Buscar

Apol 3 – Planejamento Programação e Controle da Produção e Gestão de Custos Logísticos


Continue navegando


Prévia do material em texto

Apol 3 – Planejamento, Programação e Controle da Produção / Gestão de Custos Logísticos
Questão 1/5 - Planejamento, Programação e Controle da Produção
Se por um lado baixos níveis de estoque podem levar a perdas de economia de escala e altos custos por causa da falta, por outro lado o excesso de estoques representa custos operacionais e de oportunidade de capital empatado. Dimensionar os parâmetros de estoque com base neste trade-off não é uma tarefa simples, tendo em vista as diversas incertezas e restrições do ambiente logístico. O trade-off implica um conflito de escolha e uma consequente relação de compromisso, porque a escolha de uma coisa em relação a outra, implica em não usufruir dos benefícios da situação não escolhida. Isso implica que o profissional responsável pela escolha seja conhecedor dos fatores negativos e positivos das duas situações.
De acordo com os seus conhecimentos, assinale dentre as alternativas abaixo o que significa a expressão trade-off.
I) É uma expressão em inglês que condiz ao programa de redução de custos operacionais das empresas.
II) É uma expressão em inglês que significa o ato de escolher uma situação em detrimento de outra, sendo muitas vezes é traduzida como “perde e ganha”.
III) É uma expressão em inglês e significa quais parâmetros de qualidade estão sendo trabalhados em determinado setor ou área.
IV) É uma expressão em inglês e significa o ato de escolher uma estratégia de expansão ou retenção perante o mercado.
	
	A
	Alternativa I
	
	B
	Alternativa II
	
	C
	Alternativa III
	
	D
	Alternativa IV
Questão 2/5 - Planejamento, Programação e Controle da Produção
O Sistema de Produção Puxada, que, segundo Costa Junior (2012), surgiu devido à necessidade de aumentar a eficiência da produção e de, sobretudo, diminuir ou eliminar as ineficiências, para que a empresa se torne cada vez mais competitiva. Costa Junior (ibid.) aponta estas ineficiências de produção. Elas ficaram conhecidas como “Sete Perdas”, que configuram sete tipos de desperdício.
I. Superprodução
II. Espera por processo 
III.Transporte 
IV. Processamento
Marque qual das afirmativas acima fazem parte das sete perdas.
	
	A
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
	
	B
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
	
	C
	Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
	
	D
	Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	E
	Todas as afirmativas citadas estão corretas.
Questão 3/5 - Planejamento, Programação e Controle da Produção
De acordo com o conteúdo trabalhado na disciplina analise as afirmativas abaixo e verifique quais apresentam as principais características de um indicador, Segundo Paranhos Filho (2012).
I. Objetividade: deve expressar o que se busca de forma direta e simples;
II. Clareza: deve ser facilmente entendido, sem que haja a necessidade de conhecimento especifico da pessoa que o irá utilizar;
III. Representatividade: deve demonstrar o que realmente se busca com o indicador ou expressar, através de amostra, o que se busca; 
IV. Unicidade: em situações que se apresentam semelhantes, devem também ser utilizados semelhantemente, não podendo haver duplicidade;
Marque a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	A
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
	
	B
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
	
	C
	Apenas as afirmativas I,II e III estão corretas.
	
	D
	Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
	
	E
	Todas as afirmativas estão corretas.
Questão 4/5 - Gestão de Custos Logísticos
Megliorini (2011), cita que a margem de contribuição é o resultado que resta do preço de venda de um produto ou serviço depois da dedução de seus custos e despesas variáveis e que a margem de contribuição pode ser compreendida como a contribuição dos produtos ou serviços para com o pagamento dos custos e despesas fixas.
A partir dos materiais disponibilizados para estudo, analise as alternativas abaixo, e na sequência assinale aquela que é utilizada como método para encontrarmos a margem de contribuição.
	
	A
	Preço de venda unitário.
	
	B
	Método de custeio variável.
	
	C
	Sistema PEPS
	
	D
	Sistema UEPS
	
	E
	Gastos variáveis
Questão 5/5 - Gestão de Custos Logísticos
O método de avaliação escolhido afetará o total do lucro a ser reportado para um determinado período contábil. Permanecendo inalterados outros fatores, quanto maior for o estoque final avaliado, maior será o lucro reportado, ou menor será o prejuízo. Quanto menor o estoque final, menor será o lucro reportado, ou maior será o prejuízo. Considerando que vários fatores podem fazer variar o preço de aquisição dos materiais entre duas ou mais compras (inflação, custo do transporte, procura de mercado, outro fornecedor, etc.), surge o problema de selecionar o método que se deve adotar para avaliar os estoques.
A partir dos materiais disponibilizados para estudo, analise as afirmativas abaixo, e na sequência assinale a alternativa que corresponde quais são os dois principais métodos de avaliação de estoques aceitos no Brasil, para efeitos de IR (Imposto de renda).  
I) PEPS e UEPS
II) UEPS e MPM
III) MPM e MPF
IV) RPM e PEPS
V) PEPS e MPM
	
	A
	Somente a afirmativa I está correta.
	
	B
	Somente a afirmativa II está correta.
	
	C
	Somente a afirmativa III está correta.
	
	D
	Somente a afirmativa IV está correta.
	
	E
	Somente a afirmativa V está correta.