Buscar

Avaliação II

Prévia do material em texto

1.
	A mudança de pensamento político ocorrida na modernidade teve influência de diversos aspectos históricos. Estes aspectos históricos interferiram diretamente nas questões epistemológicas e científicas que facilitaram estas mudanças. Acerca destes aspectos históricos, analise as afirmativas a seguir:
I- Ao longo da modernidade, o feudalismo decaiu como modelo econômico, enquanto que a classe burguesa ampliou seus domínios socioeconômicos.
II- As atividades artesanais cresceram neste período, e o comércio com o Oriente se ampliou, o que favoreceu as grandes navegações.
III- As famílias aristocráticas perderam muitas fortunas e muitas terras foram relegadas ao abandono, em virtude das cruzadas.
IV- O feudalismo se consolidou como modelo econômico, pelo domínio da exploração da mineração e do desenvolvimento industrial. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 c)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	2.
	O sentido inicial do termo ética está ligado ao termo reflexão e questionamento sobre a realidade em que estamos inseridos. A ética nos tempos atuais ou ética contemporânea tem essa característica básica de questionar todas as dimensões da sociedade. Os problemas atuais presentes e comprometedores da civilização em que vivemos sugerem a necessidade de questionamento da forma de ser e estar do ser humano no mundo. Esta é a maneira de pensar da perspectiva ética contemporânea. Partindo deste pressuposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Crítica à razão.
II- O fim da história.
III- O fim da política.
IV- Efemeridade e liquidez.
(     ) A decepção com relação às promessas modernas em torno de ideais societários que garantissem aos seres humanos a felicidade, a segurança, o progresso e o bem-estar.
(    ) A racionalização do mundo modificou-se em razão instrumental, diferente da razão, que se destacou com os gregos por estabelecer uma relação objetiva com o mundo.
(    ) Foi reduzida apenas a um meio de se garantir as satisfações biológicas dos corpos que compõem o povo, a nação.
(    ) Tudo transcorre num fluxo contínuo e ininterrupto, efêmero e líquido, que escapa às possibilidades da experiência humana com o mundo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - III - IV.
	 b)
	III - IV - II - I.
	 c)
	I - II - III - IV.
	 d)
	I - IV - III - II.
	3.
	No início da Idade Média, o Império Romano oficializou o cristianismo como religião oficial do império e, durante toda a Idade Média, a cultura do cristianismo dominou os povos ocidentais europeus. O cristianismo influenciou o pensamento político medieval e continua influenciando até hoje. Acerca do pensamento político cristão, analise as afirmativas a seguir:
I- Os governantes devem seguir as leis divinas para governar, pois é esta que deve conduzir o povo.
II- As virtudes cristãs devem ser cultivadas pelos governantes, tais como fé, esperança, lucro e desenvolvimento econômico.
III- A hierarquia política se justifica na ideia de uma ordem social eclesiástica, baseada na ideia de Direito Natural.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 d)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	4.
	O pensamento político teve uma grande participação da ética cristã em seu desenvolvimento. Alinhado com a influência da Igreja na política, o cristianismo introduziu diversas noções neste pensamento, como, por exemplo, a noção de dever. Acerca da inserção deste conceito, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A ideia de dever é inserida no pensamento político porque a vontade é guiada pelo pecado e só pode ser contida com auxílio divino.
(    ) A vontade livre, ou livre-arbítrio, é o primeiro impulso da liberdade humana, voltada naturalmente para a realização do bem.
(    ) O perdão divino é garantido aos humanos com a possibilidade do livre-arbítrio, pois sua inclinação natural para fazer o bem o exime dos pecados.
(    ) A ideia de dever surge quando a vontade livre do ser humano é direcionada pela ação divina para a vida ética, pois ele por si não apresenta capacidade para realizar o bem.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	5.
	Quando utilizarmos o termo política no cotidiano, estamos nos referindo à administração de aspectos de nossa vida particular e coletiva. Entretanto, a dimensão política da sociedade envolve, além de aspectos mais individualizados da pessoa, questões mais amplas de Estado e de Governo. Sobre as características do conceito de política, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A democracia apresenta eleições regulares, no entanto, estas são sempre indiretas, com votos apenas de representantes.
	 b)
	Na democracia, o poder é exercido por um pequeno grupo de forma direta ou por meio de seus representantes, ou seja, o povo não participa.
	 c)
	O governo é composto por programas e projetos que são propostos pela sociedade, enquanto que o Estado é formado pelas instituições que permitem as ações dos governos.
	 d)
	Os ideólogos da democracia concordam com o governo do povo, desde que os interesses individuais dos governantes sejam mantidos.
	6.
	A partir do reencontro com as obras de filósofos importantes, como Aristóteles, por exemplo, ocorreu uma espécie de renascimento cultural na Baixa Idade Média. Este movimento fundamentou o surgimento da Escolástica, e influenciou autores importantes como São Tomás de Aquino. Sobre este contexto, analise as afirmativas a seguir:
I- Para São Tomás de Aquino, fé e razão são inconciliáveis. As muitas contradições que ocorrem entre estes dois elementos os afastam e diferenciam.
II- A filosofia compreendida por São Tomás de Aquino se orienta em direção a Deus, baseada no exercício da razão humana e de sua fé.
III- No pensamento tomista, entende-se que o ser humano não possui capacidade para escolhas, sendo sua consciência moral determinada pelo divino.
IV- Para o pensamento tomista, é a ética que permite ao ser humano tomar decisões e realizar escolhas com discernimento.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	7.
	O autor Maslow desenvolve uma teoria sobre as dimensões das necessidades individuais e sociais que envolvem segurança, autorrealização, autoestima, afetividade, necessidades biológicas. O autor criou uma pirâmide que indica a hierarquia das necessidades humanas. Dentre as necessidades indicadas nesta pirâmide, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a necessidade mais básica, ou seja, a mais importante e que é a base da pirâmide:
	 a)
	Respeito, aceitação e interação social.
	 b)
	Alimentação, moradia, conforto físico e lazer.
	 c)
	Trabalho criativo, autonomia, lucratividade.
	 d)
	Segurança no trabalho, estabilidade e remuneração.
	8.
	Novas formas de comunicação foram estabelecidas a partir da contemporaneidade, baseando-se no entendimento de um ser concreto, real e histórico. Estas novas formas resultam na construção da consciência moral. Sobre estas considerações, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As definições de conduta ocorrem a partir de consensos estabelecidos pelos homens por meio do diálogo.
(    ) A ética na contemporaneidade se define a partir da coletividade, no pensamento do bem comum, nas virtudes sociais.
(    ) O dever ético baseia-senas responsabilidades individuais e coletivas, embora muitas vezes o individual se sobressaia nos dias de hoje. 
(    ) As instituições históricas, como família, sociedade civil e Estado, garantem a realização da ética individual.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	9.
	Os objetivos coletivos de um indivíduo sobrepõem os objetivos pessoais quando temos uma situação que envolve o altruísmo do sujeito, o mesmo que alteridade. Nesta condição, o interesse alheio é colocado acima do próprio interesse do sujeito. Sobre o altruísmo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(   ) O altruísmo é uma das máximas do cristianismo e significa seguir a Deus acima de todas as coisas.
(   ) O altruísmo diz respeito ao sacrifício, à necessidade de sacrificar seus interesses em prol de interesses de outros.
(   ) O altruísmo está restrito às instituições de caridade e grupos com objetivos de solidariedade apenas, e não para ações cotidianas.
(   ) A solidariedade está de acordo com os princípios do altruísmo, pois está na esfera das ações que se voltam ao bem-estar dos outros e não do universo individualista.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - V - F - V.
	 *
	Observação: A questão número foi Cancelada.
	10.
	Os valores éticos são constituídos na sociedade como um todo, respaldados na coletividade e, como tal, a liberdade individual está relacionada e vinculada a estes valores coletivos. Esta liberdade se realiza de forma concreta nas instituições históricas e sociais como a família, a sociedade civil e o Estado. Baseado nisso, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Família.
II- Sociedade civil.
III- Estado.
(    ) Instituição que regula o relacionamento íntimo, geralmente restrito à esfera do lar, baseando-se nas doutrinas éticas destes relacionamentos.
(    ) É o espaço social em que é discutida e ampliada a discussão ética sobre os problemas que o mundo enfrenta.
(    ) Deve garantir a propriedade privada através de leis ou pelo uso da violência, no caso da existência do exército e da polícia.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - III.
	 b)
	I - III - II.
	 c)
	II - I - III.
	 d)
	III - I - II.

Continue navegando