Buscar

Prévia do material em texto

BALANÇO PATRIMONIAL – UM RESUMO
	ATIVO (Aplicações) – DÉBITO
	PASSIVO (Origens) – CRÉDITO
	CIRCULANTE
	CIRCULANTE
	Compreende contas que estão constantemente em giro, em movimento. Sua conversão em dinheiro ocorrerá no máximo até o próximo exercício social.
	Compreende obrigações exigíveis que serão liquidadas no próximo exercício social: nos próximos 365 dias após o levantamento do balanço. Capital de 3º.
	NÃO CIRCULANTE
	NÃO CIRCULANTE
	Compreende todas as contas do Ativo que não tenham seus recebimentos marcados até o próximo exercício social ou que não estão a venda.
	Relacionam-se nessa conta obrigações exigíveis que serão liquidadas com prazo superior a um ano - divididas a longo prazo. Capital de 3º.
	REALIZÁVEL A LONGO PRAZO
	
	Incluem-se nessa conta bens e direitos que se transformarão em dinheiro após o exercício seguinte.
	
	INVESTIMENTO2
	PATRIMÔNIO LÍQUIDO
	São as aplicações de caráter permanente que geram rendimentos não necessários à manutenção da atividade principal da empresa.
	São recursos dos proprietários aplicados na empresa. Os recursos significam o capital mais o seu rendimento - lucros e reservas. Se houver prejuízo, o total dos investimentos dos proprietários será reduzido. Capital Próprio.
	IMOBILIZADO2
	 
	Bens corpóreos de natureza permanente que serão utilizados para a manutenção da atividade básica da empresa e as decorrentes de operações que transfiram à empresa os benefícios, riscos e controle desses bens.
	
	INTANGÍVEL2
	
	São direitos que tenham por objetos bens incorpóreos, isto é, que não podem tocar, destinados à manutenção da empresa ou exercidos com essa finalidade.
	
Fonte: MARION (2009, p.78)
2) Com a edição da Lei nº 11.941, de 2009, art. 37, que alterou o disposto no art. 178, § 1º, da Lei nº 6.404, de 1976, o subgrupo do ativo permanente foi inserido no grupo do ativo não circulante, sendo substituído pelos subgrupos de investimentos, imobilizado e intangível;

Mais conteúdos dessa disciplina