nasceu prematuramente, isso porque a temperatura foi calibrada em 323 K, o que corresponde a temperatura de : 
R: 50 ºC
25- Energia térmica, obtida a partir da conversão de energia solar, pode ser armazenada em grandes recipientes isolados, contendo sais fundidos em altas temperaturas. Para isso, pode-se utilizar o sal nitrato de sódio (NaNO3), aumentando sua temperatura de 300 ºC para 550 ºC, fazendo-se assim uma reserva para períodos sem insolação. Essa energia armazenada poderá ser recuperada, com a temperatura do sal retornando a 300 ºC. Para armazenar a mesma quantidade de energia que seria obtida com a queima de 1L de gasolina, necessita-se de uma massa de NaNO3 igual a: 
Dados: 
Poder calorífico da gasolina: 3,6.107J/L 
Calor especifico do NaN03: 1,2.103 J/Kg ºC 
R: 120 kg
26- Ao término da aula de laboratório em uma universidade, um dos estudantes ficou com dúvidas com relação a alguns conceitos pertinentes ao estudo do calor, o aluno fez três afirmativas: 
I O calor específico de um material indica a quantidade de calor necessária para fazer com que a matéria mude sua fase. 
II. O calorlatente ocorre quando existe variação de temperatura no processo de aquecimento ou resfriamento de uma substância. 
III. há situações em que o fluxo de calor não provoca variação de temperatura, isso ocorre sempre que uma característica física da substância se altera, temos nessa fase o calor latente. 
Podemos dizer que : 
R: A afirmativa III é a única correta
27- Dois corpos em equilíbrio térmico possuem o(a) mesmo(a): 
R: temperatura
28- Enem2013)Aquecedores solares em residências tem o objetivo de elevar a temperatura da água até 70ºC. No entanto, a temperatura ideal da água para um banho é de 30ºC. Por isso, deve-se misturar a água aquecida com a água á temperaturaambiente de um outro reservatório,que se encontra a 25ºC. Qual a razão entre a massa de água quente e a massa de água fria na mistura para um banho à temperatura ideal
R: 0,125
29- Uma liga metálica tem, no estado sólido, calor específico igual a 0,2 cal/g. °C e a sua temperatura de fusão é de 180°C. Ao fornecermos 10.600cal a 300 g dessa liga a 20°C, verificamos que conseguimos fundir 200g da mesma. O calor latente de fusão dessa liga vale:
R: 5 cal/g
30- Um sistema A não está em equilíbrio térmico com um sistema B, e este não está em equilíbrio térmico com um outro, C. Quanto às temperaturas TA, TB e TC dos sistemas A, B e C, podemos concluir que: 
R: TA e TB diferentes e TB e TC diferentes

Continue navegando