A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
31 pág.
RELATORIO DE ESTAGIO TECNICO EM RADIOLOGIA MARA MONALISA MENEZES TEIXEIRA

Pré-visualização | Página 1 de 5

FACULDADE IEDUCARE-FIED
Curso: Técnico em Radiologia
Mara Monalisa Menezes Teixeira
RELATÓRIO DE ESTÁGIO 
 Orientador: Francisco Clenilton G Rodrigues
SOBRAL
2018
MARA MONALISA MENEZES TEIXEIRA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
 
 Trabalho apresentado a faculdade IEDUCARE-FIED, para obtenção de nota do relatório de estágio técnico em radiologia supervisionado, bem como na obtenção do titulo de Técnico em RADIOLOGIA Supervisor: Fco. Márcio Sousa Bento TECNICO EM RADIOLOGIA CRTR- 00182 
 SOBRAL
2018
AGRADECIMENTO
 À Deus que pela sua infinita misericórdia pois ao concluir o meu estagio que foi em agosto no mês seguinte engravidei do amor da minha vida, Ele permitiu que fosse apenas depois do estagio, louvo a Deus pela vida do meu filho pois nós da área sabemos da tamanha importância de um gravida não esta em uma unidade de raio X, agradeço minha mãe, meu esposo, minha sogra, meu sogro, meu irmão, minha cunhada, todos que sempre me incentivaram e acreditaram em mim, ao meu orientador Francisco Clenilton que durante esse tempo me repassou conhecimento e me ajudou em todo esse trabalho.
 Dedico: Aos meus familiares, especialmente ao meu esposo e meu filho, os que eu amo incondicionalmente. 
 “Escolha um trabalho que você ame e você não terá que trabalhar um dia em sua vida”
Confucio
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ...............................................................07
CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA..............................08
EXAMES RADIOLOGICOS............................................09
RAIO X............................................................................09
TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA..........................13
RESSONÂNCIA MAGNETICA.......................................14
ETICA PROFISSIONAL..................................................15
CONCLUSÃO.................................................................28
BIBLIOGRAFIA..............................................................29
ANEXO...........................................................................30
1-INTRODUÇAO
O trabalho reporta-se ao aprendizado e conhecimento adquirido durante a realização do estagio nesta importante etapa da vida acadêmica onde busca-se o conhecimento prático, vivenciado em um ambiente real, com norma, condutas e procedimentos para a realização de exames radiológicos com a finalidade de diagnostico onde foi aprendido incidências e técnicas radiológicas. No desenvolvimento desse relatório foram realizadas atividades de observação hospitalar, participação das rotinas diárias em um hospital.
 Ao longo do estagio observei que a radiologia é mais do que simplesmente produzir imagem para diagnostico, existe todo um contexto, para que a mesma seja feita, onde existem posicionamento do paciente, local especifico para o exame seja na mesa ou no book mural e ainda kv e Mas especifico para cada parte do corpo e localização do paciente.
 
		2-CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA
A Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) representada pelo CNPJ: 07.818.313/0001-09 localizada na rua, Antonio Crisostomo de Melo 919, Centro Sobral-Ceará CEP: 62010-550 Telefone: (88) 3112-0400 é referência regional e estadual, em atendimento de saúde de alta complexidade. Ao longo de mais de 90 anos, a entidade filantrópica, que iniciou com o hospital Santa Casa, criou mais duas unidades – Hospital do Coração e Hospital Dom Walfrido. As unidades hospitalares hoje atendem juntas cerca de 40 mil pacientes por mês e contribuem para formação de acadêmicos de áreas diversas, consolidando-se também como um hospital de ensino. 
O hospital tem se mantido de portas abertas para acolher especialmente os mais pobres e desfavorecidos da sociedade. Com seus 450 leitos, a instituição atende mais de 60 municípios da região e uma população de aproximadamente dois milhões de habitantes.
Durante seu dia-a-dia, o hospital tem por finalidade promover assistência, ensino, pesquisa e extensão, prestando serviços de saúde com qualidade, através de uma assistência humanizada e da formação de profissionais da área, visando à satisfação de seus colaboradores e usuários. Ser reconhecida como uma instituição de excelência em gestão e prestação de serviço de saúde, primando pela assistência, ensino e pesquisa é sua meta.
3-EXAMES RADIOLÓGICOS 
A radiologia está entre as áreas da medicina que mais avançam em tecnologia e modernidade. Atualmente existem diversas modalidades de diagnóstico por imagem, cada uma com suas especificidades, seus benefícios e suas desvantagens, existem vários tipos de diagnósticos por imagem, são eles, Radiografia convencional (Raio-x), Mamografia, Desintometria óssea, Tomografia Computadorizada, Ultrassonografia, Medicina Nuclear, Angiografia
3.1 RAIO X
Os raios X são radiações eletromagnéticas de alta frequência, produzidas a partir da colisão de feixes de elétrons com metais. Essa radiação não pode ser percebida pelo olho humano, pois está além da frequência máxima distinguida pela visão humana. É importante na Medicina porque possibilita gerar diagnósticos por meio de imagens.
 https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/fisica/o-que-sao-os-raios-x.htm
Ao realizar o estágio supervisionado na unidade da Santa Casa de Misericórdia em Sobral, na parte da emergência, observei uma grande responsabilidade e comprometimento dos técnicos de plantão, levando em conta de que não se trata de exames de rotina, pacientes que chegam sempre com grandes fraturas causadas por traumas de acidentes, por ser uma emergência não existem nos livros os respectivos posicionamentos para o qual o técnico deva proceder, percebi que ali o que conta de verdade é a experiência e o amor pelo que faz, o técnico em radiologia não consiste em apenas apertar um botão como se escuta por ai, para o técnico que ficava de plantão á noite, havia a responsabilidade da emergência, uti neonatal e uti, no estagio iniciei com observação de procedimento, seguido os dias parti para posicionamento de paciente, realização de exames nas Uti´s e revelação de exames, o aparelho utilizado no inicio da noite onde há mais movimento na emergência é o digital um excelente aparelho pois ao digitar a área a ser feita a radiografia o aparelho direciona automaticamente Kv Mas e Ma é excelente, ainda há possibilidade de movimentar a imagem como cortar por exemplo, clarear ou escurecer dependendo da necessidade, automaticamente já vai para o computador do médico de plantão, a tecnologia é cada dia mais importante e imprescindível nos modos de diagnostico por imagem , mas quando se aproxima das 22:00 HS o aparelho utilizado é o convencional levando em conta o movimento que é bem reduzido. 
Sempre existem aqueles casos que ficam guardados na memória, aquele parecia um dia comum se não fora o sangue que estava no inicio do prédio ao extenso corredor que chegava a sala de raio-x, aquele rapaz tinha sofrido um grave acidente de motocicleta, nesse caso contou a experiência do plantonista, teve que fazer manobras para realizar o exame, ele estava literalmente todo quebrado, varias fraturas pelo corpo, o exame foi realizado na mesa, sem condição de movimentar o paciente, teve que ser realizado muito rápido ainda que o paciente em estado grave necessitava de atendimento médico.
Outra noite aquele menino de 14 anos estava andando de bicicleta, quando sentiu uma dor no antebraço, ao ser levado para a unidade foi solicitado o exame de raio-x quando realizado o técnico por ter uma vasta experiência na área percebeu um problema ósseo, o interessante