Buscar

determinação de acidez no vinagre

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO
UNAERP
TÉCNICO EM QUÍMICA
Caíque Roberti - 205259
Fernanda Rosifini – 205172
Jonas Francisco de Sousa – 205303
Luis Guilherme Pagoti – 205278
DETERMINAÇÃO DA ACIDEZ DO VINAGRE.
Prof.ª Me.: Sarazete Izidia Vaz Pereira
Ribeirão Preto
2018
Sumário
31.	INTRODUÇÃO	�
2.	OBJETIVO	3
3.	MATERIAIS	4
4.	PROCEDIMENTO	4
5.	RESULTADOS E DISCUSSÕES	5
6.	CONCLUSÃO	6
7.	REFERÊNCIA	7
�
INTRODUÇÃO
O vinagre é um produto obtido a partir de duas fermentações, sendo a primeira, uma fermentação alcóolica seguida por uma fermentação acética. Na fermentação alcóolica ocorre a transformação de açúcar em álcool e posteriormente, na fermentação acética, ocorre a transformação desse álcool em ácido acético formando assim o Vinagre. Quando puro (e isento de água), o ácido acético congela à 16,7 ºC, tomando aspecto de gelo; por conta disso o nome ácido acético glacial, dado ao ácido acético puro. O ácido acético, de longe o mais importante de todos os ácidos carboxílicos, prepara-se por oxidação, pelo ar, de vários hidrocarbonetos ou do aldeído acético. O ácido acético é preparado-Por oxidação do álcool etílico: CH3 – CH2OH + O2 -> CH3 – COOH + H2O. Por fermentação com auxílio do Micoderma aceti – é o que se faz na obtenção do vinagre, que contém de 4% a 7% de ácido acético. A acidez do álcool é proveniente da oxidação do álcool etílico à ácido acético, ou mesmo por fermentação mal controlada onde pode ocorrer uma fermentação acética paralela pelo Micoderma aceti, que transforma a sacarose em ácido acético. O álcool etílico usado para diversos fins não pode apresentar por lei, acidez em ácido acético superior a 3 mg de ácido acético por 100ml de álcool, pois o mesmo seria muito corrosivo causando diversos inconvenientes.
A titulometria é uma técnica para se determinar a concentração de soluções por meio de reações químicas entre a solução de concentração desconhecida e a conhecida. Havendo a reação entre as soluções são determinados o numero de mols de soluto na solução padrão e utilizando o coeficiente de equação química balanceada determina-se o numero de mols do soluto na solução desconhecida
OBJETIVO
 Determinar a acidez do vinagre branco e tinto por meio de titulação com solução básica de hidróxido de sódio.
MATERIAIS:
Agitador magnético
Água destilada
Barra magnética
Bastão
Bureta Graduada 25ml
Erlenmeyer 50ml
Funil
Garra universal
Solução de Hidróxido de Sódio (NaOH) 0,179M
Pipeta automática 1ml
Pipeta graduada de 25ml
Proveta graduas
Suporte universal
Conta gotas
Fenolftaleína
PROCEDIMENTO
Inicia-se o procedimento realizando a montagem da bureta volumétrica de 25ml, já limpa e contendo a solução já padronizada de hidróxido de sódio 0,179M, no suporte universal. 
Então é preparada a solução de vinagre branco e vinagre tinto, utilizando pipeta automática, mediu-se 3ml de cada vinagre. Depositou-se 1ml de vinagre em 6 erlenmeyer de 50ml sendo três com vinagre branco e três com vinagre tinto, em cada erlenmeyer adicionou-se 15ml de água destilada e 3 gostas de fenolftaleína, agitou-se as misturas. 
Adicionou-se gota a gota da solução de hidróxido de sódio presentes na bureta ao Erlenmeyer e com ajuda do agitador magnético e barra magnética misturou-se constantemente ate a viragem do indicador ne neutralização. Repetiu-se o procedimento em um total de três vezes para cada tipo de vinagre. 
RESULTADOS E DISCUSSÕES
CH3COOH + NaOH CH3COONa + H2O		M.M CH3COOH = 60g/mol
Vinagre branco:
	TITULAÇÃO
	VOLUME DE NaOH GASTO (mL)
	1º
	8,1
	2º
	8,2
	3º
	8,0
	Média dos volumes:
	8,1
Descobrindo o teor ácido: 
NÁC = NNaOH
MÁC * VÁC = MNaOH * VNaOH MÁC = MNaOH * VNaOH / VÁC
MÁC = 0,179 * 8,1 / 1			 MÁC = 1,44 
M= n/V n= M / M.M
MÁC = m / M.M * V(L) m = MÁC * M.M * VÁC m = 1,44 * 60 * 0,001 m = 0,085
TEOR DO ÁCIDO = (m / massa da amostra) * 100
(0,085/1(g)) * 100 = 8,5%
Vinagre tinto:
	TITULAÇÃO
	VOLUME DE NaOH GASTO (mL)
	1º
	9,1
	2º
	9,2
	3º
	8,7
	Média dos volumes:
	9,0
Descobrindo o teor ácido: 
NÁC = NNaOH
MÁC * VÁC = MNaOH * VNaOH MÁC = MNaOH * VNaOH / VÁC
MÁC = 0,179 * 9 / 1			 MÁC = 1,61 
M= n/V n= M / M.M
MÁC = m / M.M * V(L) m = MÁC * M.M * VÁC m = 1,61 * 60 * 0,001 m = 0,096
TEOR DO ÁCIDO = (m / massa da amostra) * 100
(0,096/1(g)) * 100 = 9,6%
Neste estudo não devemos levar em conta o valor o teor ácido, visto que a base utilizada está fora dos parâmetros por erros de pesagem quando a solução da mesma foi preparada. Sendo assim a titulo de comparação: o teor de acidez do vinagre branco correto é de 4,49% e do vinagre tinto o correto é de 4,59% sendo respectivamente 4,01% e 5,01% abaixo do resultado deste estudo.
CONCLUSÃO
A partir de cálculos foi definido o teor ácido do vinagre, havendo incoerência com o teor real devido a solução básica não estar com a concentração correta entre outros possíveis erros e manuseio dos materiais. 
REFERÊNCIA
MELZER, Ehrick Eduardo Martins. Preparo de Soluções: Reações e Interações Químicas. São Paulo: Érica, 2014.
BACCAN, N.; et. Al. Química Analítica Quantitativa Elementar. São Paulo: Edgard Bücher; Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 1979.
RIZZON, L. A. Sistema de Produção de Vinagre: composição do vinagre. Dez. 2006. Disponível em: < https://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Vinagre/SistemaProducaoVinagre/composicao.htm > . Acessado em: 16 Set. 2018.
1

Continue navegando