Buscar

AV1 etica 2014

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Cód.: 174437)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Acerca das responsabilidades e deveres relacionados ao sigilo profissional, são hipóteses em que o profissional de enfermagem não precisa manter segredo sobre fato sigiloso de que tenha conhecimento em razão de sua atividade profissional, EXCETO:
		
	
	d) com o consentimento escrito da pessoa envolvida.
	 
	e) nenhuma das alternativas acima
	 
	a) quando o fato seja de conhecimento público;
	
	c) Por ordem judicial;
	
	b) casos previstos em lei;
	
	
	 2a Questão (Cód.: 174605)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O profissional de enfermagem pode recusar-se a executar prescrição medicamentosa e terapêutica, nas seguintes situações, EXCETO:
		
	
	b) Quando não conste o número de registro do profissional do responsável;
	
	c) No caso de identificação de erro ou ilegibilidade;
	 
	d) Por não concordar com o tratamento prescrito
	
	a) Quando não conste a assinatura do responsável;
	 
	e) Em casos de extrema urgência
	
	
	 3a Questão (Cód.: 174608)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	De acordo com o Artigo 121 do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, ¿as infrações serão consideradas leves, graves ou gravíssimas, segundo a natureza do ato e a circunstância de cada caso¿. Com base neste artigo, são consideradas infrações graves as que provoquem
		
	
	b) Deformidade permanente
	 
	d) Perda ou inutilização de membro.
	
	e) Dano moral
	
	a) Morte.
	 
	c) Periclitação.
	
	
	 4a Questão (Cód.: 174423)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Um paciente, vítima de acidente automobilístico, com suspeita de trauma raquimedular, foi admitido na unidade de emergência com colete cervical. Foi atendido pela equipe médica e de enfermagem. O médico deixou prescrito para manter o colete cervical. Durante o plantão noturno, o paciente solicitou para que o técnico de enfermagem retirasse o colete, pois estava causando muito incômodo e por isso não conseguia dormir. O técnico de enfermagem, experiente na unidade de emergência, retirou o colete cervical do paciente, já que era seu parente. No dia seguinte, o enfermeiro e o médico verificaram que o profissional havia retirado o colete cervical e isso causou uma lesão medular provocada por uma fratura em vértebra cervical. Analisando os fatos e, de acordo com código de ética, o técnico de enfermagem
		
	
	d) Infração Disciplinar
	
	b) Imperícia.
	 
	a) Imprudência.
	 
	c) Negligência.
	
	e) Um erro considerado habitual em situações de emergência
	
	
	 5a Questão (Cód.: 115399)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A Certidão de Responsabilidade técnica (CRT) devera ser entregue ao COREN, informando quem é o responsável pela gestão do serviço de Enfermagem. As instituições publicas e Filantrópicas podem requerer do COREN:
		
	 
	isenção da taxa de emissão da CRT que deve ser paga ao COREN.
	 
	isenção da CRT, por ter caráter publico sem fins lucrativos.
	
	inclusão de suas instituições no registro da CRT de seu município uma vez que estão sobe a supervisão e controle da Secretaria Municipal de Saúde.
	
	isenção da entrega da CRT pro serem publicas ou filantrópicas estando isentas de apresentar esse documento.
	
	
	 6a Questão (Cód.: 113740)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, consta das relações com as organizações empregadoras, que é direito do profissional, EXCETO:
		
	
	desenvolver suas atividades profissionais em condições de trabalho, que promovam a própria segurança e a da pessoa, família e coletividade sob seus cuidados.
	
	suspender suas atividades, individual ou coletivamente, quando a instituição pública ou privada para a qual trabalha não oferecer condições dignas para o exercício profissional.
	
	registrar no prontuário informações referentes ao processo de cuidar de pessoas.
	
	dispor de material e equipamentos de proteção individual e coletiva, segundo as normas vigentes.
	 
	receber vantagens de instituições e empresas, além do que lhe é devido, como forma de garantir a assistência de enfermagem diferenciada.
	
	
	 7a Questão (Cód.: 113776)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A enfermagem como profissão é organizada e estruturada por códigos e leis aceitos e aprovados pela comunidade profissional, devendo ser conhecidos por todos os profissionais da área. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes. I . Considere a seguinte situação hipotética: Durante seu período de trabalho, o enfermeiro Raimundo presenciou outro colega de profissão privar, deliberadamente, de cuidados higiênicos, um paciente que permaneceu durante horas sujo de urina e fezes, por considerar que se tratava de um paciente terminal. Nessa situação, ao denunciar o colega ao Conselho Regional de Enfermagem (COREn), o enfermeiro Raimundo agirá em conformidade com o código de ética dos profissionais de enfermagem, o qual preceitua que é proibido ao enfermeiro praticar maus tratos, cooperar para que aconteçam ou com eles ser conivente. II - A capacidade legal para exercer a profissão é conferida ao enfermeiro somente após ter seu título registrado no COREn da respectiva região. III - O enfermeiro lida com vidas humanas e, nesse sentido, é obrigado a atuar obedecendo os preceitos dos Códigos Civil, Penal e de Ética Profissional. Quando pratica atos lesivos contra a vida, a exemplo da eutanásia, deve responder pela infração. IV - Um profissional de enfermagem que aplica uma medicação em dose errada a um paciente causa danos à saúde ligados a lesão corporal tipificada como infração ética leve, independentemente do tipo de conseqüência acarretada.
		
	
	Somente as alternatinas I e II são verdadeiras
	
	Somente a alternativa I é verdadeira
	
	Somente as alternativas III e IV são verdadeiras
	
	Somente a alternativa III é verdadeira
	 
	As alternativas I, II e III são verdadeiras
	
	
	 8a Questão (Cód.: 121840)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem dispõe sobre direitos, deveres, responsabilidades, proibições e infrações, entre outros assuntos. Baseando-se no Código, analise as afirmativas a seguir. I - É proibida a recusa da execução de atividades que não sejam de sua competência legal. II - Não são permitidas as participações em movimentos reivindicatórios por melhores condições de assistência, trabalho e remuneração. III - É permitido suspender as atividades, individual ou coletivamente, quando a instituição pública ou privada não oferecer condições mínimas para o exercício profissional, ressalvados os casos de urgência e emergência. IV - É dever prestar à clientela uma assistência livre de riscos decorrentes de imperícia, negligência e imprudência. Estão corretas as afirmativas:
		
	
	I e II, apenas;
	
	I e III, apenas.
	
	II e IV, apenas;
	 
	III e IV, apenas;
	 
	I e IV, apenas;
	
	
	 9a Questão (Cód.: 113738)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A enfermagem é uma profissão estruturada em conhecimentos científicos e técnicos que se constroem por meio de práticas sociais, éticas e políticas. O comportamento do profissional deve basear-se na ética, no compromisso social e profissional, no respeito, na responsabilidade, na atualização e na competência profissional. Para tanto, os enfermeiros devem conhecer e seguir os códigos de ética profissional e de deontologia, assim como a lei doexercíc io profissional. Acerca desse tema, analise as proposições abaixo. I O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem considera, prioritariamente, a necessidade e o direito de assistência de enfermagem à população,os interesses do profissional e de sua organização. II A Lei nº 7.498/86, que dispõe acerca da regulamentação do exercício profissional da enfermagem, abrange normas e princípios, direitos e deveres pertinentes à conduta do profissional.III A elaboração do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem teve como referências a Declaração Universal dos Direitos do homem, o Código de Deontologia de Enfermagem e as normas internacionais e nacionais sobre pesquisa em seres humanos. IV Os profissionais de saúde que lidam com a vida humana são obrigados a exercer atividades que se coadunem com os preceitos dos Códigos Civil e Penal. Estão corretas
		
	
	II e IV, apenas
	
	I e II, apenas.
	
	I e III, apenas
	 
	I , III e IV, apenas.
	
	II e III, apenas
	
	
	 10a Questão (Cód.: 114368)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986 dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem. De acordo com esta lei assinale a alternativa correta. I. É livre o exercício da Enfermagem em todo o território nacional, observadas as disposições desta Lei, regendo o exercício da profissão do enfermeiro, sem incluir as categorias de nível auxiliar e técnico. II. A Enfermagem é exercida privativamente pelo Enfermeiro, pelo Técnico de Enfermagem, pelo Auxiliar de Enfermagem e pela Parteira, respeitados os respectivos graus de habilitação. III. É privativo do Enfermeiro as atividades de consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de Enfermagem; consulta de Enfermagem; prescrição da assistência de enfermagem. IV. O Técnico de Enfermagem exerce atividade de nível médio, prestando privativamente cuidados diretos de Enfermagem a pacientes graves com risco de vida e cuidados de Enfermagem de maior complexidade técnica.
		
	
	Apenas I e III estão corretas.
	
	Apenas I está correta.
	
	Apenas a II está correta.
	 
	Apenas II e III estão corretas.
	
	Apenas I e IV estão corretas.

Outros materiais